Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45068
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_BancoMundialFormacao.pdf194,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
Outros títulos: World Bank, teachers' formation formation and computer in the education
Autor(es): Moraes, Raquel de Almeida
Assunto: Tecnologia educacional
Professores - formação
Informática na educação
Educação - financiamento
Banco Mundial
Data de publicação: 2-Out-2002
Editora: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)
Referência: MORAES, Raquel de Almeida. Banco Mundial, formação de professores e informática na educação. Linhas Crí­ticas, Brasília, v. 7, n. 12, p. 99-112, 2001. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2889. Acesso em: 17 fev. 2022.
Resumo: O artigo apresenta dados iniciais da pesquisa efetuada sobre: Banco Mundial (BIRD), formação de professores e informática na educação no período 1998-1999. A pesquisa propõe-se a investigar as seguintes questões: Quais são os projetos desenvolvidos em informática na educação que o BIRD financiou e/ou está financiando? Quando e por que os tem financiado? O que a equipe que está recebendo o financiamento conseguiu/está conseguindo como resultados? Que dificuldades tem encontrado? E resistências (dos professores, da equipe, da comunidade)? O artigo destaca o andamento de uma experiência em particular: o PROFORMAÇÃO. Programa de Formação de Professores em Exercício, o qual é financiado pelo FUNDESCOLA, Fundo de Desenvolvimento da Escola, com recursos provenientes do FUNDEF e do BIRD. Ele combina tecnologia de educação à distância com partes presenciais em que os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” em geral, escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. Apesar da existência de tecnologias mais modernas como a Internet, os organizadores julgam que ainda é prematuro o uso da educação à distância via telemática. Ao final, o artigo questiona o modo como a informática é tratada na gestão, a qual poderá estar sendo utilizada para administrar o ensino no sentido de uniformizar procedimentos e controlar o fluxo das informações para facilitar o gerenciamento do BIRD numa região que é geopoliticamente estratégica e de segurança nacional.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Licença: Copyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.