Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45267
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_HélioRodriguesdosSantos.pdf4,07 MBAdobe PDFView/Open
Title: Práticas socioetnoculturais e o ensino de Matemática na perspectiva da etnomatemática em uma escola quilombola : possibilidades e desafios
Authors: Santos, Hélio Rodrigues dos
Orientador(es):: Moreira, Geraldo Eustáquio
Assunto:: Quilombos - educação
Práticas socioetnoculturais
Matemática - estudo e ensino
Etnomatemática
Issue Date: 5-Dec-2022
Citation: SANTOS, Hélio Rodrigues dos. Práticas socioetnoculturais e o ensino de Matemática na perspectiva da etnomatemática em uma escola quilombola: possibilidades e desafios. 2022. 179 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Abstract: A Educação Escolar Quilombola é uma modalidade da Educação Básica que se encontra em construção. Os princípios dessa modalidade demandam o trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor respeitando os saberes e fazeres tradicionais deste grupo social, a identidade, a cultura, as tradições e as práticas socioetnoculturais. Assim sendo, ensinar Matemática partindo da realidade socioetnocultural, utilizando instrumentos da comunidade e incluindo os estudantes, que por muitas ocasiões, as suas experiências sociais ficaram a porta da escola, é a proposta que fundamenta está dissertação. Portanto, o objetivo desta pesquisa é identificar como uma escola quilombola pode reconhecer as práticas socioetnoculturais e utilizá-las na perspectiva da Etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, sendo que, a organização da dissertação baseou-se no multipaper, formato em que os Capítulos II, III e IV são organizados na estrutura de artigo (resumo, introdução, referencial, metodologia, considerações e referências). Os participantes desta investigação foram seis professores que ensinam Matemática e 32 estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os resultados apontaram que a Educação Escolar Quilombola figurou recentemente nas agendas governamentais brasileiras; existe uma discrepância entre o que está assegurado pela Lei e o praticado, além disso, constatamos que as pesquisas no campo da Etnomatemática e Educação Escolar Quilombola na Chapada dos Veadeiros são incipientes, tornando-se necessárias pesquisas acadêmicas neste campo educacional. Verificou-se, também, que os professores têm consciência de ensinar Matemática partindo da realidade dos estudantes, no entanto, apresentam dificuldades metodológicas, conceituais e estruturais para ensinar Matemática mantendo a cultura quilombola bem como adaptar os livros didáticos ao processo de vida dos estudantes quilombolas. Concluímos que, após as atividades, a Etnomatemática mostra-se como uma prática viva nas comunidades quilombolas e contribui para estimular o ensino de Matemática em sala de aula em uma perspectiva socioetnocultural. Entretanto, é preciso investir em mais experiências como essas para somar no campo do ensino das comunidades quilombolas.
Abstract: Quilombola School Education is a modality of Basic Education that is under construction. The principles of this modality demand the pedagogical work developed by the teacher respecting the traditional knowledge and practices of this social group, the identity, culture, traditions and socio-ethnocultural practices. Therefore, teaching Mathematics starting from the socio-ethnocultural reality, using community instruments and including students, who on many occasions, their social experiences were at the door of the school, is the proposal that underlies this dissertation. Therefore, the objective of this research is to identify how a quilombola school can recognize socioethnocultural practices and use them from the perspective of Ethnomathematics in the teaching and learning process of Mathematics. This is an exploratory qualitative research, and the organization of the dissertation was based on the multipaper, format in which Chapters II, III and IV are organized in the article structure (abstract, introduction, reference, methodology, considerations and references). The participants of this investigation were six teachers who teach Mathematics and 32 students from the initial and final years of Elementary School. The results showed that Quilombola School Education has recently figured on Brazilian government agendas; there is a discrepancy between what is guaranteed by law and what is practiced, in addition, we found that research in the field of Ethnomathematics and Quilombola School Education in Chapada dos Veadeiros is incipient, making academic research in this educational field necessary. It was also found that teachers are aware of teaching Mathematics starting from the reality of the students, however, they present methodological, conceptual and structural difficulties to teach Mathematics while maintaining the quilombola culture as well as adapting textbooks to the life process of quilombola students. We conclude that, after the activities, Ethnomathematics is shown as a living practice in quilombola communities and contributes to stimulating the teaching of Mathematics in the classroom from a socio-ethnocultural perspective. However, it is necessary to invest in more experiences like these to add to the teaching field of quilombola communities.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/45267/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.