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dc.contributor.advisorMelo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.authorCruz, Emelle Rodrigues Novais-
dc.date.accessioned2022-09-08T21:58:39Z-
dc.date.available2022-09-08T21:58:39Z-
dc.date.issued2022-09-08-
dc.date.submitted2022-06-29-
dc.identifier.citationCRUZ, Emelle Rodrigues Novais. A relação dos recursos financeiros e a avaliação da qualidade dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade de Brasília. 2022. 89 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44729-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo analisou a relação dos recursos financeiros direcionados aos programas de pós-graduação stricto sensu da UnB com a avaliação quadrienal da qualidade realizada pela CAPES, no ano de 2017. Para melhor análise, selecionamos um programa de cada conceito de avaliação, conforme cada área de conhecimento: PPG em Design, da área de Ciências Humanas e Sociais, avaliado com conceito 3 no curso de mestrado; PPG em Saúde Animal, da área de Ciências Agrárias e Florestais, pontuado com conceito 4 nos cursos de mestrado e doutorado; PPG em Química, da área de Ciências Exatas, conceituado com nota 5 nos cursos de mestrado e doutorado; PPG em Geotecnia, da área de Tecnologia, avaliado com conceito 6 nos cursos de mestrado e doutorado; e PPG em Desenvolvimento Sustentável, da área Interdisciplinar, que obteve conceito 7 nos cursos de mestrado e doutorado. A pesquisa é baseada em metodologia qualitativa, utilizando estratégias de investigação de multicasos, sendo realizado o exame das fichas de avaliação dos respectivos programas de pós-graduação da UnB, a verificação da evolução do orçamento desses programas nos exercícios de 2014 a 2017, além de utilizar o recurso de entrevista aos coordenadores desses PPGs. A partir do exame das fichas de avaliação e nos retornos que obtivemos dos coordenadores foi possível identificar a relação do financiamento com as respectivas avaliações da qualidade, sendo verificado que quanto maior o recurso financeiro, melhores são as possibilidades de fomento à pesquisa de qualidade, fato que contribui para a manutenção e/ou melhora do conceito de qualidade do programa. Como resultado, foi elaborada uma nota técnica ao Decanato de Pós-Graduação da UnB com sugestões de ações a serem implementadas nos programas de pós-graduação a fim de contribuir para a progressão dos conceitos de avaliação da qualidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA relação dos recursos financeiros e a avaliação da qualidade dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.subject.keywordRecursos financeirospt_BR
dc.subject.keywordProgramas de pós-graduaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordEducação superior - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordFinanciamento da educação superiorpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study analyzed the relationship of financial resources directed to stricto sensu graduate programs at UnB with the four-year quality evaluation carried out by CAPES, in 2017. For a better analysis, we selected a program for each evaluation concept, according to each knowledge area: PPG in Design, in the area of Human and Social Sciences, evaluated with concept 3 in the master's course; PPG in Animal Health, in the area of Agrarian and Forestry Sciences, scored with concept 4 in the master's and doctorate courses; PPG in Chemistry, in the area of Exact Sciences, with a grade of 5 in the master's and doctorate courses; PPG in Geotechnics, in the Technology area, evaluated with concept 6 in the master's and doctorate courses; and PPG in Sustainable Development, in the Interdisciplinary area, which received a grade of 7 in the master's and doctorate courses. The research is based on qualitative methodology, using multi-case investigation strategies, examining the evaluation sheets of the respective graduate programs at UnB, verifying the evolution of the budget of these programs in the years 2014 to 2017, in addition to use the resource to interview the coordinators of these PPGs. From the examination of the evaluation sheets and the feedback we obtained from the coordinators, it was possible to identify the relationship between funding and the respective quality assessments, and it was verified that the greater the financial resource, the better the possibilities of promoting quality research, a fact that contributes to the maintenance and/or improvement of the program's quality concept. As a result, a technical note was prepared to the UnB Graduate Deanship with suggestions for actions to be implemented in graduate programs in order to contribute to the progression of quality assessment concepts.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:emelle.novais@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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