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Título: A Educação de Jovens e Adultos na formação inicial de professores de Ciências Naturais
Autor(es): Porto, Franco de Salles
Orientador(es): Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Assunto: Educação de jovens e adultos
Ciências naturais - estudo e ensino
Licenciatura em Ciências Naturais
Professores - formação
Ensino de ciências
Data de publicação: 22-Ago-2022
Referência: PORTO, Franco de Salles. A Educação de Jovens e Adultos na formação inicial de professores de Ciências Naturais. 2022. 193 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Sabe-se que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada àqueles e àquelas que não tiveram a oportunidade de acesso à educação formal enquanto crianças e adolescentes. A EJA é um direito conquistado a partir de duras lutas da sociedade civil organizada com o objetivo de garantir uma educação emancipatória ajustada aos interesses e à realidade dessa parcela da população. Nesse sentido, a presente tese foi motivada pelo interesse em analisar qual a importância e o sentido que vem sendo dado à formação inicial de educadores de Ciências Naturais para atuarem com os jovens e adultos que (re)ingressam aos bancos escolares e que fazem parte da classe trabalhadora brasileira. Deste modo, o estudo apresenta, em duas etapas investigativas: (I) as concepções de licenciandos em Ciências Naturais a respeito da EJA; (II) as maneiras como os cursos de licenciaturas em Ciências Naturais existentes no Brasil vêm concebendo a formação docente na modalidade no contexto dos seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Como aporte teórico e metodológico, ambos estudos, de abordagem qualitativa, se pautaram nas obras de Paulo Freire e demais autores que perfilham uma Educação crítica e transformadora, com perspectivas de ensino mais humano e emancipador. Na segunda etapa, acrescentamos as bases conceituais da interdisciplinaridade, discutida e analisada no âmbito dos PPP à luz do materialismo histórico-dialético. Os dados da primeira investigação foram construídos por meio de questionários e registros de relatos referentes a 17 licenciandos. Os resultados sinalizam fragilidades do curso e o desconhecimento dos estudantes sobre a realidade social da EJA, comprometendo a articulação entre teoria e prática, e a qualidade de ensino na modalidade. Na segunda etapa foram reunidos 56 PPP referentes a 72 cursos de Licenciatura em Ciências Naturais, equivalendo a 83% dos cursos existentes no país. Os dados apontam que somente 26 cursos contemplam a EJA na matriz curricular, e desses, apenas nove propõem, nas ementas, ações interdisciplinares para o ensino de Ciências voltadas às necessidades sociais da população, de modo a proporcionar a transformação da realidade dos jovens e adultos. Com base nos resultados obtidos, apresentamos uma proposta como possível recurso orientador dos projetos curriculares, atribuídos à formação inicial de educadores de Ciências para a EJA. A estrutura da proposta se encontra apoiada nas estratégias da dinâmica didático-pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos articulada aos princípios freireanos para um ensino baseado na realidade, via investigação, diálogo e problematização.
Abstract: It is known that Youth and Adult Education (EJA) is a teaching modality aimed at those who did not have the opportunity to access formal education as children and adolescents. EJA is a right conquered from the hard struggles of organized civil society with the aim of guaranteeing an emancipatory education adjusted to the interests and reality of this part of the population. In this sense, the present thesis was motivated by the interest in analyzing the importance and the meaning that has been given to the initial training of Natural Science educators to work with young people and adults who (re)enter the school benches and who are part of the Brazilian working class. In this way, the study presents, in two investigative stages: (I) the conceptions of natural sciences undergraduates regarding EJA; (II) the ways in which the degree courses in Natural Sciences existing in Brazil have been conceiving teacher training in the modality in the context of their Pedagogical Political Projects (PPP). As a theoretical and methodological reference, both studies, with a qualitative approach, were based on the works of Paulo Freire and other authors who defend a critical and transforming education, with perspectives of more humane and emancipating teaching. In the second stage, we add the conceptuais bases of interdisciplinarity, discussed and analyzed within the PPP in the light of historicaldialectical materialism. The data from the first investigation were constructed using questionnaires and records of reports referring to 17 undergraduates. The results indicate weaknesses in the course and the students' lack of knowledge about the social reality of EJA, compromising the articulation between theory and practice, and the quality of teaching in the modality. In the second stage, 56 PPPs were gathered referring to 72 Degree courses in Natural Sciences, equivalent to 83% of the existing courses in the country. The data show that only 26 courses include EJA in the curriculum, and of these, only nine propose interdisciplinary actions for the teaching of Sciences aimed at the social needs of the population, in order to provide the transformation of the reality of young people and adults. Based on the results obtained, we present a proposal as a possible guiding resource for curricular projects, attributed to the initial training of Science educators for EJA. The structure of the proposal is supported by the strategies of the didactic-pedagogical dynamics of the Three Pedagogical Moments articulated to the Freirean principles for a teaching based on reality, via investigation, dialogue and problematization.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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