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dc.contributor.advisorYannoulas, Silvia Cristina-
dc.contributor.authorSilva, Isabela Fernanda Barros-
dc.date.accessioned2022-10-07T22:08:12Z-
dc.date.available2022-10-07T22:08:12Z-
dc.date.issued2022-10-07-
dc.date.submitted2022-06-10-
dc.identifier.citationSILVA, Isabela Fernanda Barros. As implicações do REUNI no processo de intensificação do trabalho docente na Educação Superior: a experiência da Universidade de Brasília. 2022. 103 f., il. Tese (Doutorado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45013-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese apresenta um estudo sobre a intensificação do trabalho docente no âmbito das reformas no Ensino Superior, principalmente ao que tange o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI – Decreto 6.096/07). O objetivo geral desta pesquisa foi analisar como o processo de expansão de vagas e a democratização do acesso ao ensino impactou o trabalho docente. Essa relação foi observada a partir de uma pesquisa na Universidade de Brasília (UnB), submetida a aprovação do Cep-Conep via Plataforma Brasil. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada no ano de 2019, período que antecede a Pandemia da Covid-19 no Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram 24 docentes, das Ciências Exatas, Ciências da Vida, Humanidades, Artes e Letras, entrevistados por meio de um roteiro semiestruturado. Como método que nos ajuda a entender a realidade, utilizamos o materialismo históricodialético. Os resultados gerais da pesquisa apontam que: i) há maior necessidade de responder aos trabalhos administrativos por parte dos docentes; ii) extensa carga de trabalho fora de expediente; iii) produção aligeirada para cumprir exigências; iv) comprometimento da vida social, familiar; v) aprofundamento do individualismo; vi) as mulheres se sentem mais sobrecarregadas; vi) feminização do magistério marcado pela profissionalização docente das mulheres e vii) adoecimento docente com agravos à saúde mental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs implicações do REUNI no processo de intensificação do trabalho docente na Educação Superior : a experiência da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEnsino superior - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho docentept_BR
dc.subject.keywordDivisão sexual do trabalhopt_BR
dc.subject.keywordReestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis presents a study on the intensification of teaching work within the scope of reforms in Higher Education, especially with regard to the Support Program for Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities (REUNI – Decree 6096/07). The general objective of this research was to analyze how the process of expansion of vacancies and the democratization of access to education impacted teaching work. This relationship was observed from a survey at the University of Brasília (UnB), submitted for approval by Cep-Conep via Plataforma Brasil. The research took place through interviews, using a semi-structured questionnaire with 24 professors, being these from the Exact Sciences, Life Sciences, Humanities, Arts and Letters. As a method that helps us understand reality, we use dialectical historical materialism. The general results of the research indicate that: i) there is a greater need to respond to administrative work on the part of professors; ii) extensive out-of-hours workload; iii) lightened production to meet requirements; iv) impairment of social and family life; v) deepening of individualism; vi) women feel more burdened; vi) feminization of teaching marked by the professionalization of women in teaching.pt_BR
dc.contributor.emailisasilva@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Serviço Social (ICH SER)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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