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Título: Motivação e percepção da aprendizagem de alunos do Ensino Médio após abordagem de helmintíases em aula expositiva e método ativo instrução por pares
Outros títulos: Motivation and perception of the learning of high school students after approaching helminthiasis in exhibition class and active method peer instruction
Autor(es): Valentin, Marianna Carrijo Alves Madureira
Orientador(es): Baroneza, José Eduardo
Assunto: Ensino investigativo
Ensino de Biologia
Biologia - estudo e ensino
Ensino médio - métodos de ensino
Guia didático
Data de publicação: 5-Jan-2023
Referência: VALENTIN, Marianna Carrijo Alves Madureira. Motivação e percepção da aprendizagem de alunos do Ensino Médio após abordagem de helmintíases em aula expositiva e método ativo instrução por pares. 2022. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O desinteresse e a desmotivação dos estudantes prejudicam o ensino e a aprendizagem e constituem desafios enfrentados pelos professores na atualidade. No ensino médio brasileiro, o método da aula expositiva dialogada é o mais utilizado para o ensino de Biologia, mesmo diante de muitos questionamentos sobre a sua efetividade e limitações, uma vez que a simples exposição dos conteúdos estimula a passividade e a individualidade do estudante. Neste contexto, os métodos ativos de ensino e aprendizagem são apontados como estratégias promissoras para o desenvolvimento da autonomia, da proatividade, do senso crítico e do trabalho colaborativo entre os alunos. Esta pesquisa teve como objetivo comparar a motivação e a percepção da aprendizagem de 108 estudantes da terceira série do ensino médio do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Mansões Paraíso, na cidade de Aparecida de Goiânia, GO, submetidos à aula expositiva e ao método ativo de Instrução por Pares/IpP. Na primeira etapa do estudo foi abordado o tema “Helmintíases – esquistossomose, teníase e cisticercose” por meio de aula expositiva dialogada; na segunda etapa foi abordado o tema “Helmintíases – ascaridíase, ancilostomose, filariose e oxiuríase” por meio do método ativo IpP. Todos os estudantes participaram das duas etapas, porém 50% responderam ao questionário sobre motivação e percepção da aprendizagem após a aula expositiva dialogada e os outros 50% responderam ao mesmo questionário após o método IpP. Os dados foram comparados por meio do teste Exato de Fischer (95% IC). Nos resultados não foram observadas diferenças significativas quanto à motivação ao aprender. No entanto, quanto à percepção de aprendizagem os estudantes sentiram-se mais seguros no método IpP. Concluímos que a aplicação do método IpP no ensino de Biologia não foi prejudicada em comparação ao método expositivo. Acreditamos que o método expositivo de forma dialogada e os métodos ativos, em particular o IpP, podem valorizar as diferentes formas de aprender, envolvendo o estudante em seu processo de aprendizagem.
Abstract: The disinterest and lack of motivation of students harm teaching and learning and constitute challenges faced by teachers today. In Brazilian high school, the dialogued lecture method is the most used for teaching Biology, even in the face of many questions about its effectiveness and limitations, since the simple exposition of the contents stimulates the passivity and individuality of the student. In this context, active teaching and learning methods are pointed out as promising strategies for the development of autonomy, proactivity, critical thinking and collaborative work among students. This research aimed to compare the motivation and perception of learning of 108 students from the third grade of high school at Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Mansões Paraíso, in the city of Aparecida de Goiânia, GO, submitted to the lecture and the active method. of Peer Instruction/IpP. In the first stage of the study, the theme “Helminthiasis – schistosomiasis, taeniasis and cysticercosis” was addressed through a dialogic expository class; in the second stage, the topic “Helminthiasis – ascariasis, hookworm, filariasis and oxyuriasis” was addressed through the active IpP method. All students participated in both stages, but 50% answered the questionnaire on motivation and perception of learning after the lecture and the other 50% answered the same questionnaire after the IpP method. Data were compared using Fisher's Exact test (95% CI). In the results, no significant differences were observed regarding motivation to learn. However, regarding the perception of learning, students felt more secure in the IpP method. We conclude that the application of the IpP method in Biology teaching was not impaired in comparison to the expository method. We believe that the expository method in a dialogic way and the active methods, in particular the IpP, can value the different ways of learning, involving the student in his learning process.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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