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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/45269
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Titre: Financeirização na Educação Básica : um estudo sobre a Vasta Educação
Auteur(s): Lima, Raimundo da Silva
Orientador(es):: Carvalho, Cristina Helena Almeida de
Assunto:: Financeirização
Mercado educacional
Educação básica
Bolsa de valores
Date de publication: 7-déc-2022
Référence bibliographique: LIMA, Raimundo da Silva. Financeirização na Educação Básica: um estudo sobre a Vasta Educação. 2022. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como se dá financeirização na educação básica por meio da análise de movimentos e estratégias de empresas educacionais de capital aberto com o foco no grupo Vasta. Elencou-se, para tal, três objetivos específicos: verificar as origens do fenômeno pesquisado e fornecer os subsídios teórico-metodológicos utilizados na análise proposta; analisar o momento recente pelo qual a educação básica passa – entre 2017 e 2021; e analisar como a Vasta Educação se insere no fenômeno observado, bem como os impactos da sua atuação para a educação básica brasileira. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa que incluiu pesquisa bibliográfica e documental, bem como o uso de estatística descritiva, tendo como principais fontes de dados o Censo da Educação Básica, a Consultoria Hoper Educacional e os relatórios trimestrais divulgados pela Vasta, assim como os fatos relevantes publicados nas bolsas de valores (B3 e Nasdaq). As buscas nos sites institucionais e das bolsas de valores também foram de fundamental importância, dada a natureza dinâmica do mercado educacional, que está em constante mudança, sendo necessário também a realização de buscas junto aos principais jornais e cadernos de economia do País, como Folha de S. Paulo, Valor Econômico, O Globo, entre outros. O estudo concluiu que a trajetória percorrida pela empresa Vasta se insere no fenômeno da financeirização, pois as estratégias por ela desempenhadas têm como premissa fundamental a maximização dos ganhos e a remuneração dos investidores em detrimento de princípios educacionais. Entre os impactos para a educação básica está a maior participação da empresa nesse nível de ensino, alcançando 20% dos alunos matriculados em instituições privadas. Há ainda as consequências para o processo educacional, uma vez que a prioridade da empresa nos investidores institucionais desconsidera a trajetória, missão e cultura das instituições consideradas parceiras, afetando negativamente o direito público subjetivo de estudantes brasileiros.
Abstract: The main objective of this research was to verify how financialization takes place in basic education through the analysis of the movements and strategies of publicly traded educational companies with a focus on the Vasta group. For this, three specific objectives were listed: to verify the origins of the researched phenomenon and to provide the theoretical-methodological subsidies used in the proposed analysis; to analyze the recent moment that basic education is going through between 2017 and 2021; and to analyze how Vasta Educação is inserted into the observed phenomenon, as well as the impacts of its activities on Brazilian basic education. This is a qualitative quantitative research that included bibliographic and documentary research, as well as the use of descriptive statistics, having as main data sources the Censo da Educação Básica, the Hoper Educational Consulting and the quarterly reports published by Vasta, as well as the material facts published on the stock exchanges (B3 and Nasdaq). Searches on institutional and stock exchange websites were also fundamental, given the dynamic nature of the educational market, which is constantly changing, and it is also necessary to carry out searches in the main newspapers and economics sections such as Folha de S. Paulo, Valor Economico, O Globo, among others. The study concluded that the trajectory taken by the Vasta company is part of the phenomenon of financialization, since the strategies performed by it have as a fundamental premise the maximization of gains and investors' remuneration, to the detriment of educational principles. Among the impacts for basic education are the greater participation of the company in this level of education, reaching 20% of students enrolled in private institutions. There are also consequences for the educational process, since the company's priority in institutional investors disregards the trajectory, mission and culture of the institutions considered partners, negatively affecting the subjective public right of Brazilian students.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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