Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gastal, Maria Luiza de Araújo | - |
dc.contributor.author | Oliver, Núbia Almeida Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T21:30:43Z | - |
dc.date.available | 2022-11-03T21:30:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-15 | - |
dc.identifier.citation | OLIVER, Núbia Almeida Duarte. Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia. 2022. 195 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45090 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de uma pesquisa-ação-formação utilizando pesquisa autobiográfica, realizada com
professores de Ciências e Biologia do Distrito Federal por meio de um curso de formação
continuada intitulado “Temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia e valorização
das ideias de autonomia e reflexividade”. Meu objetivo principal foi analisar as
facilidades/dificuldades do trabalho docente dentro da Educação CTS - Ciência, Tecnologia e
Sociedade - envolvendo temas controversos, buscando compreender como uma proposta de
formação contínua, baseada no aporte teórico-metodológico das narrativas autobiográficas,
poderia contribuir para despertar a autonomia e a reflexividade dos professores integrantes
desta pesquisa, os envolvendo em uma prática pedagógica voltada para uma formação crítica,
autônoma, reflexiva e criativa. O curso proposto foi construído em conjunto com dez (nove ao
final) docentes participantes, na perspectiva humanística de Paulo Freire. Após seis encontros
de formação continuada, realizei uma entrevista semiestruturada com oito dos docentes
cursistas, conforme planejamento de minha pesquisa. O material produzido no curso de
formação continuada (discursos e narrativas), na entrevista semiestruturada e em meu diário
de escuta foram interpretados pela ferramenta denominada análise textual discursiva - ATD
(MORAES, 2003), com criação de três categorias de análise: (1) Percepções docentes: temas
controversos envolvendo CTS no Ensino de Ciências/Biologia, autonomia e reflexividade; (2)
As experiências pessoais para o “eu professor”/“eu professora”; (3) O curso de formação
continuada e as narrativas autobiográficas em um fazer docente autônomo e reflexivo. Os
temas controversos repercutem na educação científica escolar. A educação CTS, que pode
envolver questões sociocientíficas, é promissora para o desenvolvimento de uma alfabetização
científica que valorize o protagonismo, a crítica, a criatividade e a formação cidadã
(SANTOS; MORTIMER, 2002). Assim, é importante valorizar a autonomia e a reflexividade
no ambiente escolar para fortalecer a construção de uma sociedade democrática em tempos
tão controversos. Ressaltar a subjetividade no trabalho com narrativas autobiográficas
(JOSSO, 2010), enfatizando a “escuta sensível” (BARBIER, 2007, p. 93), significa valorizar
as histórias de vida em um processo reflexivo e formativo. Os resultados desta pesquisa
evidenciam que o curso contribuiu para avivar o interesse e percepção dos professores de
Ciências/Biologia do Distrito Federal envolvidos na temática proposta sobre a possibilidade e
a necessidade da abordagem de temas controversos em sala de aula para uma formação
discente autônoma, reflexiva, crítica, criativa e cidadã. Outra questão referiu-se à valorização
de espaços formativos que priorizem a “escuta sensível” e o conhecimento dos envolvidos no
processo de ensino-aprendizagem, bem como o trabalho com as narrativas autobiográficas. Os
docentes relataram consciência sobre a importância de trabalhar, dialogar, discutir e debater
temas controversos e ideias de autonomia e reflexividade com os discentes, expondo suas
facilidades e realçando suas dificuldades específicas na abordagem de questões de natureza
controversa como, por exemplo, as relacionadas à sexualidade. Percebi o anseio dos
professores por investimentos em cursos de formação inicial/continuada (principalmente) com
abordagem sobre temas controversos no Ensino de Ciências/Biologia e valorização do narrar
e do escutar sobre as experiências de vida. Os docentes precisam de apoio no ambiente
escolar e de políticas públicas que valorizem seu trabalho e sua liberdade de ensinar, sendo
necessário rever o excesso de responsabilidades e encargos atuais direcionados aos
profissionais da educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Narrativas autobiográficas e formação docente autônoma e reflexiva com enfoque CTS envolvendo temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas autobiográficas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação científica escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This is an action-training research of using autobiographical narratives, carried out with
Science and Biology teachers from the Federal District through a continuing education course
entitled "Controversial Issues in Science and Biology Teaching and valuing the ideas of
autonomy and reflexivity". My main objective was to analyze the facilities/difficulties of
teaching work within CTS Education - Science, Technology and Society - involving
controversial topics, seeking to understand how a proposal for continuing education, based on
the theoretical-methodological contribution of autobiographical narratives, could contribute to
awakening the autonomy and reflexivity of the teachers involved in this research, involving
them in a pedagogical practice aimed at a critical, autonomous, reflective and creative
formation. The proposed course was built together with ten (nine at the end) participating
teachers, in the humanistic perspective of Paulo Freire. After six continuing education
meetings, I conducted a semi-structured interview with eight of the course participants,
according to my research plan. The material produced in the continuing education course
(speeches and narratives), in the semi-structured interview and in my listening diary were
interpreted by the tool called discursive textual analysis - ATD (MORAES, 2003), creating
three categories of analysis: (1) Teacher perceptions: controversial issues involving CTS in
Science/Biology Teaching, autonomy and reflexivity; (2) Personal experiences for the “I
teacher”/“I teacher”; (3) The continuing education course and autobiographical narratives in
an autonomous and reflective teaching practice. Controversial themes reverberate in school
science education. CTS education, which may involve socio-scientific issues, is promising for
the development of scientific literacy that values protagonism, criticism, creativity and citizen
education (SANTOS; MORTIMER, 2002). Thus, it is important to value autonomy and
reflexivity in the school environment to strengthen the construction of a democratic society in
such controversial times. Emphasizing subjectivity in working with autobiographical
narratives (JOSSO, 2010), emphasizing “sensitive listening” (BARBIER, 2007, p. 93), means
valuing life stories in a reflective and formative process. The results of this research show that
the course contributed to enlivening the interest and perception of Science/Biology teachers
from the Federal District involved in the proposed theme about the possibility and necessity
of approaching controversial topics in the classroom for an autonomous, reflective student
formation, critical, creative and citizen. Another issue referred to the valorization of training
spaces that prioritize “sensitive listening” and the knowledge of those involved in the
teaching-learning process, as well as working with autobiographical narratives. Teachers
reported awareness of the importance of working, dialoguing, discussing and debating
controversial topics and ideas of autonomy and reflexivity with students, exposing their
facilities and highlighting their specific difficulties in addressing controversial issues, such as
those related to sexuality. I noticed the teachers' desire to invest in initial/continuing training
courses (mainly) with an approach to controversial topics in Science/Biology Teaching and
valuing narrating and listening to life experiences. Teachers need support in the school
environment and public policies that value their work and their freedom to teach. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | - |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | - |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | - |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|