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Titre: “Mães de primeira viagem” na cultura digital : o uso das plataformas para informação e apoio social
Auteur(s): Silva, Lucélia de Almeida
Orientador(es):: Teles, Lúcio França
Assunto:: Maternidade
Maternidade - aspectos sociais
Cultura digital
Apoio social
Date de publication: 13-sep-2022
Référence bibliographique: SILVA, Lucélia de Almeida. “Mães de primeira viagem” na cultura digital: o uso das plataformas para informação e apoio social. 2022. 165 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Résumé: A transição para a maternidade é complexa e desafiadora, em parte decorrente das pressões sociais advindas das ideologias maternas e do que significa ser mãe imersa na cultura digital. Nessa pesquisa, buscou-se investigar a finalidade da utilização da internet pelas mães de primeira viagem no seu processo de tornarem-se mães. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como método a Teoria Fundamentada nos Dados. Foram geradas 116 respostas por meio de questionário on-line e realizadas 16 entrevistas semiestruturadas on-line com mães de primeira viagem. Para triangulação das informações, foram analisados três perfis do Instagram sobre maternidade mais citados pelas participantes. O estudo se assenta em uma abordagem interdisciplinar, dado as características do campo do estudo – maternidade e cultura digital – sendo os principais referenciais teóricos Andrea O’Reilly, Sharon Hays, Rima Apple, Manuel Castells, José Van Dijck, Thomas Poell e Martijn de Wall. Os dados apontam que as mães utilizam o Instragam para se informar e o WhatsApp para sua rede de apoio social, principalmente pela conveniência do uso dessas plataformas. Há uma valorização do conteúdo de profissionais da saúde, do saber científico, da experiência de outras mães e nessa vastidão de informações as mães se orientam por suas crenças e percepções pessoais. Porém, foram descritos problemas, como perfis do Instagram sobre maternidade utilizarem o discurso científico para ganhar credibilidade, sem citarem estudos ou autores, e que acabam usando do seu prestígio para venda de produtos. Parte da adesão aos grupos de WhatsApp foram orientadas pelos interesses individuais das mães, a partir de trocas com os grupos que possuem as mesmas crenças, reduzindo a possibilidade de contato com a diversidade. As mães utilizaram a internet para resolver suas dúvidas e necessidades na construção de suas maternidades. Os recursos digitais contribuíram para que elas pudessem acessar informações de forma fácil e valorizassem seus pares ao possibilitar trocas de experiências e apoio social.
Abstract: The transition to motherhood is complex and challenging, in part due to social pressures arising from maternal ideologies and what it means to be a mother in digital culture. In this research, we sought to investigate the purpose of using the internet by first-time mothers in their process of becoming mothers. This is qualitative research that used Grounded Theory as a method. 116 responses were generated through an online questionnaire and 16 semi-structured online interviews were carried out with first-time mothers. To triangulate the information, three Instagram profiles on maternity most cited by the participants were analyzed. The study is based on an interdisciplinary approach - motherhood and digital culture - with the main theoretical references being Andrea O'Reilly, Sharon Hays, Rima Apple, Manuel Castells, José Van Dijck, Thomas Poell, and Martijn de Wall. The data show that mothers use Instagram to inform themselves and WhatsApp for their social support network, mainly for the convenience of using these platforms. There is an appreciation of the content of health professionals, scientific knowledge, the experience of other mothers, and in this vastness of information, mothers are guided by their beliefs and personal perceptions. However, problems were described, such as Instagram profiles about motherhood using scientific discourse to gain credibility, without citing studies or authors, and who end up using their prestige to sell products. Part of the adhesion to WhatsApp groups was guided by the individual interests of the mothers, from exchanges with groups that have the same beliefs, reducing the possibility of contact with diversity. Mothers used the internet to solve their doubts and needs in the construction of their motherhood. Digital resources helped them to easily access information and value their peers by enabling exchanges of experiences and social support.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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