Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moura, Cristiane Faiad de | - |
dc.contributor.advisor | Molina, Fernanda | - |
dc.contributor.author | Souza, Rodrigo Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T18:16:03Z | - |
dc.date.available | 2022-10-03T18:16:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-04 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Rodrigo Rodrigues de. Construção, evidências de validade e normatização de uma escala de competências socioemocionais para estudantes universitários. 2022. 160 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44963 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As competências socioemocionais têm despertado a atenção de pesquisadores pela sua
relevância teórica e sua aplicabilidade. O objetivo principal desta pesquisa foi a construção, a
busca de evidências de validade e a produção de normas para uma escala de competências
socioemocionais. A tese está organizada em quatro estudos. O Estudo 1 foi dedicado à
revisão integrativa de literatura sobre instrumentos psicométricos de competências
socioemocionais. Foram encontrados 17 instrumentos psicométricos publicados entre os anos
de 2004 e 2019, a partir dos quais foi possível perceber a inexistência de instrumentos
adequados para a população de universitários, o que justificou a construção de uma nova
medida. O Estudo 2 teve como objetivo a proposição de um modelo fatorial específico para o
contexto universitário, bem como a construção de uma medida de competências
socioemocionais e a realização de análise fatorial exploratória do instrumento. O estudo foi
realizado com uma amostra de 365 estudantes. Os resultados apontaram para uma escala com
boas propriedades psicométricas e coerente com o modelo teórico proposto. O Estudo 3 teve
o objetivo de confirmar a estrutura fatorial da escala e produzir normas a partir de uma
amostra de 1.020 estudantes universitários. Os resultados confirmaram a estrutura do
instrumento, mas com a exlusão de quatro itens. Normas gerais, por idade e por sexo, foram
construídas para fins de análises por grupos. O Estudo 4 buscou evidências de validade
externa da versão final do instrumento. Foram encontradas evidências de validade
convergente com outra medida de competências socioemocionais e evidências de validade
critério com medidas de bem-estar subjetivo e de burnout. Conclui-se que o instrumento
construído apresenta boas propriedades psicométricas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Construção, evidências de validade e normatização de uma escala de competências socioemocionais para estudantes universitários | pt_BR |
dc.title.alternative | Construction, validity evidence and standardization of a socioemotional skills scale for university students | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competências socioemocionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competências não cognitivas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Burnout (Psicologia) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Socio-emotional competences have attracted the attention of researchers due to their
theoretical relevance and applicability. The main objective of this research was the
construction, search for evidence of validity and production of norms for a scale of socioemotional competences. The thesis is organized into four studies. Study 1 was dedicated to an
integrative literature review on psychometric instruments of socio-emotional skills. We found
17 psychometric instruments published between 2004 and 2019, from which it was possible
to perceive the lack of adequate instruments for the university population, which justified the
construction of a new measure. Study 2 aimed to propose a specific factor model for the
university context, as well as the construction of a measure of socio-emotional skills and the
carrying out of an exploratory factor analysis of the instrument. The study was carried out
with a sample of 365 students. The results pointed to a scale with good psychometric
properties and consistent with the proposed theoretical model. Study 3 aimed to confirm the
factor structure of the scale and produce norms from a sample of 1,020 university students.
The results confirmed the instrument's structure, but with the exclusion of four items. General
norms, by age and by sex, were constructed for the purposes of group analyses. Study 4
sought evidence of external validity of the final version of the instrument. Evidence of
convergent validity was found with another measure of socio-emotional competence and
evidence of criterion validity with measures of subjective well-being and burnout. It is
concluded that the instrument constructed has good psychometric properties. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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