Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/44709
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EducacaoParaSustentabilidade.pdf282,27 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPazos, Valmor Cerqueira-
dc.contributor.authorSantos, Carlos Henrique Meneses dos-
dc.contributor.authorAndrade, Liza Maria Souza de-
dc.contributor.authorMoraes, Raquel de Almeida-
dc.date.accessioned2022-09-08T18:32:52Z-
dc.date.available2022-09-08T18:32:52Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.identifier.citationPAZOS, Valmor Cerqueira et al. Educação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação: uma visão do processo de formação continuada. IJDR : International Journal of Development Research, v. 12, n. 4, p. 55444-55449, abr. 2022. DOI 10.37118/ijdr.24390.04.2022. Disponível em: https://www.journalijdr.com/educa%C3%A7%C3%A3o-para-sustentabilidade-no-ensino-remoto-emergencial-na-gradua%C3%A7%C3%A3o-e-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-uma-vis%C3%A3o. Acesso em: 08 set. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44709-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre a Educação para a Sustentabilidade no contexto do Ensino Remoto (ER)/Educação a Distância (EAD). A discussão apresenta o uso do ER/EAD como ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem de qualidade, assim também como ótima alternativa quando o ensino presencial é inviabilizado, como é o caso do momento em que estamos vivendo. Isto não quer dizer que o ER/EAD possa substituir integralmente o ensino presencial, considerando que as trocas oculares afetivas são muito importantes para o processo de aprendizagem. Entendemos que a Educação para a Sustentabilidade deve ser tratada como um tema transversal em todos os níveis de educação, e que, para a manutenção de um meio ambiente equilibrado, socialmente justo, faz-se necessário um processo de formação de cidadãos críticos e empenhados em reconhecer o meio ambiente a sua volta e a sua interação com ele. As duas temáticas juntas podem promover sustentabilidade e educação ambiental pautadas na cidadania, tendo o docente um papel fundamental para atingir tal finalidade. Logo, é perceptível o reconhecimento da importância do educador e sua relação com a comunidade de aprendizagem, bem como a necessidade profissional de ensinar e aprender, continuadamente, pensando as potencialidades do ER/EAD em conjunto com a Educação para a Sustentabilidade. Conclui-se que o processo de entendimento nessas áreas é extremamente importante, pois contribui de forma positiva para melhorar a qualidade de vida não só dentro do ambiente escolar mas também no cotidiano das pessoas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação para a sustentabilidade no ensino remoto emergencial na graduação e pós-graduação : uma visão do processo de formação continuadapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação a distânciapt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordObjetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)pt_BR
dc.subject.keywordODS 4 - Educação de qualidadept_BR
dc.rights.licenseCopyright © 2022, PAZOS, Valmor Cerqueira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. FONTE: https://www.journalijdr.com/educa%C3%A7%C3%A3o-para-sustentabilidade-no-ensino-remoto-emergencial-na-gradua%C3%A7%C3%A3o-e-p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o-uma-vis%C3%A3o. Acesso em: 08 set. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37118/ijdr.24390.04.2022pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
dc.description.unidadeDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)-
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/44709/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.