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Título: Assistência estudantil e permanência na Universidade Federal de Goiás em tempos de calamidade sanitária de COVID-19
Autor(es): Irineu, Bianca Stéfani Alexandre
E-mail do autor: stefanibyan22@hotmail.com.br
Orientador(es): Duarte, Janaína Lopes do Nascimento
Assunto: Educação superior
Capitalismo dependente
Assistência estudantil
Ensino remoto emergencial
Universidade Federal de Goiás
Data de publicação: 10-Nov-2022
Referência: IRINEU, Bianca Stéfani Alexandre. Assistência estudantil e permanência na Universidade Federal de Goiás em tempos de calamidade sanitária de COVID-19. 2022. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta Dissertação trata sobre a permanência de estudantes ingressantes em 2020 e 2021, contemplados com bolsas, ações e programas institucionais da Assistência Estudantil, durante o agravamento da pandemia do novo coronavírus e em relação ao contexto da nova modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Ela objetivou apreender as estratégias/ações institucionais assumidas no âmbito da Assistência Estudantil para efetivação da permanência de estudantes que ingressaram em 2020 e 2021 na Universidade Federal de Goiás (UFG)/Regional Goiânia, em tempos de pandemia da Covid-19, considerando a educação superior no Brasil sob os ditames do capitalismo dependente. Parte-se do pressuposto que as ações e programas institucionais da Assistência Estudantil na UFG, durante o período da pandemia de Covid-19 com o ERE, não garantiram, por si mesmas, a permanência estudantil. Para tal, utilizou-se de levantamento bibliográfico e pesquisa documental a partir de documentos oficiais e lives institucionais da UFG, regulamentos, portarias e legislações sobre a Assistência Estudantil através dos dados disponíveis nos sítios eletrônicos oficiais (UFG Oficial; PRAE UFG; Analisa UFG), bem como Relatórios Anuais da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis dos anos de 2019 e 2020. Foi solicitado dados quantitativos para a Diretoria de Articulação Acadêmica (DISA) da Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) de estudantes que ingressaram nos cursos da UFG (Regional Goiânia e Aparecida de Goiânia), no ano de 2020 e 2021, e, que foram contemplados com bolsas/auxílios e/ou programas da PRAE (2020- 2021). Assim, a sistematização desta pesquisa foi estruturada em três feixes de análise: 1) Educação superior no capitalismo dependente; 2) Perfil dos/as estudantes nas universidades federais e política de assistência estudantil na UFG; e 3) Desafios da política de assistência estudantil em tempos de pandemia. Como resultados, destaca-se que: 1) O padrão dependente da educação superior na atualidade apresenta-se como um nicho mercadológico sob a imagem falseada de democratização da política; 2) A desigualdade social, de classe, renda, raça, etnia, gênero e regionalidade é uma realidade estruturante no acesso e permanência estudantil à educação superior brasileira; 3) A fragilidade legal da Assistência Estudantil, bem como sua lógica focalizada e seletiva se apresentam cada vez mais insuficientes para atender a todos que possuem o direito de acessá-la; e 4) A política de assistência estudantil é essencial para a construção da permanência estudantil de estudantes da classe trabalhadora, embora seja essencial sua transversalidade com outras políticas de inclusão no ensino superior, visto que, construir mecanismos para o acesso é parte importante, mas não suficiente à garantia do direito à educação superior para a classe trabalhadora.
Abstract: This Dissertation deals with the permanence of freshmen students in 2020 and 2021, awarded with scholarships, actions and institutional programs of Student Assistance, during the worsening of the new coronavirus pandemic and in relation to the context of the new Emergency Remote Teaching (ERE) modality in Federal University of Goiás (UFG). It aimed to apprehend the institutional strategies/actions undertaken within the scope of Student Assistance to effectuate the permanence of students who entered the Federal University of Goiás (UFG)/Regional Goiânia in 2020 and 2021, in times of the Covid-19 pandemic, considering education in Brazil under the dictates of dependent capitalism. It is assumed that the actions and institutional programs of Student Assistance at UFG, during the period of the Covid-19 pandemic with the ERE, did not guarantee, by themselves, student permanence. To this end, we used a bibliographic survey and documentary research from official documents and institutional online presentations of UFG, regulations, ordinances and legislation on Student Assistance through data available on official websites (UFG Official; PRAE UFG; Analyze UFG), as well as Annual Reports of the Dean of Student Affairs for the years 2019 and 2020. Quantitative data was requested from the Academic Articulation Board (DISA) of the Dean of Student Affairs (PRAE) of students who entered the UFG courses (Regional Goiânia and Aparecida de Goiânia), in 2020 and 2021, and that were awarded with scholarships/aid and/or programs from PRAE (2020-2021). Thus, the systematization of this research was structured in three axes of analysis: 1) Higher education in dependent capitalism; 2) Profile of students at federal universities and student assistance policy at UFG; and 3) Challenges of student assistance policy in times of a pandemic. As a result, it is highlighted that: 1) The pattern dependent on higher education nowadays presents itself as a market niche under the falsified image of democratization of politics; 2) Social, class, income, race, ethnicity, gender and regional inequality is a structuring reality in student access and permanence in Brazilian upper education; 3) The legal fragility of Student Assistance, as well as its focused and selective logic, are increasingly insufficient to serve all who have the right to access it; and 4) The student assistance policy is essential for the construction of student permanence of working class students, although its transversality with other inclusion policies in upper education is essential, since building mechanisms for access is an important part, but not sufficient to guarantee the right to upper education for the working class.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Serviço Social (ICH SER)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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