Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Elaine Nolasco | - |
dc.contributor.author | Santana, Elivaldo Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T21:37:49Z | - |
dc.date.available | 2022-11-03T21:37:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-16 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Elivaldo Ribeiro de. Avaliação da efetividade no tempo de tramitação do licenciamento prévio de estruturas rodoviárias. 2022. 97 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45092 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tempo de tramitação dos processos de licenciamento ambiental federal envolve múltiplos
atores e, portanto, os mesmos podem ser corresponsáveis por eventuais atrasos na emissão de
Licenças Prévias (LPs). O objetivo deste estudo foi sistematizar o tempo médio consumido pelos
atores envolvidos no processo de licenciamento ambiental de estruturas rodoviárias na fase de
licenciamento prévio. Foram selecionados oito processos de licenciamento de estruturas
rodoviárias que obtiveram LP entre os anos de 2009 a 2018 sob a exigência de Estudo de Impacto
Ambiental (EIA).Todos os processos foram submetidos ao método de análise documental. Os
resultados da sistematização mostraram que a maioria das etapas analisadas não foram concluídas
no tempo fixado pelos instrumentos normativos, portanto, há pouca efetividade no tempo de
tramitação. O órgão ambiental mostrou efetividade temporal apenas nas etapas de triagem e na
convocação de audiência pública. No que diz respeito ao empreendedor, apenas a entrega do
registro e transcrição das audiências públicas e a prestação de informações complementares
acerca da análise técnica do EIA/RIMA foi transativamente efetiva. A manifestação dos órgãos
intervenientes e órgãos estaduais de meio ambiente (OEMAs) acerca da minuta do Termo de
Referência (TR) parcial não foi transativamente efetiva. A manifestação dos órgãos
intervenientes, dos OEMAs e dos órgãos municipais de meio ambiente (OMMAs) acerca da
análise técnica do EIA/RIMA não mostrou efetividade transativa. A manifestação de interessados
na realização das audiências públicas ocorreu dentro do prazo fixado, mostrando ser efetiva. O
estudo conclui que a efetividade transativa está sujeita à dimensão de efetividade processual.
Futuras pesquisas sobre a temática precisam considerar duas maneiras de avaliar a efetividade
transativa para melhor refletir a prática dos envolvidos. Primeiro, a média pode ser utilizada para
avaliar o desempenho dos atores e representar o conjunto amostral dos processos, mas os casos
excepcionais inflacionarão o resultado. Segundo a quantidade de processos que se enquadram nos
parâmetros de efetividade também pode refletir o desempenho prático dos envolvidos,
diminuindo a influência de casos isolados. Em ambos os casos, a adesão das partes interessadas é
fundamental, sempre que forem convidadas a prestarem contribuições. Este trabalho assume essa
limitação e reconhece a necessidade de estudos futuros explorando conjuntamente, as dimensões
de efetividade processual e a transativa dos processos de licenciamento prévio. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação da efetividade no tempo de tramitação do licenciamento prévio de estruturas rodoviárias | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licença prévia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciamento ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estruturas rodoviárias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Órgãos intervenientes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The processing time of federal environmental licensing processes involves multiple actors and,
therefore, they maybe co-responsible for anydelays in the emission of Preliminary Licenses
(LPs). This study aimed to systematize the average time taken by the actors involved in the
process of environmental licensing of Road structures during the prelicensing phase. Eight
licensing processes were selected for Road structures that obtained LP between the years 2009 to
2018 under the requirement of an Environmental Impact Study (EIA). All processes were
submitted to the document analysis method. The systematization results showed that most of the
analyzed steps were not completed in the time set by the normative instruments, therefore, there
is little effectiveness in the processing time. The environmental agency showed temporal
effectiveness only in the screening stages and in the convening of a public hearing. As far as the
entrepreneur is concerned, only the delivery of the registration and transcript of the public
hearings and the provision of complementary information about the technical analysis of the
EIA/RIMA was transactively effective. The manifestation of Organs intervening agencies and
state environmental agencies (OEMAs) about the draft of the partial Term of Reference (TR) was
not transactively effective. The manifestation of Organs intervening agencies, the OEMAs and
the municipal environmental agencies (OMMAs) about the technicalan alysis of the EIA/RIMA
did not show transactive effectiveness. The manifestation of those interested in holding the public
hearings took place within the set deadline, proving to be effective. The study concludes that
transactive effectiveness is subject to the procedural effectiveness dimension. Future research on
the subject needs to consider two ways of evaluating transactive effectiveness to better reflect the
practice of those involved. First, the average can be used to evaluate the performance of actors
and represent the sample set of processes, but exceptional cases Will inflate the result. Second,
the number of processes that fit the parameters of effectiveness can also reflect the practical
performance of those involved, reducingtheinfluenceofisolated cases. In both cases, stakeholder
buy-in is critical when ever they are invited to contribute. This work assumes this limitation and
recognizes the need for future studies jointly exploring the dimensions of procedural
effectiveness and the transition of prior licensing processes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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