Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/4479
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Democracia, Mercado e Racionalidade.pdf746,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Democracia, mercado e racionalidade : um estudo sobre o eleitor no Brasil
Autor(es): Gabriel Júnior, José Jorge
Orientador(es): Mueller, Bernardo Pinheiro Machado
Assunto: Racionalismo
Pesquisa eleitoral
Eleições
Data de publicação: Jan-2009
Referência: GABRIEL JÚNIOR, José Jorge. Democracia, mercado e racionalidade: um estudo sobre o eleitor no Brasil. 2009. 73 f. Dissertação (Mestrado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A literatura econômica enfatiza que a eficiência da democracia como sistema de governança está estritamente ligada ao comportamento do eleitor. Entretanto, nem a ciência política nem a ciência econômica chegaram a um consenso a respeito de quais informações são necessárias para que o eleitor tome decisões ótimas. Também não há consenso de qual é a capacidade dos eleitores em processar essas informações corretamente. O presente trabalho visa contribuir para essa literatura ao estudar se os eleitores cometem erros sistemáticos de avaliação dos políticos. Utiliza-se a metodologia sugerida por Wolfers (2002) para verificar se os eleitores filtram adequadamente choques exógenos ao controle dos governadores estaduais ao avaliarem esses políticos. Os resultados encontrados para as eleições estaduais brasileiras entre 1990 e 2006 são semelhantes aos que Wolfers encontra para os Estados Unidos. O eleitor perfaz uma filtragem simples, avaliando relativamente seus Estados em relação aos demais. Contudo, não é capaz de elaborar filtragens mais sofisticadas, incorrendo recorrentemente em erros de avaliação. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The economic literature emphasizes that the efficiency of democracy as a system of governance is closely linked to the behavior of voters. However, neither political science nor economic science reached a consensus about what information is necessary for the voter to make optimal decisions. Likewise, there is no consensus about the voters' ability to process information correctly. This work aims to contribute to this literature examining whether voters make systematic attribution errors. The methodology used is suggested by Wolfers (2002): it measures the extent to which voters irrationally reward state governors for socioeconomic fluctuations that are plausibly unrelated to gubernatorial actions. The results for the Brazilian state elections between 1990 and 2006 are similar to those found by Wolfers for the United States. Voters make rule-of-thumb performance filtering, evaluating their state’s economic performance relative to the national economy. However, more sophisticated tests reveal that voters are consistently fooled.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2009.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.