Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Silvia Renata Magalhães Lordello Borba | - |
dc.contributor.author | Caldas, Jacyara dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-08T22:02:36Z | - |
dc.date.available | 2022-09-08T22:02:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-15 | - |
dc.identifier.citation | CALDAS, Jacyara dos Santos. Coletivos feministas de mães universitárias: apoio mútuo e luta por institucional. 2022. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44734 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | De que forma pode ser realizado um enfrentamento coletivo de mulheres à violência de gênero
no contexto universitário? Neste trabalho foi proposto um diálogo entre a teoria abordada em
uma revisão narrativa e os dados obtidos em uma pesquisa utilizando método misto. A pesquisa
empírica foi realizada para explorar a percepção de vinte mulheres, vinculadas a treze
instituições de ensino superior, participantes de coletivo de mães universitárias, sobre o apoio
mútuo entre pares no coletivo e sobre o apoio das instituições de ensino superior a esse grupo.
Foi averiguada também a percepção de como o período pandêmico alterou a rotina das
participantes. Utilizou-se a análise de conteúdo de Minayo para o estudo das respostas obtidas
por meio de um questionário eletrônico. Os resultados mostraram que foi percebida, pelas
participantes, sobrecarga de tarefas para as mães no período pandêmico, interferindo no
desempenho acadêmico e agravando situações de vulnerabilidade psicossocial. Mostraram ainda
que o coletivo de mães é percebido pelas participantes como um local acolhedor, solidário,
político e de troca de informações pertinentes às mães universitárias. Por outro lado, a instituição
de ensino é percebida pelas participantes como um espaço não acolhedor para mães, que não
reconhece em totalidade as demandas das mães universitárias e implementa poucas ações
exclusivamente direcionadas à permanência desse grupo. Ao final, foi sugerido pela
pesquisadora que, compreendendo as especificidades desse grupo, as instituições de ensino
superior adotem políticas de permanência direcionadas a mães universitárias, bem como adotem
políticas que promovam igualdade de gênero no ambiente acadêmico. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Coletivos feministas de mães universitárias : apoio mútuo e luta por institucional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência de gênero - combate | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfrentamento coletivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | How can a collective confrontation of women against gender violence be carried out in the
university context? In this work, a dialogue was proposed between the theory approached in a
narrative review and the data obtained in a research using mixed method. Empirical research was
carried out to explore the perception of twenty women, linked to thirteen institutions of higher
education, participants of collective of university mothers, about mutual support among peers in
the collective and about the support of higher education institutions to this group. The perception
of how the pandemic period changed the participants' routine was also investigated. Minayo's
content analysis was used to study the responses obtained through an electronic questionnaire.
The results showed that the participants perceived an overload of tasks for mothers in the
pandemic period, interfering with academic performance and aggravating situations of
psychosocial vulnerability. They also showed that the mothers' collective is perceived by the
participants as a welcoming, supportive, political place and a place for exchanging relevant
information among university mothers. On the other hand, the educational institution is
perceived by the participants as an unwelcoming space for mothers, which does not fully
recognize the demands of university mothers and implements few actions exclusively aimed at
the permanence of this group. In the end, it was suggested by the researcher that, understanding
the specificities of this group, higher education institutions should adopt permanence policies
aimed at university mothers, as well as adopt policies that promote gender equality in the
academic environment. | pt_BR |
dc.contributor.email | jacydf@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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