Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45354
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SheylaGomesdeAlmeida.pdf2,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Escolas transformadoras : vivências educativas à luz da teoria histórico-cultural
Autor(es): Almeida, Sheyla Gomes de
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Educação transformadora
Processos educativas
Educação social
Humanização
Data de publicação: 21-Dez-2022
Referência: ALMEIDA, Sheyla Gomes de. Escolas transformadoras: vivências educativas à luz da teoria histórico-cultural. 2022. 301 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esse trabalho de pesquisa foi realizado no bojo do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UNB) na linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação (EAPS). Teve como objetivo investigar escolas, aqui denominadas ‘transformadoras’, que têm se proposto a realizar seus processos e relações educativas sob paradigmas diferentes dos estabelecidos pela educação institucionalizada/bancária e como tem influenciado no desenvolvimento das pessoas educadas por elas. Inicia-se com uma crítica à educação bancária alienante, sob o prisma das sucessivas crises que enfrentamos na atualidade, seguida da pesquisa que trata das mudanças paradigmáticas realizadas pelas escolas transformadoras. A busca de dados e resultados foi realizada em vídeos de séries documentais e institucionais referentes a esse tipo de escola. Para tanto, foram definidos critérios para seleção dos vídeos, que foram vistos, transcritos, selecionadas as falas em função da tese e estas foram organizadas em planilhas de acordo com os temas identificados em comum e realizadas as análises. Ainda, foi feita uma revisão de literatura, com buscas em plataformas oficiais de trabalhos científicos que abordam pesquisas inerentes à essas escolas. A pesquisa e análises se apoiaram principalmente na perspectiva histórico-cultural de Lev Semionovitch Vigotski e na filosofia pedagógica humanizadora de Paulo Freire, entre outros/as autores/as, que respaldam de forma contundente as relações e processos educativos desenvolvidos por essas escolas. Para tanto, os objetos de análise foram a “palavra”, as “vivências” e o “meio”, por intermédio das falas de pessoas que vivenciam e vivenciaram essas escolas, que demonstram o meio educativo intencionalmente organizado para oportunizar vivências permeadas de ações, relações, princípios, valores, conhecimentos e concepções, como: liberdade, responsabilidade, respeito, autonomia, cooperação, diálogo, reflexão crítica, gestão participativa, entre outros, que oportunizam e geram compreensões e aprendizados que influem diretamente no desenvolvimento humano em sua integralidade, por se tratar de elementos ontológicos do humano, dialeticamente confluentes entre as dimensões, biológica, cognitiva, emocional, cultural, entre outras. Constituindo-se em elementos mobilizadores de novos sentidos para relações educativas e consequentemente sociais, configurando-se numa educação social, por meio de dispositivos individuais e coletivos indutores de autonomias nos campos da ação, pensamento e emoções. Desta forma, essa pesquisa demonstrou a tese que “as escolas transformadoras, mediante seus processos, relações e meios educativos, oportunizam vivências que engendram nas pessoas por elas educadas, sentidos e atitudes que podem colaborar com o desenvolvimento de relações sociais e culturais mais humanizadas”.
Abstract: This research work was carried out within the framework of the Graduate Program in Education (PPGE) at the University of Brasília (UNB) in the School, Learning, Pedagogical Action and Subjectivity in Education (EAPS) research line. It aimed to investigate schools, here called 'transformers', which have proposed to carry out their educational processes and relationships under paradigms different from those established by institutionalized/banking education and how it has influenced the development of people educated by them. It begins with a critique of alienating banking education, through the prism of the successive crises we face today, followed by a research that deals with the paradigmatic changes carried out by transforming schools. The search for data and results was carried out in videos of documentary and institutional series referring to this type of school. To this end, criteria were defined for the selection of videos, which were seen, transcribed, the speeches selected according to the thesis and these were organized in spreadsheets according to the themes identified in common and the analyzes carried out. Also, a literature review was carried out, with searches on official platforms of scientific works that address research inherent to these schools. The research and analysis were mainly based on the historical-cultural perspective of Lev Semionovitch Vigotski and on the humanizing pedagogical philosophy of Paulo Freire, among other authors, who strongly support the relationships and educational processes developed by these schools. Therefore, the objects of analysis were the "word", the "experiences" and the "environment", through the speeches of people who experience and have lived these schools, which demonstrate the educational environment intentionally organized to provide opportunities for experiences permeated by actions, relationships, principles, values, knowledge and concepts, such as: freedom, responsibility, respect, autonomy, cooperation, dialogue, critical reflection, participatory management, among others, which provide opportunities and generate understandings and learning that directly influence human development in its entirety, because they are ontological elements of the human, dialectically confluent between the biological, cognitive, emotional, cultural dimensions, among others. Constituting elements that mobilize new meanings for educational and consequently social relationships, configuring itself in a social education, through individual and collective devices that induce autonomy in the fields of action, thought and emotions. Thus, this research demonstrated the thesis that "the transforming schools, through their processes, relationships and educational means, provide opportunities for experiences that engender in the people educated by them, meanings and attitudes that can collaborate with the development of more humanized social and cultural relationships”.
Resumen: Este trabajo de investigación fue realizado en el marco del Programa de Posgrado en Educación (PPGE) de la Universidad de Brasilia (UNB) en la línea de investigación Escuela, Aprendizaje, Acción Pedagógica y Subjetividad en Educación (EAPS). Tuvo como objetivo investigar las escuelas, aquí denominadas 'transformadoras', que se han propuesto realizar sus procesos y relaciones educativas bajo paradigmas diferentes a los establecidos por la educación institucionalizada/bancaria y cómo ésta ha influido en el desarrollo de las personas educadas por ellas. Comienza con una crítica a la educación bancaria alienante, a través del prisma de las sucesivas crisis a las que nos enfrentamos en la actualidad, seguida de una investigación que aborda los cambios paradigmáticos llevados a cabo por las escuelas transformadoras. La búsqueda de datos y resultados se realizó en videos de series documentales e institucionales referentes a este tipo de escuela. Para ello, se definieron criterios para la selección de videos, los cuales fueron vistos, transcriptos, los discursos seleccionados de acuerdo a la tesis y estos fueron organizados en hojas de cálculo de acuerdo a los temas identificados en común y los análisis realizados. Asimismo, se realizó una revisión bibliográfica, con búsquedas en plataformas oficiales de trabajos científicos que aborden investigaciones propias de estas escuelas. La investigación y el análisis se basaron principalmente en la perspectiva histórico-cultural de Lev Semionovitch Vygotsky y en la filosofía pedagógica humanizadora de Paulo Freire, entre otros autores, que sustentan fuertemente las relaciones y procesos educativos desarrollados por estas escuelas. Por lo tanto, los objetos de análisis fueron la "palabra", las "experiencias" y el "ambiente", a través de los discursos de las personas que experimentan y han vivido estas escuelas, que evidencian el ambiente educativo intencionalmente organizado para brindar oportunidades de experiencias permeadas por acciones. , relaciones, principios, valores, conocimientos y conceptos, tales como: libertad, responsabilidad, respeto, autonomía, cooperación, diálogo, reflexión crítica, gestión participativa, entre otros, que brindan oportunidades y generan entendimientos y aprendizajes que inciden directamente en el desarrollo humano en su totalidad, porque son elementos ontológicos de lo humano, dialécticamente confluentes entre las dimensiones biológica, cognitiva, afectiva, cultural, entre otras. Constituyendo elementos que movilizan nuevos significados para las relaciones educativas y consecuentemente sociales, configurándose en una educación social, a través de dispositivos individuales y colectivos que inducen la autonomía en los campos de acción, pensamiento y emociones. De esta manera, esta investigación demostró la tesis de que “las escuelas transformadoras, a través de sus procesos, relaciones y medios educativos, brindan oportunidades de experiencias que engendran en las personas por ellas educadas, significados y actitudes que pueden colaborar con el desarrollo de relaciones sociales y culturales más humanizadas”.
Résumé: Ce travail de recherche a été réalisé dans le cadre du Programme d'études supérieures en éducation (PPGE) de l'Université de Brasilia (UNB) dans la ligne de recherche École, apprentissage, action pédagogique et subjectivité en éducation (EAPS). Il visait à enquêter sur les écoles, appelées ici «transformatrices», qui ont proposé de mener leurs processus et relations éducatifs sous des paradigmes différents de ceux établis par l'éducation institutionnalisée/bancaire et comment cela a influencé le développement des personnes éduquées par elles. Elle débute par une critique de l'éducation bancaire aliénante, au prisme des crises successives auxquelles nous sommes confrontés aujourd'hui, suivie d'une recherche portant sur les changements paradigmatiques opérés par la transformation des écoles. La recherche de données et de résultats a été effectuée dans des vidéos de séries documentaires et institutionnelles faisant référence à ce type d'école. A cet effet, des critères ont été définis pour la sélection des vidéos, qui ont été vues, retranscrites, les discours sélectionnés selon la thèse et ceux-ci ont été organisés dans des tableurs selon les thèmes communs identifiés et les analyses effectuées. Aussi, une revue de la littérature a été réalisée, avec des recherches sur les plateformes officielles d'ouvrages scientifiques qui abordent les recherches inhérentes à ces écoles. La recherche et l'analyse se sont basées principalement sur la perspective historico-culturelle de Lev Semionovitch Vygotsky et sur la philosophie pédagogique humanisante de Paulo Freire, entre autres auteurs, qui soutiennent fortement les relations et les processus éducatifs développés par ces écoles. Par conséquent, les objets d'analyse étaient la "parole", les "expériences" et "l'environnement", à travers les discours de personnes qui ont vécu et vécu ces écoles, qui démontrent l'environnement éducatif intentionnellement organisé pour offrir des opportunités d'expériences imprégnées d'actions. , relations, principes, valeurs, connaissances et concepts, tels que : liberté, responsabilité, respect, autonomie, coopération, dialogue, réflexion critique, gestion participative, entre autres, qui offrent des opportunités et génèrent des compréhensions et des apprentissages qui influencent directement le développement humain dans son dans son intégralité, car ce sont des éléments ontologiques de l'humain, dialectiquement confluents entre les dimensions biologiques, cognitives, émotionnelles, culturelles, entre autres. Constituant des éléments qui mobilisent de nouvelles significations pour les relations éducatives et par conséquent sociales, se configurant dans une éducation sociale, à travers des dispositifs individuels et collectifs qui induisent une autonomie dans les domaines de l'action, de la pensée et des émotions. De cette façon, cette recherche a démontré la thèse selon laquelle « la transformation des écoles, à travers leurs processus, leurs relations et leurs moyens éducatifs, offre des opportunités d'expériences qui engendrent chez les personnes éduquées par elles, des sens et des attitudes qui peuvent collaborer avec le développement d'une vie relations sociale et culturelles plus humanisée ».
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.