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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/45414
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Title: Um estudo exploratório sobre os efeitos da metodologia linguística ativa na aprendizagem de rotina em L2 na Educação Básica
Authors: Nunes, Marina Soares
metadata.dc.contributor.email: marinanunes@gmail.com
Orientador(es):: Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Assunto:: Consciência metacognitiva
Aprendizagem gramatical
Linguística - aprendizagem ativa
Metacognição
Issue Date: 3-Jan-2023
Citation: NUNES, Marina Soares. Um estudo exploratório sobre os efeitos da metodologia linguística ativa na aprendizagem de rotina em L2 na Educação Básica. 2022. 174 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Abstract: Esta tese investiga o nível de consciência metacognitiva de estudantes da educação básica e os efeitos do uso de diferentes abordagens no processo de aprendizagem do fenômeno gramatical do presente simples em frases afirmativas em inglês que expressam ações rotineiras ou hábitos e o nível de consciência metacognitiva de estudantes da Educação Básica. As motivações para o desenvolvimento desta pesquisa, em um estudo conduzido em caráter experimental, são a constante crítica associada ao ensino tradicional de idiomas na Educação Básica no Brasil e a necessidade de desenvolvimento de abordagens alternativas mais eficazes para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Para tanto, foi desenvolvido um experimento para comparar e avaliar os efeitos de dois tipos de instruções: uma gramatical tradicional (grupo AGT) e outra com base na Aprendizagem Linguística Ativa (PILATI, 2017, 2018, 2022) (grupo ALA). O estudo busca responder às seguintes perguntas: (i) como se caracteriza o nível de pensamento metacognitivo de estudantes da educação básica? (ii) a exposição dos alunos a diferentes metodologias de ensino pode influenciar no grau de domínio de conhecimento sobre o fenômeno gramatical do presente simples designando ações de rotina? (iii) Há correlação entre o conhecimento linguístico e o desenvolvimento do nível de consciência metacognitiva dos estudantes? O design do experimento é composto por cinco etapas e foi aplicado a quarenta estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio de uma unidade escolar pública no Distrito Federal. A primeira etapa é constituída por um Ensaio, em que fatos e opiniões são julgadas pelos estudantes com o intuito de estabelecer uma baseline do comportamento dos estudantes quanto às suas respostas. Na segunda etapa do experimento, os participantes respondem ao Inventário de Consciência Metacognitiva (SCHRAW; DENNISON, 1994). A terceira etapa é um Pré-teste, composto por vinte orações afirmativas no presente simples - dez corretas e dez incorretas - que devem ser julgadas como corretas e incorretas pelos participantes. A quarta etapa é a fase de tratamento, em que o grupo AGT recebe instrução por meio de uma videoaula baseada no ensino tradicional de inglês, enquanto os participantes do grupo ALA assistem à aula em vídeo baseada na Aprendizagem Linguística Ativa. Na última etapa, no Pós-teste, os participantes avaliam outras vinte orações afirmativas semelhantes às do pré-teste. Os resultados encontrados atestam que há influência do tipo de instrução e que a instrução audiovisual apresentada ao grupo AGT, baseada na aprendizagem gramatical tradicional apresentou o índice de 65,75% de acerto no Pré-teste para 71,75% no Pós-teste, aumento considerado positivo (χ2 = 3.0778, df = 1). Já o grupo ALA, que recebeu a instrução audiovisual de ensino baseada na metodologia de Aprendizagem Linguística Ativa (PILATI, 2017, 2018, 2022) apresentou evolução de 70% de acerto no Pré-teste para 81,25% no Pós-teste, ampliação bem maia significativa da margem de ampliação percentual (χ2= 13.128, df = 1). Quanto à correlação entre o conhecimento linguístico e o nível de consciência metacognitiva dos estudantes, os resultados do experimento se mostraram inconclusivos.
Abstract: This thesis investigates the level of metacognitive awareness of basic education students and the effects of using different approaches in the learning process of the grammatical phenomenon of the simple present tense in English sentences that express routine actions or habits and the level of metacognitive awareness of basic education students. The motivations for the development of this research, in a study conducted on an experimental basis, are the constant criticism associated with traditional language teaching in Basic Education in Brazil and the need to develop alternative and more effective approaches to assist the foreign language teaching-learning process. To this end, an experiment was developed to compare and evaluate the effects of two types of instruction: one grammatical and traditional (AGT group) and another based on Active Language Learning (PILATI, 2017, 2018, 2022) (ALA group). The study seeks to answer the following questions: (i) how is the level of metacognitive thinking of basic education students characterized? (ii) can the exposure of students to different teaching methodologies influence the degree of mastery of knowledge about the grammatical phenomenon of the simple present designating routine actions? (iii) is there a correlation between linguistic knowledge and the development of students' level of metacognitive awareness? The experiment design is composed of five stages and was applied to forty second and third year high school students from a public school unit in the Federal District. The first stage consists of a Trial, in which facts and opinions are judged by the students in order to establish a baseline of the students' behavior regarding their answers. In the second stage of the experiment, participants answer the Metacognitive Awareness Inventory (SCHRAW; DENNISON, 1994). The third stage is a Pre-test, consisting of twenty affirmative sentences in the simple present ten correct and ten incorrect - which are to be judged as correct and incorrect by the participants. The fourth stage is the treatment phase, in which the AGT group receives instruction by means of a video lesson based on traditional English teaching, while the participants in the ALA group watch the video lesson based on Active Linguistic Learning. In the last step, the Post-test, participants evaluate another twenty affirmative sentences similar to those in the pre-test. The results show that there is an influence of the type of instruction and that the audiovisual instruction presented to the AGT group, based on traditional learning, increased from 65.75% of correct answers in the pre-test to 71.75% in the post-test, an increase considered positive (χ2 = 3.0778, df = 1). On the other hand, the ALA group, which received the audiovisual teaching instruction based on the Active Language Learning methodology (PILATI, 2017, 2018, 2022) showed an evolution from 70% correct score on the Pre-test to 81.25% on the Post-test, a much more significant increase in the percentage increase margin (χ2= 13.128, df = 1). As for the correlation between linguistic knowledge and the students' level of metacognitive awareness, the results of the experiment were inconclusive.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
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Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
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