Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, Rosineide Magalhães de | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Vangela do Carmo Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T23:24:45Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15T23:24:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-03 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Vangela do Carmo Oliveira. Letramentos e visão sociolinguística: o refletir e o agir na formação docente de povos do campo. 2022. 211 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45307 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Tese Letramentos e visão sociolinguística: o refletir e o agir na formação docente de
povos do campo situa-se no macro contexto da Educação do Campo e no micro contexto da
formação de educadores/as no curso de Licenciatura em Educação do Campo. O objetivo é
analisar a contribuição dos letramentos e da educação sociolinguística para o
desenvolvimento acadêmico dos/as educadores/as camponeses/as, ao longo de sua formação
inicial e continuada na LEdoC/FUP. Como metodologia, recorremos à abordagem de
natureza qualitativa e etnográfica crítica. No referencial teórico para análise de dados,
proponho a integração entre os campos de estudo da Sociolinguística Qualitativa (HYMES,
1972; COUPLAND, 2001, 2016; BORTONI-RICARDO, 2006, 2010, 2011; SOUSA, 2006,
2011, 2016), dos Estudos do Letramento (BARTON & HAMILTON, 2000; STREET, 1984,
2001, KLEIMAN, 1995, 2008; LILLIS, 2003). Como suporte teórico-metodológico para
análise dos dados nos embasamos na Etnografia Crítica (THOMAS, 1993; MACEDO,
2010); na Netnografia (KOZINETS, 2010), na Etnografia da Comunicação (HYMES, 1972,
1986) e na Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003; RESENDE E RAMALHO,
2009; RAMALHO & RESENDE, 2011), entre outros. Os resultados ratificam a importância
da educação sociolinguística e dos letramentos múltiplos desenvolvidos na LEdoC/FUP, ao
longo da formação inicial e continuada dos/as educadores/as e revelam os desafios e os
avanços do curso com relação aos letramentos dos sujeitos camponeses. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Letramentos e visão sociolinguística : o refletir e o agir na formação docente de povos do campo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Thesis Literacies and sociolinguistic overview: reflection and action in the teacher
training of rural people is situated in the macro context of Rural Education and in the micro
context of the training of educators in the Degree in Rural Education. The objective is to
analyze the contribution of literacies and sociolinguistic education to the academic
development of peasant educators, throughout their initial and continuing education at
LEdoC/FUP. As a methodology, we used a critical qualitative and ethnographic approach.
In the theoretical framework for data analysis, I propose the integration between the fields
of study of Qualitative Interactional Sociolinguistics (HYMES, 1972; COUPLAND, 2001,
2016; BORTONI-RICARDO, 2006, 2010, 2011; SOUSA, 2006, 2011, 2016 ), of Literacy
Studies (BARTON & HAMILTON, 2000; STREET, 1984, 2001, KLEIMAN, 1995, 2008;
LILLIS, 2003), as theoretical-methodological support for data analysis based on Critical
Ethnography (THOMAS, 1993; MACEDO, 2010); Netnography (KOZINETS, 2010);
Ethnography of Communication (HYMES, 1972, 1986) and Critical Discourse Analysis
(FAIRCLOUGH, 2003; RESENDE E RAMALHO, 2009; RAMALHO & RESENDE,
2011), among others. The results confirm the importance of sociolinguistic education and
multiple literacies developed at LEdoC/FUP, throughout the initial and continuing education
of educators and reveal the challenges and advances of the course in relation to the literacies
of peasant students. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | A Tese Letramentos e visão sociolinguística: o refletir e o agir na formação docente de
povos do campo se sitúa en el contexto macro de la Educación Rural y en el contexto micro
de la formación de educadores en la Licenciatura en Educación Rural - LEdoC, ofrecida por
la Universidad de Brasilia en la ciudad de Planaltina/DF. Tiene como objetivo general
investigar en qué medida las múltiples alfabetizaciones de la LEdoC contribuyen al
desarrollo académico y profesional de los educadores del campo, a lo largo de la formación
inicial y continua, partiendo de la premisa de que sustentan una formación académica crítica
y más humanizada, a través del protagonismo de los estudiantes. Como metodología,
utilizamos un enfoque cualitativo y etnográfico. En el marco teórico para el análisis de datos
propongo la integración entre los campos de estudio de la Sociolingüística Cualitativa
(HYMES, 1972; COUPLAND, 2001, 2016; BORTONI-RICARDO, 2006, 2010, 2011;
SOUSA; 2006; 2011; 2016,) , Literacy Studies (BARTON & HAMILTON, 2000; STREET,
1984, 2001, KLEIMAN, 1995, 2008; GEE, 2012) y Communication Etnography (HYMES
1964, 1972), como soporte teórico y metodológico para el análisis de datos. Los resultados
parciales apuntan a la importancia de las alfabetizaciones múltiples desarrolladas en la
LEdoC, tanto en la formación inicial como en la formación continua. Además, las
alfabetizaciones son medios importantes de resistencia y re-existencia a lo largo de la
formación de educadores quilombolas y campesinos. | pt_BR |
dc.contributor.email | vanfontenele@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|