http://repositorio.unb.br/handle/10482/45139
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_JitoneLeônidasSoares.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Estudo de caso : EduAVC : metodologia de concepção e avaliação de aplicativo mHealth |
Autor : | Soares, Jitone Leônidas |
metadata.dc.contributor.email: | jleonidas@unb.br |
Orientador(es):: | Oliveira, Ricardo Jacó de |
Assunto:: | Aplicativos móveis Saúde móvel Telemedicina Acidente vascular encefálico |
Fecha de publicación : | 7-nov-2022 |
Data de defesa:: | 4-ago-2022 |
Citación : | SOARES, Jitone Leônidas. Estudo de caso: EduAVC: metodologia de concepção e avaliação de aplicativo mHealth. 2022. 162 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumen : | O AVE - Acidente Vascular Encefálico, ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro é rompido ou bloqueado, interrompendo o fluxo sanguíneo e o oxigênio cerebral, sendo a 2ª principal causa de morte no mundo. Em virtude da popularização e acessibilidade dos celulares no Brasil, sugerimos que é possível desenvolver aplicativos inovadores para educação em AVE. O objetivo desse estudo, foi elaborar uma metodologia de concepção e avaliação de aplicativo, identificando e apresentando as percepções sobre aprendizado e uso do app EduAVC. Sobre a metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com objetivo descritivo conforme orientam os autores Maria Cecília de Souza Minayo e John W. Creswell, em que optamos pela modalidade estudo de caso, assim como orienta Robert Yin. Consistiu no desenvolvimento do aplicativo EduAVC para sistemas Android, em língua portuguesa, para as lojas Google Play. O app possuí informações cientificas, vídeos animados e ilustrações sobre a doença, sendo uma tecnologia para aplicativo do tipo mHealth. A partir das referências e inspirações dos instrumentos MAUQ, PSSUQ e SUS, criamos um instrumento personalizado, objetivando coletar as percepções dos participantes da pesquisa, em relação aos 37 itens, em 4 seções, que visavam mensurar o aprendizado, facilidade de uso, organização das informações e utilidade do aplicativo, sendo uma pesquisa aprovada pelo comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília, com CAAE - Certificado de Apresentação de Apreciação Ética número: 40507820.4.0000.0030. Nos resultados, observamos a predominância de usuários “Muito satisfeitos” e “Satisfeitos” com o app EduAVC, e percepções que indicaram uma maioria de usuários que possuem pós graduação, tendo presenciado um AVE na família. Nas conclusões, indicamos que o aplicativo registrou aceitabilidade de uso pelos participantes e alguma eficácia na educação sobre a doença, podendo ser uma tecnologia adequada para o aprendizado e autocuidado em AVE no Brasil, e em países emergentes. |
Abstract: | Stroke occurs when a blood vessel in the brain is ruptured or blocked, interrupting blood flow and cerebral oxygen, being the 2nd leading cause of death in the world. Due to the popularization and accessibility of cell phones in Brazil, we suggest that it is possible to develop innovative applications for stroke education. The objective of this study was to develop a methodology for app design and evaluation, identifying and presenting perceptions about learning and using the EduAVC app. Regarding the methodology, this is an applied research, with a qualitative approach, with a descriptive objective as guided by the authors Maria Cecília de Souza Minayo and John W. Creswell, in which we opted for the case study modality, as guided by Robert Yin. It consisted in the development of the EduAVC application for Android systems, in Portuguese, for Google Play stores. The app has scientific information, animated videos and illustrations about the disease, being a technology for an mHealth application. From the references and inspirations of the MAUQ, PSSUQ and SUS instruments, we created a personalized instrument to collect the perceptions of the research participants, in relation to the 37 items, in 4 sections, which measured learning, ease of use, organization of information and usefulness of the application, being a research approved by the Research Ethics Committee in Health Sciences, University of Brasília, with Certificate of Presentation of Ethical Appreciation number: 40507820.4.0000.0030. In the results, we observed the predominance of “Very satisfied” and “Satisfied” users with the EduAVC app, and perceptions that indicated a majority of users who have postgraduate degrees, having witnessed a stroke in the family. In the conclusions, we indicate that the application registered acceptability of use by the participants and effectiveness in education about the disease, being able to be an appropriate technology for learning and self-care in stroke in Brazil, and in emerging countries. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
Descripción : | Tese (Doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Da Saúde, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.