Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/44734
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JacyaradosSantosCaldas.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Coletivos feministas de mães universitárias : apoio mútuo e luta por institucional
Autor(es): Caldas, Jacyara dos Santos
E-mail do autor: jacydf@gmail.com
Orientador(es): Santos, Silvia Renata Magalhães Lordello Borba
Assunto: Violência de gênero - combate
Enfrentamento coletivo
Universidades e faculdades
Data de publicação: 8-Set-2022
Referência: CALDAS, Jacyara dos Santos. Coletivos feministas de mães universitárias: apoio mútuo e luta por institucional. 2022. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: De que forma pode ser realizado um enfrentamento coletivo de mulheres à violência de gênero no contexto universitário? Neste trabalho foi proposto um diálogo entre a teoria abordada em uma revisão narrativa e os dados obtidos em uma pesquisa utilizando método misto. A pesquisa empírica foi realizada para explorar a percepção de vinte mulheres, vinculadas a treze instituições de ensino superior, participantes de coletivo de mães universitárias, sobre o apoio mútuo entre pares no coletivo e sobre o apoio das instituições de ensino superior a esse grupo. Foi averiguada também a percepção de como o período pandêmico alterou a rotina das participantes. Utilizou-se a análise de conteúdo de Minayo para o estudo das respostas obtidas por meio de um questionário eletrônico. Os resultados mostraram que foi percebida, pelas participantes, sobrecarga de tarefas para as mães no período pandêmico, interferindo no desempenho acadêmico e agravando situações de vulnerabilidade psicossocial. Mostraram ainda que o coletivo de mães é percebido pelas participantes como um local acolhedor, solidário, político e de troca de informações pertinentes às mães universitárias. Por outro lado, a instituição de ensino é percebida pelas participantes como um espaço não acolhedor para mães, que não reconhece em totalidade as demandas das mães universitárias e implementa poucas ações exclusivamente direcionadas à permanência desse grupo. Ao final, foi sugerido pela pesquisadora que, compreendendo as especificidades desse grupo, as instituições de ensino superior adotem políticas de permanência direcionadas a mães universitárias, bem como adotem políticas que promovam igualdade de gênero no ambiente acadêmico.
Abstract: How can a collective confrontation of women against gender violence be carried out in the university context? In this work, a dialogue was proposed between the theory approached in a narrative review and the data obtained in a research using mixed method. Empirical research was carried out to explore the perception of twenty women, linked to thirteen institutions of higher education, participants of collective of university mothers, about mutual support among peers in the collective and about the support of higher education institutions to this group. The perception of how the pandemic period changed the participants' routine was also investigated. Minayo's content analysis was used to study the responses obtained through an electronic questionnaire. The results showed that the participants perceived an overload of tasks for mothers in the pandemic period, interfering with academic performance and aggravating situations of psychosocial vulnerability. They also showed that the mothers' collective is perceived by the participants as a welcoming, supportive, political place and a place for exchanging relevant information among university mothers. On the other hand, the educational institution is perceived by the participants as an unwelcoming space for mothers, which does not fully recognize the demands of university mothers and implements few actions exclusively aimed at the permanence of this group. In the end, it was suggested by the researcher that, understanding the specificities of this group, higher education institutions should adopt permanence policies aimed at university mothers, as well as adopt policies that promote gender equality in the academic environment.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.