http://repositorio.unb.br/handle/10482/45243
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_AlissonCostaRocha.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Laicidade e religião na Educação Básica do Distrito Federal |
Auteur(s): | Rocha, Alisson Costa |
Orientador(es):: | Rêses, Erlando da Silva |
Assunto:: | Educação básica Laicidade Religião |
Date de publication: | 1-déc-2022 |
Data de defesa:: | 30-jui-2022 |
Référence bibliographique: | ROCHA, Alisson Costa. Laicidade e religião na Educação Básica do Distrito Federal. 2022. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Résumé: | O objetivo da dissertação, a ser desenvolvida a partir da apresentação da teoria social em Marx, é investigar como se manifesta a relação laicidade e religiosidade entre os estudantes da Educação Pública no Ensino Médio da escola pública DF. A intenção é a de compreender as categorias laicidade, religião e educação, com a finalidade de pesquisar a proposta do currículo em movimento da SEEDF - Secretaria de Estado de Educação do DF (2014). Este documento garante uma educação laica, diversa e plural, permitindo uma educação democrática em prol da construção da paz social. Para focalizar mais a pesquisa delineamos como objetivos específicos: identificar como se apresenta a relação laicidade e religiosidade nos documentos oficiais na educação básica do Distrito Federal; observar a presença ou não de manifestações religiosas no interior da escola e conhecer a relação histórica entre laicidade e educação escolar. A investigação utilizou-se da análise documental na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no Currículo em Movimento da SEEDF e na Base Nacional Comum Curricular, de modo a entender a relação da comunidade escolar com a diversidade religiosa e a laicidade garantida nos documentos oficiais. |
Abstract: | The objective of the dissertation, to be developed from the presentation of social theory in Marx, is to investigate how the relationship between secularism and religiosity manifests itself among the students of Public Education in the High School of the public school DF. The intention is to understand the categories secularity, religion and education, with the purpose of researching the proposal of the curriculum in motion of SEEDF - Secretary of State for Education of the DF (2014). This document guarantees a secular, diverse and plural education, allowing a democratic education for the construction of social peace. In order to focus the research further, we outlined the following specific objectives: to identify how the relationship between secularism and religiosity is presented in official documents in basic education in the Federal District; to observe the presence or not of religious manifestations inside the school and to know the historical relationship between secularism and school education. The investigation used documental analysis in the Law of Directives and Bases of Education (LDB), in the Curriculum in Motion of SEEDF and in the National Common Curricular Base, in order to understand the relationship of the school community with religious diversity and guaranteed secularism. in official documents. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.