http://repositorio.unb.br/handle/10482/45248
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_CapacitacaoProfissionaisSaude.pdf | 900,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Capacitação de profissionais de saúde no manejo de comportamentos problemas em idosos com transtono neurocognitivo maior |
Otros títulos : | Training of health professionals in the management of problem behaviors in elderly people with major neurocognitive disorder Formación de profesionales de la salud en el manejo de conductas problemáticas en personas mayores con trastorno neurocognitivo mayor |
Autor : | Aggio, Natalia Maria Parejo, Valéria |
metadata.dc.contributor.email: | mailto:nanaggio@hotmail.com |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-9719-6067 |
Assunto:: | Comportamento - análise Gerontologia Idosos - comportamento |
Fecha de publicación : | 4-abr-2022 |
Editorial : | ABPMC |
Citación : | AGGIO, Natalia M.; PAREJO, Valéria. Capacitação de profissionais de saúde no manejo de comportamentos problemas em idosos com transtono neurocognitivo maior. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, São Paulo, v. 24, 2022. DOI 10.31505/rbtcc.v24i1.1657. Disponível em: https://rbtcc.webhostusp.sti.usp.br/index.php/RBTCC/article/view/1657. Acesso em: 04 dez. 2022. |
Resumen : | O conhecimento de conceitos básicos em análise do comportamento aplicada é considerado um elemento crítico para a qualidade da prestação de serviço do analista do comportamento. Porém, há escassez na literatura brasileira de cursos que ensinam esse conceitos para profissionais que trabalham com a população idosa. Levando em consideração o aumento de pessoas com transtorno neurocognitivo maior (TNM) e o fato de que problemas de comportamento são mais comuns nessa população, o presente trabalho descreve um curso que teve como objetivo capacitar profissionais a identificar e descrever conceitos básicos relevantes para a atuação no manejo de comportamentos problemáticos em idosos com TNM. A performance foi aferida por meio de pré-teste e pós-testes em um delineamento de sondas múltiplas. Os resultados mostraram melhora no desempenho dos participantes após os curso e manutenção desse bom desempenho. Entende-se que o curso foi efetivo em cumprir seu objetivo. |
Abstract: | Knowledge of basic concepts in applied behavior analysis is critical to quality service delivery by behavior analysts. However, there is little research published in Brazil about courses that teach these concepts to direct care staff working with the elderly population. Considering the increase in diagnosis of major neurocognitive disorder (MND) and the fact that behavior problems are more common in this population, this paper describes a course that aimed to train professionals to identify and describe basic concepts relevant to managing problem behaviors in older adults with MND. Student performance was tested through pre- and post-tests in a multiple probe design. The results showed improvement in the participants' performance after the course and maintenance of those results. Therefore, the course was effective in meeting its objective. |
Resumen: | El conocimiento de conceptos básicos del análisis de la conducta aplicado es un elemento crítico para la calidad de la prestación de servicios por analistas de la conducta. Sin embargo, hay una escasez en la literatura brasileña sobre cursos que enseñen estos conceptos a profesionales que trabajan con adultos mayores. Con el aumento del número de personas con trastorno neurocognitivo mayor (TNM) y los problemas de conducta más comunes en esta población, este trabajo describe un curso de formación para profesionales con enfasis en identificar y describir los conceptos básicos relevantes para la actuación en el manejo de las conductas problemáticas en los adultos mayores con TNM. El rendimiento se comprobó mediante pruebas previas y posteriores en un diseño de sondeo múltiple. Los resultados mostraron una mejora en el rendimiento de los participantes después del curso y el mantenimiento de este buen rendimiento. El curso fue eficaz en el cumplimiento de su objetivo. |
Licença:: | Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://rbtcc.webhostusp.sti.usp.br/index.php/RBTCC/article/view/1657. Acesso em: 04 dez. 2022. |
DOI: | https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1657 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.