http://repositorio.unb.br/handle/10482/44646
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
EVENTO_AnaliseMicroclimasUrbanos.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Análise de microclimas urbanos orientada à mitigação de ilhas de calor em áreas de comércio local do plano piloto de Brasília/Brasil |
Auteur(s): | Werneck, Daniela Rocha Romero, Marta Adriana Bustos |
Assunto:: | Microclima urbano Brasília (DF) |
Date de publication: | 2018 |
Editeur: | Universidade de Coimbra. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Engenharia Civil |
Référence bibliographique: | WERNECK, Daniela Rocha; ROMERO, Marta Adriana Bustos. Análise de microclimas urbanos orientada à mitigação de ilhas de calor em áreas de comércio local do plano piloto de Brasília/Brasil. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO PARA O PLANEAMENTO URBANO, REGIONAL, INTEGRADO E SUSTENTÁVEL, 8., 2018. Coimbra, Portugal. Atas [...]. Coimbra, Portugal: Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, 2018. p. 675- Disponível em: http://www.pluris2018.com/pt/show/60. Acesso em: 31 ago. 2022. |
Résumé: | Este estudo analisa estratégias de mitigação de ICU em áreas de comércio local do Plano Piloto de Brasília – Brasil. Os procedimentos metodológicos se baseiam em revisão de literatura, análise de sombreamento com o programa Ecotect 5.5, análise relação W/H e simulação microclimática com o programa ENVI-met 4.2 Três cenários de mitigação foram simulados com uso de materiais frios e vegetação para análise de impacto na temperatura do ar, temperatura de superfície e temperatura média radiante. Os resultados mostraram uma redução média máxima de -0,38 °C na temperatura do ar, evidenciando que as estratégias mitigadoras tiveram maior impacto na redução pontual da temperatura do ar que, foi de no máximo -1,13 °C. A estratégia que combinou pavimentos frios e sombreamento com arborização respondeu melhor à variação da temperatura média radiante. Já o cenário com coberturas frias teve um impacto muito pequeno na redução da temperatura do ar no nível do pedestre nas condições analisadas. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Licença:: | Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela doutoranda Daniela Rocha Werneck, em 22 de agosto de 2022, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra contínua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. |
metadata.dc.relation.publisherversion: | http://www.pluris2018.com/pt/show/60 |
Collection(s) : | Trabalhos apresentados em evento |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.