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Título : Cooperação em crianças
Autor : Nascimento, Maria Lívia do
Orientador(es):: Alencar, Eunice Maria Lima Soriano de
Assunto:: Crianças - comportamento
Psicologia comportamental
Interação social
Cooperação em crianças
Fecha de publicación : 14-abr-2022
Citación : NASCIMENTO, Maria Lívia do. Cooperação em crianças. 1978. x, 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 1978.
Resumen : Neste estudo, foram investigadas as características do comportamento cooperativo em ambiente natural - sala de aula - em três diferentes situações: a) jogo livre, b) situação semi-estruturada (desenho) e c) situação estruturada (construção com blocos). Foram os objetivos do trabalho, além de levantar a frequência e características do comportamento cooperativo nas três diferentes situações, verificar as diferenças entre crianças do sexo masculino e feminino e crianças em grupos homogêneos ou mistos quanto â sexo, neste comportamento. A amostra constituiu-se de trinta e duas crianças pré-escolares, 16 do sexo masculino e 16 do sexo feminino, com aproximadamente 5 anos de idade. Utilizou-se, como instrumento de medida da cooperação, o método de observação direta e sistemática do comportamento. Os dados obtidos indicaram estar este compartimento sujeito a contingências situacionais , ter maior frequência entre meninas e em grupos de apenas dois elementos, principalmente quando as duas crianças eram do mesmo sexo. A aplicação do método etológico favoreceu uma análise descritiva e funcional do comportamento cooperativo, permitindo sua melhor conceituação. Esta análise evidenciou que padrões comportamentais não verbais envolvidos na cooperação podem variar de acordo com a atividade cooperativa. Na situação de desenho, estes padrões foram troca e partilha, ao passo que, durante construção com blocos, respostas como arrumar um bloco na torre foi um dos parâmetros da cooperação. Observaram-se ainda, componentes verbais definidos como sugestão, solicitação e oferecimento na maioria dos eventos cooperativos, independentemente das características situacionais.
Abstract: In this study the cooperative behavior characteristics were investigated in the natural environment - the classroom - in three different situations: a) free play; b) semi-structured situation (drawing); and c) structured situation (block-building task). The main purpose of this study were to analyse the frequencies and categories of the cooperative behavior according to children’s sex and groups. The sample was thirty-two preschool children, sixteen boys and sixteen girls. The mean age of the sample was five years old. Ethological observations techniques were used to collect the data. The results showed this behavior to be subjected to situational contingencies, a higher frequency among girls and in groups with two children. A descriptive and funtional analysis of the cooperative behavior resulted from the ethological techniques used. This analysis indicated tliat non-verbal behavioral patterns related to cooperation might change according, to the cooperative activity. In the drawing situation, exchange and sharing were the non-verbal patterns observed while during block building the straightening of a block in the tower was a cooperative parameter. Also verbal components as suggestion solicitation and offering independently of the situational characteristics, were observed in the most part of the cooperativos events.
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 1978.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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