Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Mônica Valero da | - |
dc.contributor.author | Martirena, Ricardo Pedroza | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T23:16:48Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15T23:16:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-21 | - |
dc.identifier.citation | MARTIRENA, Ricardo Pedroza Martirena. A proteção de dados pessoais e da propriedade intelectual no ensino remoto: estudo de caso no Centro Universitário Uniprojeção. 2022. 157 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45299 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O evento pandêmico de Covid-19 provou mudanças disruptivas na educação
brasileira com a migração do ensino presencial para o ensino remoto com emprego
de plataformas digitais. Os profissionais da educação tiveram que se adaptar à nova
realidade e passaram a empregar um considerável fluxo de informações pela rede
mundial de computadores, envolvendo dados pessoais e materiais didáticos
protegidos por propriedade intelectual. Essa realidade motivou a realização do
presente estudo que se deu por pesquisa exploratória e bibliográfica sobre o emprego
das plataformas digitais no ensino remoto com estudo de caso em Instituição de
Ensino Superior do Distrito Federal para analisar os benefícios da modalidade remota
e as implicações sobre a segurança da informação para proteção de dados pessoais
e da propriedade intelectual em face da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados.
A pesquisa foi aplicada porque busca empregar os conhecimentos obtidos para a
solução de problemas decorrentes dessa modalidade de ensino. Os resultados
preliminares da pesquisa revelaram que a mudança do ensino presencial para o
remoto trouxe benefícios e novos desafios para a inclusão educacional, impôs adoção
de novas estratégias didáticas aos docentes e a necessidade de treinamento e
formação de políticas de segurança da informação para dar conformidade legal com
proteção adequada de dados pessoais e da propriedade intelectual envolvida nos
processos acadêmicos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A proteção de dados pessoais e da propriedade intelectual no ensino remoto : estudo de caso no Centro Universitário Uniprojeção | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proteção de dados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança da informação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Covid-19 pandemic has proved disruptive changes in Brazilian education with the
migration from in person to online teaching using digital platforms. Education
professionals had to adapt to the new reality and to employ a considerable flow of
information throughout the world wide web, involving personal data and teaching
materials protected by intellectual property. This reality motivated the realization of this
study, which was carried out by exploratory and bibliographical research on the use of
digital platforms in remote education with a case study in a Higher Education Institution
of the Federal District to analyze the benefits of remote teaching and the implications
on information security to the protection of personal data and intellectual property in
according with the General Data Protection Law. The research was applied because it
seeks to use the knowledge obtained to solve problems arising from this teaching
modality. Preliminary research results revealed that the change from in person to
online teaching brought benefits and new challenges for educational inclusion,
imposed the adoption of new teaching strategies for teachers and the need of training,
and information security policies to comply with legal protection adequate personal
data and intellectual property involved in academic processes. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:ricardojaguarao@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|