Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44709
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoParaSustentabilidade.pdf282,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação : uma visão do processo de formação continuada
Autor(es): Pazos, Valmor Cerqueira
Santos, Carlos Henrique Meneses dos
Andrade, Liza Maria Souza de
Moraes, Raquel de Almeida
Assunto: Educação a distância
Ensino remoto
Sustentabilidade
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
ODS 4 - Educação de qualidade
Data de publicação: 27-Abr-2022
Referência: PAZOS, Valmor Cerqueira et al. Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação: uma visão do processo de formação continuada. IJDR : International Journal of Development Research, v. 12, n. 4, p. 55444-55449, abr. 2022. DOI 10.37118/ijdr.24390.04.2022. Disponível em: https://www.journalijdr.com/educa%C3%A7%C3%A3o-para-sustentabilidade-no-ensino-remoto-emergencial-na-gradua%C3%A7%C3%A3o-e-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-uma-vis%C3%A3o. Acesso em: 08 set. 2022.
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre a Educação para a Sustentabilidade no contexto do Ensino Remoto (ER)/Educação a Distância (EAD). A discussão apresenta o uso do ER/EAD como ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem de qualidade, assim também como ótima alternativa quando o ensino presencial é inviabilizado, como é o caso do momento em que estamos vivendo. Isto não quer dizer que o ER/EAD possa substituir integralmente o ensino presencial, considerando que as trocas oculares afetivas são muito importantes para o processo de aprendizagem. Entendemos que a Educação para a Sustentabilidade deve ser tratada como um tema transversal em todos os níveis de educação, e que, para a manutenção de um meio ambiente equilibrado, socialmente justo, faz-se necessário um processo de formação de cidadãos críticos e empenhados em reconhecer o meio ambiente a sua volta e a sua interação com ele. As duas temáticas juntas podem promover sustentabilidade e educação ambiental pautadas na cidadania, tendo o docente um papel fundamental para atingir tal finalidade. Logo, é perceptível o reconhecimento da importância do educador e sua relação com a comunidade de aprendizagem, bem como a necessidade profissional de ensinar e aprender, continuadamente, pensando as potencialidades do ER/EAD em conjunto com a Educação para a Sustentabilidade. Conclui-se que o processo de entendimento nessas áreas é extremamente importante, pois contribui de forma positiva para melhorar a qualidade de vida não só dentro do ambiente escolar mas também no cotidiano das pessoas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Licença: Copyright © 2022, PAZOS, Valmor Cerqueira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. FONTE: https://www.journalijdr.com/educa%C3%A7%C3%A3o-para-sustentabilidade-no-ensino-remoto-emergencial-na-gradua%C3%A7%C3%A3o-e-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-uma-vis%C3%A3o. Acesso em: 08 set. 2022.
DOI: https://doi.org/10.37118/ijdr.24390.04.2022
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.