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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/45184
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Titre: Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II?
Autre(s) titre(s): Is there an association between phonemic awareness and the reading ability of adolescents at secondary elementary school?
Auteur(s): Reis, Vanessa de Oliveira Martins
Melo, Juliana Dafne Pereira de
Mesquita, Kimberlinn Braga
Jesus, Luciana Cássia de
Alves, Luciana Mendonça
metadata.dc.contributor.email: mailto:vomartins@unb.br
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-4254-2372
https://orcid.org/0000-0003-1858-4158
https://orcid.org/0000-0001-6865-2222
https://orcid.org/0000-0002-0502-1578
https://orcid.org/0000-0002-6403-4117
Assunto:: Adolescentes - linguagem
Leitura
Fonoaudiologia
Date de publication: 22-avr-2022
Editeur: Academia Brasileira de Audiologia
Référence bibliographique: MARTINS-REIS, Vanessa de Oliveira et. al. Há associação entre a consciência fonêmica e a leitura de adolescentes do ensino fundamental II? Audiology - Communication Research, São Paulo, n. 27, art. e2591, 2022. DOI 10.1590/2317-6431-2021-2591. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/q4FnDhmjVLntxPvVC54f48w/?lang=pt. Acesso em: 16 nov. 2022.
Résumé: Objetivo: caracterizar o desempenho de adolescentes em consciência fonêmica e verificar a associação entre essa habilidade e a leitura de palavras. Métodos: participaram do estudo 83 adolescentes, sendo 58 do gênero feminino e 25 do gênero masculino, com idades entre 11 e 16 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II de duas escolas públicas de Belo Horizonte. Foram aplicados testes de consciência fonêmica e a prova de leitura de palavras e pseudopalavras. Resultados: os adolescentes apresentaram maior dificuldade em realizar a tarefa de segmentação fonêmica. Em contrapartida, na execução das tarefas de subtração de consoante/vogal/consoante e inversão, houve efeito teto. Observou-se correlação positiva entre as tarefas da consciência fonêmica e a leitura de palavras e pseudopalavras. Conclusão: O desenvolvimento da consciência fonológica ainda é necessário na adolescência e, além disso, se pode dizer que o desenvolvimento dessa habilidade contribui de forma significativa para o bom desempenho da leitura no ensino fundamental II.
Abstract: Purpose: To ascertain the performance of adolescent’s phonemic awareness and corroborate the association between this skill and reading. Methods: Eighty-three adolescents participated in the study consisting of 58 girls and 25 boys aged between 11 and 16 years of age all being enrolled in the 6th to 9th grades of secondary elementary school in two public schools in Belo Horizonte. Phonemic awareness tests and word and pseudoword reading test were carried out. Results: Adolescents had difficulty in performing the phonemic segmentation task, on the other hand when performing the CVC subtraction and inversion tasks there was a ceiling effect. A positive correlation was found between the phonemic awareness tasks and the reading of words and pseudowords. Conclusion: This study concluded that the development of phonological awareness is still necessary in adolescence, i.e. the development of this skill contributes significantly to good reading performance at secondary elementary school level.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Curso de Fonoaudiologia (FCE-FONO)
Licença:: Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial , que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: https://www.scielo.br/j/acr/a/q4FnDhmjVLntxPvVC54f48w/?lang=pt. Acesso em: 16 nov. 2022.
DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2021-2591
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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