Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45090
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_NúbiaAlmeidaDuarteOliver.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia
Autor(es): Oliver, Núbia Almeida Duarte
Orientador(es): Gastal, Maria Luiza de Araújo
Assunto: Professores - formação continuada
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Narrativas autobiográficas
Ensino de ciências
Educação científica escolar
Data de publicação: 3-Nov-2022
Referência: OLIVER, Núbia Almeida Duarte. Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia. 2022. 195 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa-ação-formação utilizando pesquisa autobiográfica, realizada com professores de Ciências e Biologia do Distrito Federal por meio de um curso de formação continuada intitulado “Temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia e valorização das ideias de autonomia e reflexividade”. Meu objetivo principal foi analisar as facilidades/dificuldades do trabalho docente dentro da Educação CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade - envolvendo temas controversos, buscando compreender como uma proposta de formação contínua, baseada no aporte teórico-metodológico das narrativas autobiográficas, poderia contribuir para despertar a autonomia e a reflexividade dos professores integrantes desta pesquisa, os envolvendo em uma prática pedagógica voltada para uma formação crítica, autônoma, reflexiva e criativa. O curso proposto foi construído em conjunto com dez (nove ao final) docentes participantes, na perspectiva humanística de Paulo Freire. Após seis encontros de formação continuada, realizei uma entrevista semiestruturada com oito dos docentes cursistas, conforme planejamento de minha pesquisa. O material produzido no curso de formação continuada (discursos e narrativas), na entrevista semiestruturada e em meu diário de escuta foram interpretados pela ferramenta denominada análise textual discursiva - ATD (MORAES, 2003), com criação de três categorias de análise: (1) Percepções docentes: temas controversos envolvendo CTS no Ensino de Ciências/Biologia, autonomia e reflexividade; (2) As experiências pessoais para o “eu professor”/“eu professora”; (3) O curso de formação continuada e as narrativas autobiográficas em um fazer docente autônomo e reflexivo. Os temas controversos repercutem na educação científica escolar. A educação CTS, que pode envolver questões sociocientíficas, é promissora para o desenvolvimento de uma alfabetização científica que valorize o protagonismo, a crítica, a criatividade e a formação cidadã (SANTOS; MORTIMER, 2002). Assim, é importante valorizar a autonomia e a reflexividade no ambiente escolar para fortalecer a construção de uma sociedade democrática em tempos tão controversos. Ressaltar a subjetividade no trabalho com narrativas autobiográficas (JOSSO, 2010), enfatizando a “escuta sensível” (BARBIER, 2007, p. 93), significa valorizar as histórias de vida em um processo reflexivo e formativo. Os resultados desta pesquisa evidenciam que o curso contribuiu para avivar o interesse e percepção dos professores de Ciências/Biologia do Distrito Federal envolvidos na temática proposta sobre a possibilidade e a necessidade da abordagem de temas controversos em sala de aula para uma formação discente autônoma, reflexiva, crítica, criativa e cidadã. Outra questão referiu-se à valorização de espaços formativos que priorizem a “escuta sensível” e o conhecimento dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, bem como o trabalho com as narrativas autobiográficas. Os docentes relataram consciência sobre a importância de trabalhar, dialogar, discutir e debater temas controversos e ideias de autonomia e reflexividade com os discentes, expondo suas facilidades e realçando suas dificuldades específicas na abordagem de questões de natureza controversa como, por exemplo, as relacionadas à sexualidade. Percebi o anseio dos professores por investimentos em cursos de formação inicial/continuada (principalmente) com abordagem sobre temas controversos no Ensino de Ciências/Biologia e valorização do narrar e do escutar sobre as experiências de vida. Os docentes precisam de apoio no ambiente escolar e de políticas públicas que valorizem seu trabalho e sua liberdade de ensinar, sendo necessário rever o excesso de responsabilidades e encargos atuais direcionados aos profissionais da educação.
Abstract: This is an action-training research of using autobiographical narratives, carried out with Science and Biology teachers from the Federal District through a continuing education course entitled "Controversial Issues in Science and Biology Teaching and valuing the ideas of autonomy and reflexivity". My main objective was to analyze the facilities/difficulties of teaching work within CTS Education - Science, Technology and Society - involving controversial topics, seeking to understand how a proposal for continuing education, based on the theoretical-methodological contribution of autobiographical narratives, could contribute to awakening the autonomy and reflexivity of the teachers involved in this research, involving them in a pedagogical practice aimed at a critical, autonomous, reflective and creative formation. The proposed course was built together with ten (nine at the end) participating teachers, in the humanistic perspective of Paulo Freire. After six continuing education meetings, I conducted a semi-structured interview with eight of the course participants, according to my research plan. The material produced in the continuing education course (speeches and narratives), in the semi-structured interview and in my listening diary were interpreted by the tool called discursive textual analysis - ATD (MORAES, 2003), creating three categories of analysis: (1) Teacher perceptions: controversial issues involving CTS in Science/Biology Teaching, autonomy and reflexivity; (2) Personal experiences for the “I teacher”/“I teacher”; (3) The continuing education course and autobiographical narratives in an autonomous and reflective teaching practice. Controversial themes reverberate in school science education. CTS education, which may involve socio-scientific issues, is promising for the development of scientific literacy that values protagonism, criticism, creativity and citizen education (SANTOS; MORTIMER, 2002). Thus, it is important to value autonomy and reflexivity in the school environment to strengthen the construction of a democratic society in such controversial times. Emphasizing subjectivity in working with autobiographical narratives (JOSSO, 2010), emphasizing “sensitive listening” (BARBIER, 2007, p. 93), means valuing life stories in a reflective and formative process. The results of this research show that the course contributed to enlivening the interest and perception of Science/Biology teachers from the Federal District involved in the proposed theme about the possibility and necessity of approaching controversial topics in the classroom for an autonomous, reflective student formation, critical, creative and citizen. Another issue referred to the valorization of training spaces that prioritize “sensitive listening” and the knowledge of those involved in the teaching-learning process, as well as working with autobiographical narratives. Teachers reported awareness of the importance of working, dialoguing, discussing and debating controversial topics and ideas of autonomy and reflexivity with students, exposing their facilities and highlighting their specific difficulties in addressing controversial issues, such as those related to sexuality. I noticed the teachers' desire to invest in initial/continuing training courses (mainly) with an approach to controversial topics in Science/Biology Teaching and valuing narrating and listening to life experiences. Teachers need support in the school environment and public policies that value their work and their freedom to teach.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Instituto de Física (IF)
Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.