Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/44841
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
LIVRO_DiarioFilosofoBrasil.pdf8,91 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Diário de um filósofo no Brasil
Auteur(s): Cabrera, Julio
Assunto:: Filosofia - Brasil
Lógica
Ética
Cinema
Date de publication: 2013
Editeur: Unijuí
Référence bibliographique: CABRERA, Julio. Diário de um filósofo no Brasil. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013. 280 p. (Coleção filosofia; 35).
Résumé: Este Diário é um sucinto relatório de uma obra filosófica pessoal e, ao mesmo tempo, um testemunho histórico e político da maneira como os filósofos tiveram de fazer suas filosofias na mudança do milênio na parte sul-americana do planeta, onde se assumir como filósofo foi considerada uma postura arrogante e irresponsável. Na primeira parte estuda-se a conhecida frase "Não há filósofos no Brasil" em três etapas: o que é "Filosofia", o que é o "Brasil" e o que significa "não haver"; na segunda, é narrada a trajetória que levou o autor a sua teoria lógica lexical, à ética negativa e à teoria logopática do cinema; na terceira, são postas as questões do homem cordial, a originalidade (descobrir a pólvora), a fenomenologia do brasileiro e a possibilidade de uma Filosofia Pau Brasil, num diálogo com Sérgio Buarque de Holanda, Oswald de Andrade, Vilém Flusser e Paulo Margutti; e, nesta edição, uma reflexão sobre três tipos de textos filosóficos produzidos no Brasil e no mundo.
Licença:: Autorização concedida ao Professor Julio Cabrera pela Editora Unijuí para disponibilizar o livro "Diário de um filósofo no Brasil" no Repositório Institucional da UnB.
Collection(s) :Livros e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/44841/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.