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Título: Contribuições da atuação profissional de pedagogos em contextos não escolares para o currículo do curso de Pedagogia
Autor(es): Souza, Mariana Aparecida Serêjo de
Orientador(es): Borges, Lívia Freitas Fonseca
Assunto: Educação
Pedagogia
Educação não-formal
Atuação profissional
Diretrizes Curriculares Nacionais
Data de publicação: 13-Dez-2022
Referência: SOUZA, Mariana Aparecida Serejo de. Contribuições da atuação profissional de pedagogos em contextos não escolares para o currículo do curso de Pedagogia. 2022. 275 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Nesta tese, vinculada à linha de pesquisa “Profissão Docente, Currículo e Avaliação” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília, inserida no Grupo de Pesquisa “Currículo: concepções teóricas e práticas educativas”, investigamos a atuação profissional de pedagogos não escolares em instituições públicas do Distrito Federal não vinculadas ao magistério a partir do problema: quais as contribuições da atuação profissional de pedagogos em diferentes contextos não escolares para as discussões sobre o currículo de formação do curso de Pedagogia? Objetivamos, assim, discutir as contribuições da atuação profissional de pedagogos em diferentes contextos não escolares para o currículo de formação do curso de Pedagogia. No percurso metodológico qualitativo, sustentado na concepção epistemológica dialética (SEVERINO, 2001; 2017), recorremos às pesquisas bibliográficas e documentais e às entrevistas semiestruturadas. Estruturamos dois eixos: 1 – Pedagogia e espaços não escolares (teórico), no qual consolidamos o estado do conhecimento e a abordagem de obras referenciais sobre: epistemologia da Pedagogia (LIBÂNEO, 2021; FRANCO, 2008; FRANCO, LIBÂNEO, PIMENTA, 2011; PIMENTA, PINTO e SEVERO, 2021); atuação do pedagogo em espaços não escolares (SEVERO e ZUCCHETTI, 2021; SILVA, 2006); Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia – Resolução CNE/CP nº 1/2006 (SAVIANI, 2012; LIBÂNEO, 2006; RODRIGUES e KUENZER, 2007; BORGES, 2014); e teorias curriculares (SACRISTÁN, 2017); 2 – Atuação e experiência profissional dos pedagogos não escolares (empírico), no qual analisamos os dados das entrevistas (análise de conteúdo – BARDIN, 2016) realizadas com 29 pedagogos concursados, de 14 instituições públicas do Distrito Federal não vinculadas ao magistério, para caracterizar o trabalho (atividades realizadas) e identificar os saberes necessários à atuação nos espaços não escolares. Os dados foram organizados em 4 categorias – I: Perfil do grupo pesquisado, II: Fazeres – trabalho desenvolvido pelos pedagogos, III: Saberes requeridos pelo trabalho e IV: Desafios do trabalho. Com o estudo, reconhecemos o trabalho dos pedagogos além da escola e o tomamos como ponto de partida para a identificação de elementos da práxis capazes de contribuir com as reflexões sobre o currículo da formação inicial no que tange ao campo não escolar, tendo em vista que este espaço ainda carece de investigações acadêmicas. Assim, destacamos alguns resultados da pesquisa: diversidade de espaços de atuação profissional para os pedagogos fora da escola; envolvimento com temáticas plurais: Assistência Social, Sistema Socioeducativo, Pedagogia Jurídica, cultura, museu, violência doméstica, adoção, drogadição, aviação civil, educação laboral, de trânsito, patrimonial, previdenciária e eleitoral; desenvolvimento de atividades pedagógicas variadas, não relacionadas à docência diretamente; atendimento de pessoas em diferentes faixas etárias e condições sociais; necessidade de compreender a realidade educativa além da escolarização formal/alfabetização, requerendo saberes que extrapolam o saber-fazer da sala de aula; conhecimentos de base da graduação em Pedagogia são relevantes para a atuação, mas não suficientes; a área de Gestão de Pessoas/Educação laboral sobressaiu em termos de alocação dos pedagogos; a exiguidade de referenciais teóricos sobre educação não escolar tem sido um desafio para a consolidação do trabalho. Esses pontos revelam que a formação no curso de Pedagogia precisa ser revisitada, para que o percurso curricular permita o trânsito pedagógico do egresso em diferentes espaços educativos, incluindo os não escolares – com a abordagem de questões pedagógicas que transcendem a docência escolar; para tanto, a epistemologia da Pedagogia deve ser assumida como matriz nuclear do currículo, pois ela é capaz de fazer frente à necessidade de formação educativa do pedagogo em sentido ampliado.
Abstract: In this thesis, linked to the research line "Teaching Profession, Curriculum and Evaluation" of the Post-graduate Program in Education of the University of Brasilia, inserted in the Research Group "Curriculum: theoretical conceptions and educational practices", we investigated the professional performance of non-school educators in public institutions of the Federal District not linked to the teaching profession based on the problem: what are the contributions of the professional performance of educators in different non-school contexts for the discussions about the curriculum of the Pedagogy course? Thus, we aimed to discuss the contributions of the professional performance of pedagogues in different non-school contexts to the curriculum of the course of Pedagogy. In the qualitative methodological path, supported by the dialectic epistemological conception (SEVERINO, 2001; 2017), we resorted to bibliographic and documental researches and semi-structured interviews. We structured two axes: 1 - Pedagogy and non-school spaces (theoretical), in which we consolidated the state of knowledge and the approach of referential works about epistemology of the Pedagogy (LIBÂNEO, 2021; FRANCO, 2008; FRANCO, LIBÂNEO, PIMENTA, 2011; PIMENTA, PINTO and SEVERO, 2021); pedagogue's performance in non-schooling spaces (SEVERO and ZUCCHETTI, 2021; SILVA, 2006); National Curriculum Guidelines of Pedagogy - Resolution CNE/CP nº 1/2006 (SAVIANI, 2012; LIBÂNEO, 2006; RODRIGUES and KUENZER, 2007; BORGES, 2014); and curriculum theories (SACRISTÁN, 2017); 2 - Performance and professional experience of non-school educators (empirical), in which we analyzed data from interviews (content analysis - BARDIN, 2016) conducted with 29 pedagogues from 14 public institutions of the Federal District not linked to the teaching profession, to characterize the work (activities performed) and identify the knowledge needed to perform in non-school spaces. The data was organized into 4 categories - I: Profile of the group researched, II: Doings - work developed by the pedagogues, III: Knowledge required by the work and IV: Challenges of the work. With this study, we recognized the work of pedagogues beyond the school and we took it as a starting point for the identification of elements of praxis capable of contributing to the reflections about the curriculum of initial formation regarding the non-schooling field, considering that this space still lacks academic investigations. Thus, we highlight some results of the research: diversity of spaces of professional activity for educationalists outside the school; involvement with plural themes: Social Assistance, Socio-Educational System, Legal Pedagogy, culture, museum, domestic violence, adoption, drug addiction, civil aviation, labor, traffic, patrimonial, social security and electoral education; development of varied pedagogical activities, not related to teaching directly; attendance to people in different age groups and social conditions; the need to understand the educational reality beyond the formal schooling/literacy, requiring knowledge that goes beyond the know-how of the classroom; basic knowledge of the graduation in Pedagogy is relevant for the performance, but not sufficient; the area of People Management/Labor Education stood out in terms of allocation of pedagogues; the exiguity of theoretical references on non-schooling education has been a challenge for the consolidation of the work. These points reveal that the formation in the Pedagogy course needs to be revisited, so that the curricular course allows the pedagogical transit of the graduate in different educative spaces, including the non-schooling ones - with the approach of pedagogical questions that transcend the school teaching; for such, the epistemology of the Pedagogy must be assumed as nuclear matrix of the curriculum, because it is capable of facing the need of educative formation of the pedagogue in amplified sense.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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