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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/44783
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Title: Conjugalidade, coparentalidade e relacionamento com os filhos : subsistemas em interação
Authors: Chiari, Priscila de Oliveira
metadata.dc.contributor.email: prichiari@gmail.com
Orientador(es):: Silva, Isabela Machado da
Assunto:: Conjugalidade
Coparentalidade
Relações parentais
Issue Date: 12-Sep-2022
Citation: CHIARI, Priscila de Oliveira. Conjugalidade, coparentalidade e relacionamento com os filhos: subsistemas em interação. 2022. xii, 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Abstract: A presente dissertação teve por objetivo a compreensão das relações entre conjugalidade, coparentalidade e relacionamento com os filhos em famílias intactas com filhos em idade escolar. Embora o tema em questão seja retratado na literatura, ainda existem poucos estudos nacionais a respeito. Diante desse contexto, foram realizados, nesta pesquisa, dois estudos: uma revisão integrativa da literatura e um estudo de caso de coletivo. O primeiro buscou levantar como a temática tem sido abordada nos últimos cinco anos, recorrendo-se às bases de dados BVS-Psi, Oasis e PsycINFO. Os resultados desse estudo corroboram a interligação dos subsistemas, sinalizando múltiplos fatores que podem influenciar a dinâmica da família, tais como a forma como a díade maneja sua relação conjugal e coparental; a percepção das crianças sobre esses subsistemas; a influência dos filhos na relação do casal; a maneira da família lidar com as flutuações derivadas do ciclo de vida; e a satisfação/insatisfação da díade coparental com as divisões de tarefas relacionadas às crianças. O segundo estudo compreendeu um estudo de caso coletivo qualitativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com três casais pais de crianças de seis a onze anos de idade, e posterior análise de conteúdo. Para a análise dos dados foram selecionadas, com base na literatura, quatro categorias voltadas para a conjugalidade (coesão; afetividade/sexualidade; flexibilidade; e comunicação) e quatro voltadas para a coparentalidade (concordância ou discordância quanto a aspectos relativos ao cuidado e educação das crianças; divisão de trabalho relacionada a crianças; apoio – ou falta de apoio – ao papel coparental; e manejo conjunto das relações familiares). Foi ainda proposta uma categoria de análise adicional (interações da conjugalidade, da coparentalidade e do relacionamento com os filhos). Como resultado, observou-se que os casais que demonstraram maior dificuldade nas dimensões da conjugalidade também perceberam, como um desafio, o manejo coparental, sendo relatado pelos pais uma menor adaptabilidade das crianças e das famílias, além da dificuldade dos casais de abordarem sua relação conjugal sem se referirem à dinâmica com os filhos.
Abstract: The present research aimed to understand the association between conjugality, coparenting and the relationship with children in intact families. Although this subject is mentioned in the literature, there are still few national studies on it. Given this context, two studies were carried out in this research: an integrative literature review and a collective case study. The first sought to raise how the subject has been addressed in the last five years, using the BVS-Psi, Oasis and PsycINFO databases. The findings of this study point out to an existing interconnection between the subsystems, indicating multiple factors that can influence family dynamics, such as: the way the dyad manages their marital and coparenting relationship; children's perception of these subsystems; the influence of children in the couple's relationship; the family's way of dealing with fluctuations derived from the life cycle; and the satisfaction/dissatisfaction of coparents with the divisions of tasks related to children. The second study involved a qualitative research of collective cases, carried out through a semi-structured interview with three couples, parents of children aged between six and eleven years, and subsequent content analysis. For data analysis, four categories focused on conjugality (cohesion; affectivity/sexuality; flexibility; and communication) and four focused on coparenting (agreement or disagreement regarding aspects related to the care and education of children; child-related division of labor; support - or lack of support - for the coparenting role; and joint management of family relationships) were selected based on the literature. An additional analysis category was also proposed (interactions of conjugality, coparenting and the relationship with children). As a result, it was observed that couples who showed greater difficulty in dimensions of conjugality also perceived coparenting management as a challenge, with children having a lower adaptability, in addition to the emergence of indications of crossing between marital and coparenting subsystems, perceived in the couples’ difficulty in approaching their relationship without bringing the dynamics with the children into the conversation.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
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