Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gontijo, Cleyton Hércules | - |
dc.contributor.author | Souza, Aldileia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-09T22:08:05Z | - |
dc.date.available | 2023-01-09T22:08:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-22 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Aldileia da Silva. As tendências em educação matemática na formação do pedagogo professor: um estudo de caso. 2022. 170 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45472 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considera-se que os processos de ensino e aprendizagem se tornam mais
significativos à medida que os elementos presentes no cotidiano dos estudantes são
explorados para abordar os objetos do conhecimento presentes no currículo escolar.
Entre esses elementos, destacam-se os que constituem a identidade cultural dos
estudantes, pois, além de favorecer a compreensão e transformação da realidade na
qual estão imersos, possibilita a construção de sentimentos de pertencimento à escola
e de integração social. Uma abordagem no campo da educação matemática que
favorece essa perspectiva são as tendências em Educação Matemática que buscam
valorizar e usar os conhecimentos do grupo cultural do qual o estudante faz parte,
sem desconectá-lo do contexto social e científico mais amplo. Considera-se que os
processos de formação de professores que ensinam matemática devem abordar tais
tendências, a fim de favorecer processos de ensino e aprendizagem mais
significativos. Tomando isso como um princípio orientador para os cursos de
formação, esta tese foi desenvolvida com o objetivo de investigar as possibilidades e
os desafios na formação de professores pedagogos sob a perspectiva das tendências
em Educação Matemática numa instituição de ensino superior no estado de Roraima.
Para conduzir a pesquisa, tomou-se a abordagem qualitativa, com características de
estudo de caso numa perspectiva descritiva. Para a produção das informações,
utilizou-se da observação do cenário de formação de pedagogos de uma faculdade
privada do estado de Roraima, tomando uma disciplina do curso de Pedagogia
destinada ao trabalho com a matemática como foco das observações. Foram
realizadas entrevistas com a professora formadora dessa disciplina e com uma
estudante que desenvolvia o estágio curricular obrigatório. Utilizou-se, ainda, um
questionário com todos os estudantes matriculados na referida disciplina. Os
resultados apontam que os licenciandos, em sua maioria, desconheciam o termo
Tendências em Educação Matemática e suas aplicações dentro do contexto
educacional. Conclui-se que o trabalho assentado nas tendências em Educação
Matemática e nas suas aplicações no processo de formação de professores
pedagogos auxilia no desenvolvimento de uma prática pedagógica coesa,
colaborativa, que valoriza as diferentes culturas existentes na sala de aula. Todavia,
a abordagem dessas tendências ainda não se faz presente de maneira satisfatória
dentro do processo de formação dos pedagogos no contexto investigado. Uma
possível explicação reside nas condições de realização da pesquisa, ocorrida durante
a pandemia do Covid-19, que trouxe desafios de diversas naturezas, tanto para a
pesquisa quanto para a formação dos pedagogos professores. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As tendências em educação matemática na formação do pedagogo professor : um estudo de caso | pt_BR |
dc.title.alternative | Trends in mathematical education in the training of teachers : a case study | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnomatemática | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The teaching and learning processes become more significant as the elements of the
students’ daily lives are explored to approach the objects of knowledge that are in the
school curriculum. Among these elements, those that constitute the students’ cultural
identity stand out, as, in addition to favouring the understanding and transformation of
the reality in which they are immersed, it makes possible the construction of feelings
of belonging to the school and of social integration. An approach in the field of
mathematics education that favours this perspective are trends in mathematics
education, which aim to value and use the knowledge of the cultural group of which
the student is a part, without disconnecting him/her from the broader social and
scientific context. The training processes of teachers who teach mathematics should
address such trends in order to favour more meaningful teaching and learning
processes. Considering this as a guiding principle for training courses, this thesis was
developed with the objective of investigating the possibilities and challenges in the
training of pedagogue teachers in the perspective of trends in Mathematics Education
in a Higher Education institution in the Brazilian State of Roraima. The conduction of
the research was carried out under a qualitative approach, with characteristics of a
case study in a descriptive perspective. To produce information, the observation of the
training scenario of pedagogues of a private college in the state of Roraima was used,
taking a discipline of the Pedagogy course destined to work with mathematics as the
focus of observation. Interviews were carried out with the teacher who trained this
discipline and with a student who was developing the mandatory curricular internship.
A questionnaire was also used with all students registered in that discipline. The results
show that most undergraduates were unaware of the term Trends in Mathematics
Education and its applications in the educational context. It was concluded that the
work based on trends in Mathematics Education and its applications in the process of
training pedagogue teachers helps in the development of a cohesive, collaborative
pedagogical practice that values the different cultures existing in the classroom.
However, the approach to these trends is still not present in a satisfactory way in the
process of training pedagogues in the investigated context. A possible explanation is
in the conditions for carrying out the research, which was developed during the Covid19 pandemic, which brought challenges of different natures both for research and for
the training of teacher pedagogues. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|