Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/4504
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_MayraOliveiraPereiraBrito.pdf997,65 kBAdobe PDFView/Open
Title: O intelectual e o nacional-popular nas peças Check-up e Em nome do pai, do filho e do espírito santo de Paulo Pontes
Authors: Brito, Mayra Oliveira Pereira
Orientador(es):: Gomes, André Luís
Assunto:: Literatura brasileira - história e crítica
Pontes, Paulo
Issue Date: 7-May-2010
Citation: BRITO, Mayra Oliveira Pereira. O intelectual e o nacional-popular nas peças Check-up e Em nome do pai, do filho e do espírito santo de Paulo Pontes. 2009. 149 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: Através do olhar do(s) intelectual(is) dos textos do dramaturgo Paulo Pontes, Check-up de 1972 e Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo de 1976 o retrato da situação histórico e social do período da década de 1970 é desenhado de modo a compreender e repensar a cultura (popular) brasileira pelas perspectivas de intelectuais e instituições que se destacaram por sua inserção no âmbito da consolidação da cultura brasileira, como o Partido Comunista Brasileiro. O projeto Nacional-Popular de Antonio Gramsci apropriado pela organização cultural do ‘Partidão’ foram determinantes para o posicionamento do intelectual para com a sociedade e, no caso dos textos selecionados de Paulo Pontes, da sociedade brasileira para com o intelectual tendo em vista a hegemonia da recente indústria cultural e suas conseqüências. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Through the glance of (s) intellectual (is) of the texts of the playwright Paulo Pontes, Check-up of 1972 and Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo of 1976 the historical and social portrait of the situation of the period of the decade of 1970 is drawn in way to understand and to rethink the (popular) Brazilian culture for the intellectuals' perspectives and institutions that stood out for his insertion in the context of the consolidation of the Brazilian culture, like the Communist Brazilian Party. The Popular-national project of Antonio Gramsci appropriated by the cultural organization of the ‘Partidão’ they were determinative for the posicionamento of the intellectual for with the society and, in case of the selected texts of Paulo Pontes, of the Brazilian society for with the intellectual I have in mind the predominance hegemony of the recent cultural industry and his consequences.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/4504/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.