Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mantovani, Juliana Estanislau de Ataíde | - |
dc.contributor.author | Silva, Wendell Menezes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-09T22:00:26Z | - |
dc.date.available | 2023-01-09T22:00:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Wendell Menezes da. O pintor da vida moderna: crítica, arte e modernidade em Charles Baudelaire. 2022. 85 f., il Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45465 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação propõe-se a compreender e a analisar as interferências e os diálogos da
produção crítica de Charles Baudelaire em sua produção poética, principalmente no que diz
respeito às artes visuais, notadamente à pintura. Para tanto, em um primeiro momento, foca-se
nos novos caminhos do poeta na modernidade, condicionado pelas transformações da cidade
de Paris no século XIX. Em seguida, parte-se para a compreensão dos reflexos da produção
crítica na produção poética, com atenção à relação construída entre Baudelaire e Eugène
Delacroix, e apoiamo-nos no soneto “A uma passante”, publicado em As flores do mal, de 1857,
e no quadro A liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix, de 1830, para proceder tal
compreensão. Por fim, tendo como ponto de partida o poema “Sobre Tasso na prisão, de Eugène
Delacroix” e o quadro Tasso na prisão dos loucos, de 1839, também de autoria de Baudelaire
e Delacroix, respectivamente, pretende-se construir uma interpretação das relações entre poesia
e pintura, a partir do ponto de vista dos referidos artistas, bem como da situação do poeta na
modernidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O pintor da vida moderna : crítica, arte e modernidade em Charles Baudelaire | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Baudelaire, Charles-Pierre, 1821-1867 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pintura | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation proposes to understand and analyze the interferences and dialogues of Charles
Baudelaire's critical production in his poetic production, especially with regard to the visual
arts, notably painting. In order to do so, at first, it focuses on the poet's new paths in modernity,
conditioned by the transformations of the city of Paris in the 19th century. Then, we start to
understand the reflexes of critical production in poetic production, with attention to the
relationship built between Baudelaire and Eugène Delacroix, and we rely on the sonnet “A uma
passante” published in As flores do mal, 1857, and in the painting “A liberdade guiando o povo”,
by Eugène Delacroix, 1830, to proceed such understanding. Finally, having as its starting point
the poem “Sobre Tasso na prisão, de Eugène Delacroix” and the painting “Tasso na prisão dos
loucos”, 1839, also authored by Baudelaire and Delacroix, respectively, we intend to build an
interpretation of the relationship between poetry and painting, from the point of view of these
artists, as well as the poet's situation in modernity. | pt_BR |
dc.contributor.email | wendell.ms111@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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