Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/45276
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
LIVRO_PesquisaProjetoIndustrializacao.pdf34,98 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Pesquisa, projeto e industrialização : a participação da arquitetura na UnB de Darcy Ribeiro
Auteur(s): Aliaga Fuentes, Maribel del Carmen
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-8244-8412
Assunto:: Universidade de Brasília - história
Universidade de Brasília. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - história
Arquitetura e urbanismo
Date de publication: 2022
Editeur: Editora Universidade de Brasília
Référence bibliographique: ALIAGA FUENTES, Maribel del Carmen. Pesquisa, projeto e industrialização: a participação da arquitetura na UnB de Darcy Ribeiro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2022. E-book (116 p.). ISBN 978-65-5846-113-5. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/305. Acesso em: 08 dez. 2022.
Résumé: Uma cidade criada na poeira vermelha do Cerrado no centro do país, a partir do traço do arquiteto, não poderia prescindir de uma universidade. Assim pensava a intelectualidade brasileira no final dos anos 1950. Essa defesa, assim como a transferência da capital, não era unanimidade, mas foi sendo elaborada, discutida e defendida. Reforçando o debate, temos a participação ativa dos arquitetos que aqui estavam construindo a cidade. Os cursos de arquitetura no Brasil eram poucos e estavam concentrados nas grandes capitais. Apesar de importantes debates sobre os cursos e o ensino, na prática não havia formação docente. Todas essas discussões encontram, na criação da Universidade de Brasília, um ambiente propício para o desenvolvimento do conhecimento. Inserido num contexto único de ausências e experimentações, o curso consegue reunir nomes importantes da arquitetura e do urbanismo, atraindo jovens arquitetos na expectativa de uma carreira acadêmica, além de dar espaço para a criação de novidades que correspondessem aos anseios dos estudantes. O tempo vivido foi curto, pouco mais de dois anos, interrompidos pela ditadura militar de 1964. Porém, reescrevendo e resgatando a memória por nossas personagens, podemos perceber que a intensidade dessa vivência acompanhou sempre os mestrandos da FAU-UnB de 1965.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)
Editora Universidade de Brasília (EDU)
Licença:: Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/305. Acesso em: 08 dez. 2022.
Collection(s) :Livros e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45276/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.