Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Rosana Andréa Costa de | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Lília Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T21:30:27Z | - |
dc.date.available | 2023-01-05T21:30:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-26 | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Lília Rodrigues. Artes visuais, criatividade e tecnologias digitais: conexões possíveis na Educação Básica. 2022. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45436 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação resulta de um estudo que investigou a formação continuada de professores de
artes visuais para o uso das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão
(TICE) na educação básica. Frente às determinações da Base Nacional Comum Curricular –
BNCC (Brasil, 2017) que indicam para a articulação entre as TICE e as Linguagens e suas
tecnologias, verificou-se a necessidade de propor a pesquisa realçando-se o componente Arte,
em específico as artes visuais, no que tange ao uso das tecnologias digitais nas aulas de maneira
a favorecer à criatividade dos estudantes. Desde o contexto dos Núcleos de Tecnologias
Educacionais (NTE), responsáveis pela formação continuada de professores da educação
básica, perpassando pelas experiências em sala de aula, foi traçado um panorama das
possibilidades e das dificuldades para a efetiva implementação dos artefatos tecnológicos
digitais nas aulas de artes visuais. Tomando-se como referências as ideias sobre criatividade
de Glăveanu (2012), assumiu-se, para o estudo, a criatividade enquanto fenômeno
sociocultural, compreendida na interdependência e na dinamicidade entre os sujeitos e os
contextos. Os dados para o estudo foram obtidos pelo procedimento de entrevistas com a
aplicação de um instrumento de entrevista semiestruturada junto aos multiplicadores dos
Núcleos de Tecnologias Educacionais, responsáveis pela formação continuada dos docentes
para o uso pedagógico das TICE; e, junto aos professores de artes visuais que participaram de
algum curso ofertado nos NTE. O estudo revelou que não há como negar que as TICE estão
cada vez imbricadas nos ambientes, permeando as relações econômicas, sociais e culturais.
Multiplicadores dos NTE, professores, estudantes e todos os envolvidos no processo de ensinoaprendizagem são atores sociais que ao agirem, transformam e ressignificam as relações nas
escolas. Os resultados também sugerem que as formações continuadas oferecidas pelos NTE
são relevantes para a implementação das TICE em sala de aula, por outro lado, indicam que
ainda há a necessidade de adequações, principalmente, no que diz respeito às infraestruturas
nas escolas. As realidades entre as unidades formativas dos NTE e as instituições de ensino
(IE) são díspares, carecendo articulação entre elas, tanto no que diz respeito às questões de
infraestrutura quando no que diz respeito ao conhecimento, pelos professores, de que os NTE
existem e estão à disposição para a formação continuada. No que tange à criatividade, tanto
multiplicadores, quanto professores de artes visuais reconhecem que as TICE são promissoras
para o desenvolvimento da criatividade nos estudantes da educação básica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Artes visuais, criatividade e tecnologias digitais : conexões possíveis na Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Núcleos de Tecnologias Educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation is the result of a research that investigated the professional development of
visual arts teachers for using Digital Technologies of Information, Communication, and
Expression (TICE) in basic education. Given the determinations of the Base Nacional Comum
Curricular (Brasil, 2017), which indicates the articulation between TICE, Languages and its
technologies, there was a need to come up with research emphasizing the Art component,
specifically the visual arts, regarding the use of digital technologies in classes to favor students'
creativity. From the context of the Núcleo de Tecnologias Educacional - NTE, which is
responsible for the professional development of basic education teachers, through their
experiences in class. An overview of the possibilities and difficulties for the effective
application of digital technological artifacts in visual arts classes was drawn up. Taking
Glăveanu's (2012) ideas on creativity as references, creativity was assumed for the research as
a sociocultural phenomenon, understood in the interdependence and dynamics between
subjects and contexts. The study revealed that there is no denying that TICE is increasingly
imbricated in environments, permeating economic, social, and cultural relations. Multipliers of
the NTE, teachers, students, and everyone involved in the teaching-learning process are social
actors who, by acting, transform and re-signify relationships in schools. Along with the visual
arts teachers who participated in a course offered at the NTE, the data for the research was
gathered by interviews with the use of a semi-structured interview instrument along with
multipliers of the Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), which is responsible for the
professional development of teachers for the pedagogical use of TICE. The results suggest that
the professional development provided by the NTE is relevant for the use of TICE in the
classroom, on the other hand, they indicate that there is still a need for adjustments. Principally,
concerning infrastructure in schools. The realities between the NTE training units and the
Educational Institutions are disparate, lacking articulation between them, both concerning
infrastructure issues and the knowledge by teachers that the NTE exist and are available for
professional development. Regarding creativity, both multipliers and visual arts teachers
recognize that TICE is promising for the progress of creativity in basic education students. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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