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Título: Design como facilitador na experiência visuoespacial do surdo em ambiente de sala de aula no ensino superior
Autor(es): Souza, Elisangela Tonelini
Orientador(es): Maynardes, Ana Cláudia
Assunto: Surdos
Design deafspace
Design inclusivo
Surdos - educação
Data de publicação: 25-Ago-2022
Referência: SOUZA, Elisangela Tonelini. Design como facilitador na experiência visuoespacial do surdo em ambiente de sala de aula no ensino superior. 2021. 200 f. il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A otimização do processo inclusivo e acessível e a equidade de oportunidades aos sujeitos surdos no contexto acadêmico apresentam-se cada vez mais latentes, por isto definiu-se como objetivo geral deste estudo demonstrar como os princípios do design deafspace, aliados às normativas técnicas/legislação nacional, podem contribuir positivamente para a experiência visuoespacial do sujeito surdo no ambiente construído de sala de aula no ensino superior. Na intenção de promover a acessibilidade Surda e priorizar a coletividade, a espacialidade linguística e a constituição identitária e cultural deste usuário adotou-se como metodologia de pesquisa: a) a revisão sistemática da literatura; b) o processo de observação participativa direta enquanto aluna ‘não surda’ do Curso de Libras do IFB - Instituto Federal de Brasília (Campus Brasília) e da disciplina Oficina de Tradução 1 no Departamento de Letras da UnB - Universidade de Brasília na intenção de compreender como se dão a espacialidade linguística da Libras e as interações entre usuário/usuário e usuário/espaço físico; c) elaborar uma ferramenta norteadora – adotando como referência as normativas técnicas/legislação nacional em conformidade com as diretrizes de design deafspace da Universidade Gallaudet em Washington, DC/EUA – a fim de priorizar a composição de um espaço de sala de aula com foco nos conceitos do design acessível e sensorial, possibilitar a conexão espacial, a interação sociocultural e melhor experiência visuoespacial Surda dos usuários deste espaço; e d) o desenvolvimento de uma análise do conforto funcional de duas tipologias de salas de aula do ICC - Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília, bem como a apresentação de propostas de readequação/adaptação destes ambientes às necessidades Surdas. Esta pesquisa estrutura-se em cinco capítulos: o Capítulo I trata das especificidades surdas; os Capítulos II e III abordam o design como mediador nesta otimização do processo de ensino e aprendizagem do surdo; e os Capítulos IV e V apresentam a ferramenta norteadora, a análise funcional e propostas de readequação de duas tipologias de salas de aula existentes no ICC da UnB. Os resultados mostram que ainda não existem normativas técnicas/legislações nacionais voltadas especificamente para este fim e ambas as análises das tipologias de salas de aula existentes mostram que estes espaços ainda não se adequam, criteriosamente, aos parâmetros técnicos abordados na ‘ferramenta norteadora’ acima mencionada. Sobretudo identificou-se que é possível realizar ‘intervenções’ imediatas capazes de favorecer uma melhor experiência visuoespacial dos sujeitos surdos enquanto usuários destes espaços. Assim observou-se quão relevante é a necessidade de um olhar sensível acerca da compreensão das especificidades Surdas, do letramento visual e ‘pedagogia Surda’, da acessibilidade visuoespacial e alcance sensorial dos alunos surdos através da aliança entre design e ‘arquitetura Surda’ para uma composição assertiva de um ambiente de sala de aula mais inclusivo, com foco no conforto e bem-estar coletivo, capazes de favorecer sobremaneira o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem do surdo no ensino superior.
Abstract: The optimization of the inclusive and accessible process and the equity of opportunities for deaf subjects in the academic context are increasingly latent, so defining as the general objective of this study demonstrated how the principles of deafspace design, combined with technical regulations / national legislation, can positively contribute to the deaf person's visuospatial experience in the built environment of the higher education classroom. In order to promote Deaf accessibility and prioritize the collectivity, the linguistic spatiality and identity and cultural constitution of this user, the following research methodology was adopted: a) systematic literature review; b) the process of direct participatory observation as a 'non-deaf' student of the IFB - Federal Institute of Brasília (Brasília Campus) Libras Course and the Translation Workshop 1 class in the Department of Letters at UnB – Brasília University in order to understand how the linguistic spatiality of Libras and the interactions between user/user and user/physical space occur; c) develop a guiding tool – taking as reference the technical regulations/national legislation in accordance with the deafspace design guidelines of Gallaudet University in Washington, DC/USA in order to prioritize the composition of a classroom space with focus on the concepts of accessible and sensory design, enabling spatial connection, sociocultural interaction and a better deaf visuospatial experience of the users of this space; e d) the development of the functional comfort analysis of two types of classrooms at the ICC - Central Institute of Sciences of the Brasília University, as well as the presentation of proposals for readjustment/adaptation of these environments to Deaf needs. This research is divided into five chapters: Chapter I deals with deaf specifics; Chapters II and III address design as a mediator in this optimization of the teaching and learning process of the deaf; and Chapters IV and V present the guiding tool, a functional analysis and proposals for the readjustment of two typologies of classrooms existing in UNB ICC. The results show that don´t exist yet technical regulations/national legislation aimed specifically for this purpose and both analyzes of existing classroom typologies show that these spaces still do not judiciously adapt to the technical parameters addressed in the aforementioned 'guidance tool'. Above all, it was identified that it is possible to carry out immediate 'actions' capable of favoring a better visuospatial experience of the subjects as users of these spaces. Thus, it was observed how relevant is the need for a sensitive look about the understanding of Deaf specificities, visual literacy and 'Deaf pedagogy', from visual-spatial accessibility and sensory reach to deaf students through the alliance between design and 'Deaf architecture' for an assertive composition of a more inclusive classroom environment, with a focus on comfort and collective well-being, capable of greatly favoring the development of the teaching and learning process of the deaf in higher education.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
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