Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Voltarelli, Monique Aparecida | - |
dc.contributor.author | Batista, Iolanda Ferreira Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T23:29:23Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15T23:29:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-18 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Iolanda Ferreira Lopes. Educação infantil no campo: políticas públicas e o direito das crianças. 2022. 135 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45314 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O conceito de Educação do Campo surgiu por meio da luta dos movimentos sociais do
campo contra a situação de desigualdades sociais e econômicas que se traduzem também em
desigualdades educacionais. Nesse sentido, o conceito de Educação do Campo transpassa a
dicotomia rural/urbana, trazendo o significado do campo como lugar de vida, educação,
cultura e lazer. A escola do campo e no campo representa o direito à educação de qualidade
no lugar onde vivem, assim como uma educação voltada para sua cultura e necessidades
sociais. A Educação do Campo, especialmente na etapa da Educação infantil, foi por muito
tempo negligenciada pelas políticas educacionais, resultando num duplo processo de
exclusão para as crianças pequenas que vivem no campo, tanto por serem crianças quanto
por serem do campo. Nessa perspectiva, esta pesquisa focaliza as discussões sobre as
políticas públicas para a Educação infantil do Campo, pensando a respeito dos processos
educativos institucionalizados. Objetiva investigar a aplicabilidade e eficácia das políticas
públicas para a Educação infantil do Campo na perspectiva dos professores, considerando o
direito a uma educação de qualidade no campo. Por meio de entrevistas e observações
buscou-se inteirar-se dos principais dilemas e dificuldades enfrentados pelas instituições
investigadas, bem como as práticas educativas e sua relação com os direitos das crianças de
0 a 6 anos que vivem no campo. A pesquisa apresenta indicativos de desigualdade na
distribuição de recursos, fragilidade na estrutura física e necessidade de melhorias na
formação de professores para atendimento desta modalidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação infantil no campo : políticas públicas e o direito das crianças | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The concept of Rural Education emerged through the struggle of rural social movements
against the situation of social and economic inequalities that also translate into educational
inequalities. In this sense, the concept of Rural Education transcends the rural/urban
dichotomy, bringing the meaning of the countryside as a place of life, education, culture and
leisure. The school of countryside and in the countryside represents the right to quality
education in the place where they live, as well as an education focused on their culture and
social needs. Rural Education, especially in the Early Childhood Education stage, was
neglected for a long time by educational policies, resulting in a double process of exclusion
for young children who live in the countryside, both because they are children and because
they live in the countryside. From this perspective, this research focuses on the discussions
on public policies for early childhood education in the countryside, thinking about
institutionalized educational processes. It aims at investigating the applicability and
effectiveness of public policies for early childhood education in the countryside from the
perspective of teachers, considering the right to quality education in the countryside.
Through interviews and observations, we sought to learn about the main dilemmas and
difficulties faced by the investigated institutions, as well as educational practices and their
relationship with the rights of children aged 0 to 6 years who live in the countryside. The
research presents indications of inequality in the distribution of resources, fragility in the
physical structure and the need for improvements in the training for teachers to attend this
modality. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:iolandaferreiralopes@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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