Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Borges, Lívia Freitas Fonseca | - |
dc.contributor.author | Souza, Mariana Aparecida Serêjo de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T22:12:15Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13T22:12:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-26 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Mariana Aparecida Serejo de. Contribuições da atuação profissional de pedagogos em contextos não escolares para o currículo do curso de Pedagogia. 2022. 275 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45291 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta tese, vinculada à linha de pesquisa “Profissão Docente, Currículo e Avaliação” do
Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília, inserida no Grupo de
Pesquisa “Currículo: concepções teóricas e práticas educativas”, investigamos a atuação
profissional de pedagogos não escolares em instituições públicas do Distrito Federal não
vinculadas ao magistério a partir do problema: quais as contribuições da atuação profissional
de pedagogos em diferentes contextos não escolares para as discussões sobre o currículo de
formação do curso de Pedagogia? Objetivamos, assim, discutir as contribuições da atuação
profissional de pedagogos em diferentes contextos não escolares para o currículo de formação
do curso de Pedagogia. No percurso metodológico qualitativo, sustentado na concepção
epistemológica dialética (SEVERINO, 2001; 2017), recorremos às pesquisas bibliográficas e
documentais e às entrevistas semiestruturadas. Estruturamos dois eixos: 1 – Pedagogia e
espaços não escolares (teórico), no qual consolidamos o estado do conhecimento e a
abordagem de obras referenciais sobre: epistemologia da Pedagogia (LIBÂNEO, 2021;
FRANCO, 2008; FRANCO, LIBÂNEO, PIMENTA, 2011; PIMENTA, PINTO e SEVERO,
2021); atuação do pedagogo em espaços não escolares (SEVERO e ZUCCHETTI, 2021;
SILVA, 2006); Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia – Resolução CNE/CP nº
1/2006 (SAVIANI, 2012; LIBÂNEO, 2006; RODRIGUES e KUENZER, 2007; BORGES,
2014); e teorias curriculares (SACRISTÁN, 2017); 2 – Atuação e experiência profissional
dos pedagogos não escolares (empírico), no qual analisamos os dados das entrevistas (análise
de conteúdo – BARDIN, 2016) realizadas com 29 pedagogos concursados, de 14 instituições
públicas do Distrito Federal não vinculadas ao magistério, para caracterizar o trabalho
(atividades realizadas) e identificar os saberes necessários à atuação nos espaços não
escolares. Os dados foram organizados em 4 categorias – I: Perfil do grupo pesquisado, II:
Fazeres – trabalho desenvolvido pelos pedagogos, III: Saberes requeridos pelo trabalho e IV:
Desafios do trabalho. Com o estudo, reconhecemos o trabalho dos pedagogos além da escola
e o tomamos como ponto de partida para a identificação de elementos da práxis capazes de
contribuir com as reflexões sobre o currículo da formação inicial no que tange ao campo não
escolar, tendo em vista que este espaço ainda carece de investigações acadêmicas. Assim,
destacamos alguns resultados da pesquisa: diversidade de espaços de atuação profissional
para os pedagogos fora da escola; envolvimento com temáticas plurais: Assistência Social,
Sistema Socioeducativo, Pedagogia Jurídica, cultura, museu, violência doméstica, adoção,
drogadição, aviação civil, educação laboral, de trânsito, patrimonial, previdenciária e
eleitoral; desenvolvimento de atividades pedagógicas variadas, não relacionadas à docência
diretamente; atendimento de pessoas em diferentes faixas etárias e condições sociais;
necessidade de compreender a realidade educativa além da escolarização
formal/alfabetização, requerendo saberes que extrapolam o saber-fazer da sala de aula;
conhecimentos de base da graduação em Pedagogia são relevantes para a atuação, mas não
suficientes; a área de Gestão de Pessoas/Educação laboral sobressaiu em termos de alocação
dos pedagogos; a exiguidade de referenciais teóricos sobre educação não escolar tem sido um
desafio para a consolidação do trabalho. Esses pontos revelam que a formação no curso de
Pedagogia precisa ser revisitada, para que o percurso curricular permita o trânsito pedagógico
do egresso em diferentes espaços educativos, incluindo os não escolares – com a abordagem
de questões pedagógicas que transcendem a docência escolar; para tanto, a epistemologia da
Pedagogia deve ser assumida como matriz nuclear do currículo, pois ela é capaz de fazer
frente à necessidade de formação educativa do pedagogo em sentido ampliado. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Contribuições da atuação profissional de pedagogos em contextos não escolares para o currículo do curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atuação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diretrizes Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this thesis, linked to the research line "Teaching Profession, Curriculum and Evaluation"
of the Post-graduate Program in Education of the University of Brasilia, inserted in the
Research Group "Curriculum: theoretical conceptions and educational practices", we
investigated the professional performance of non-school educators in public institutions of
the Federal District not linked to the teaching profession based on the problem: what are the
contributions of the professional performance of educators in different non-school contexts
for the discussions about the curriculum of the Pedagogy course? Thus, we aimed to discuss
the contributions of the professional performance of pedagogues in different non-school
contexts to the curriculum of the course of Pedagogy. In the qualitative methodological path,
supported by the dialectic epistemological conception (SEVERINO, 2001; 2017), we resorted
to bibliographic and documental researches and semi-structured interviews. We structured
two axes: 1 - Pedagogy and non-school spaces (theoretical), in which we consolidated the
state of knowledge and the approach of referential works about epistemology of the Pedagogy
(LIBÂNEO, 2021; FRANCO, 2008; FRANCO, LIBÂNEO, PIMENTA, 2011; PIMENTA,
PINTO and SEVERO, 2021); pedagogue's performance in non-schooling spaces (SEVERO
and ZUCCHETTI, 2021; SILVA, 2006); National Curriculum Guidelines of Pedagogy -
Resolution CNE/CP nº 1/2006 (SAVIANI, 2012; LIBÂNEO, 2006; RODRIGUES and
KUENZER, 2007; BORGES, 2014); and curriculum theories (SACRISTÁN, 2017); 2 -
Performance and professional experience of non-school educators (empirical), in which we
analyzed data from interviews (content analysis - BARDIN, 2016) conducted with 29
pedagogues from 14 public institutions of the Federal District not linked to the teaching
profession, to characterize the work (activities performed) and identify the knowledge needed
to perform in non-school spaces. The data was organized into 4 categories - I: Profile of the
group researched, II: Doings - work developed by the pedagogues, III: Knowledge required
by the work and IV: Challenges of the work. With this study, we recognized the work of
pedagogues beyond the school and we took it as a starting point for the identification of
elements of praxis capable of contributing to the reflections about the curriculum of initial
formation regarding the non-schooling field, considering that this space still lacks academic
investigations. Thus, we highlight some results of the research: diversity of spaces of
professional activity for educationalists outside the school; involvement with plural themes:
Social Assistance, Socio-Educational System, Legal Pedagogy, culture, museum, domestic
violence, adoption, drug addiction, civil aviation, labor, traffic, patrimonial, social security
and electoral education; development of varied pedagogical activities, not related to teaching
directly; attendance to people in different age groups and social conditions; the need to
understand the educational reality beyond the formal schooling/literacy, requiring knowledge
that goes beyond the know-how of the classroom; basic knowledge of the graduation in
Pedagogy is relevant for the performance, but not sufficient; the area of People
Management/Labor Education stood out in terms of allocation of pedagogues; the exiguity of
theoretical references on non-schooling education has been a challenge for the consolidation
of the work. These points reveal that the formation in the Pedagogy course needs to be
revisited, so that the curricular course allows the pedagogical transit of the graduate in
different educative spaces, including the non-schooling ones - with the approach of
pedagogical questions that transcend the school teaching; for such, the epistemology of the
Pedagogy must be assumed as nuclear matrix of the curriculum, because it is capable of facing
the need of educative formation of the pedagogue in amplified sense. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|