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Título : Alcances da Matemática via Olimpíadas e Projetos de Iniciação Científica : uma abordagem social e experimental
Autor : Almeida, Carolina Santos de
metadata.dc.contributor.email: carolina.sto94@gmail.com
Orientador(es):: Ruviaro, Ricardo
Assunto:: Matemática
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
Iniciação científica
Professores de matemática
Fecha de publicación : 11-nov-2022
Citación : ALMEIDA, Carolina Santos de. Alcances da Matemática via Olimpíadas e Projetos de Iniciação Científica: uma abordagem social e experimental. 2022. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumen : A disciplina de Matemática sempre foi alvo de fortes discussões, reflexões e emoções. Seu impacto na sociedade abrange esferas educacionais, sociais e até econômicas. Concentrando-se nas duas primeiras, este trabalho tem por objetivo analisar e divulgar as experiências de ex-medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas (OBMEP), participantes de programas de iniciação científica que seguiram carreira acadêmica, a fim de questionar e promover as consequências positivas vivenciadas por eles. Para isso, foram entrevistados sete estudantes de pósgraduação da Universidade de Brasília (UnB), verificando seus principais desafios, conquistas, opiniões e questões voltados à trajetória acadêmica. Relacionando as experiências da autora e de cada entrevistado com algumas teorias de aprendizagem, bem como coletando dados gráficos, foi possível dissertar e trazer análises e considerações sobre a pesquisa científica no Brasil, o papel do professor, os impactos nas futuras gerações e os benefícios do incentivo e fomento à participação em olimpíadas e programas de iniciação científica.
Abstract: Mathematics has always been the subject of big discussions, reflections and emotions. Its impact on society spans educational, social and even economic spheres. Focusing on the first two, this work aims to analyze and disseminate the experiences of former medalists of the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiad (OBMEP), participants in scientific initiation programs who followed an academic career, in order to question and promote the positive consequences experienced by them. For this, seven graduate students from the University of Brasília (UnB) were interviewed, verifying their main challenges, achievements, opinions and questions regarding their academic trajectory. Relating the author’s and each interviewee’s experiences with some theories of learning, as well as collecting graphic data, it was possible to discuss and bring analyzes and considerations about scientific research in Brazil, the role of the teacher, the impacts on future generations and the benefits of the incentive and promotion participation in Olympics and scientific initiation programs.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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