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Título: Ensino de Química e Educação em Direitos Humanos : oficinas pedagógicas como estratégia didática na socioeducação
Autor(es): Lura, Iago Silva Oliveira
Orientador(es): Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima
Assunto: Ensino de ciências
Educação em Direitos humanos
Socioeducação
Oficinas pedagógicas
Data de publicação: 7-Nov-2022
Referência: LURA, Iago Silva Oliveira. Ensino de Química e Educação em Direitos Humanos: oficinas pedagógicas como estratégia didática na socioeducação. 2022. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O ensino que se lança em direção da formação cidadã está presente em diversos textos acadêmicos e documentos oficiais, diversificadas são as justificativas para que se viabilize um ensino que se comprometa com a formação cidadã. Essas justificativas são ressaltadas quando se pensa em um contexto socioeducativo, onde há a necessidade de colaborar não apenas para a formação cidadã, mas também para novas possibilidades de trajetórias de vida. Partindo do pressuposto que o ensino de ciências é carregado de sentidos e objetivos, esta pesquisa visou contribuir para a formação cidadã de estudantes de uma unidade de internação em Brasília – DH. Para alcançar o objetivo de contribuir para a formação cidadã desses alunos, buscou-se aproximar os campos teóricos da Educação em Direitos Humanos e do Ensino de ciências por meio de Oficinas Pedagógicas em Direitos Humanos, norteadas pela temática da alimentação. O contexto da pesquisa se deu em uma unidade de internação em Brasília – DF, com alunos em situação provisória de privação de liberdade. A abordagem da pesquisa que aqui se apresenta é de cunho qualitativo e teve como fonte de dados as produções textuais elaboradas pelos estudantes durante os encontros das oficinas pedagógicas, assim como anotações em caderno de bordo e observação, por parte do professor pesquisador. Esses dados foram analisados sob a perspectiva da Análise Textual Discursiva – ATD. Do conjunto de dados analisados, pode-se perceber potencialidades ao articular a educação em direitos humanos e o ensino de ciências por meio de oficinas pedagógicas em direitos humanos, ao passo que os momentos de execução das oficinas permitem que os participantes migrem de um campo de menor reflexão, a respeito do contexto que estão inseridos, para um campo de maior reflexão, munidos de maiores conhecimentos não apenas a respeito da química, mas também das relações estabelecidas entre essa e a sociedade.
Abstract: The teaching that is launched in the direction of citizen education is present in several academic texts and official documents, there are several justifications for enabling a teaching that is committed to citizen education. These justifications are highlighted when thinking about a socio-educational context, where there is a need to collaborate not only for citizen education, but also for new possibilities of life trajectories. Assuming that science teaching is loaded with meanings and objectives, this research aimed to contribute to the citizenship education of students at an internment unit in Brasília - DF. In order to achieve the objective of contributing to the citizenship formation of these students, we sought to bring together the theoretical fields of Human Rights Education and Science Teaching through Pedagogical Workshops on Human Rights, guided by the theme of food. The context of the research took place in a detention unit in Brasília - DF, with students in a provisional situation of deprivation of liberty. The research approach presented here is of a qualitative nature and had as a data source the textual productions prepared by the students during the meetings of the pedagogical workshops, as well as notes in the logbook and observation, by the researcher teacher. These data were analyzed from the perspective of Discursive Textual Analysis – DTA. From the analyzed data set, potentialities can be perceived when articulating human rights education and science teaching through pedagogical workshops on human rights, while the moments of execution of the workshops allow the participants to migrate from a field of less reflection, regarding the context in which they are inserted, for a field of greater reflection, equipped with greater knowledge not only about chemistry, but also about the relationships established between it and society.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Instituto de Física (IF)
Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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