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Título : Inclusão e acessibilidade na Universidade de Brasília na perspectiva de estudantes com necessidades educacionais específicas
Autor : Cruz, Wilma Miranda da
metadata.dc.contributor.email: mailto:wilmicruz@gmail.com
Orientador(es):: Nicolini, Eduardo Olívio Ravagni
Assunto:: Pessoas com necessidades educacionais específicas
Inclusão escolar
Acessibilidade
Mobilidade
Fecha de publicación : 22-ago-2022
Citación : CRUZ, Wilma Miranda da. Inclusão e acessibilidade na Universidade de Brasília na perspectiva de estudantes com necessidades educacionais específicas. 2022. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumen : Considerando o crescimento de estudantes com necessidades educacionais específicas (doravante identificados no texto como ENEE's) ingressantes na Educação Superior, o presente trabalho buscou desvelar a percepção do estudante com necessidades educacionais específicas no que tange à acessibilidade e mobilidade no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. O estudo investigou quais as perspectivas dos ENNE's, em relação às medidas adotadas pela Universidade de Brasília (UnB) para o rompimento das barreiras de acessibilidade presentes no cotidiano acadêmico. O estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa, com base fenomenológica e teve como fundamentação teórica os presupostos do modelo bioecológico de Urie Bronfrenbrenner. Esse modelo enfatiza o desenvolvimento humano como uma função conjunta de dois fatores, características individuais (pessoa) e o ambiente no qual a pessoa em desenvolvimento está inserida direta ou indiretamente. A etapa de levantamento de dados contou com a participação de 05 (cinco) ENNE's, cadastrados na Diretoria de Acessibilidade da UnB (DACES), matriculados em 04 cursos de graduação. Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, via remota, na plataforma Teams. As questões foram elaboradas a partir de 03 (três) eixos temáticos, os quais baseiam-se nos cinco aspectos de acessibilidade definidos pela Política de Acessibilidade da UnB (cf. artigo 2º, incisos | a V, da Resolução do Conselho de Administração n.0050/2019). Os cinco aspectos supracitados são: i) arquitetônico; ii) transportes; iii) de comunicação e informação; iv) atitudinal e v) pedagógico e da vivência acadêmica do estudante. O resultado do estudo propiciou a elaboração de uma proposta de inserção de uma “Cláusula garantidora’ na Resolução do Conselho de Administração n.0050/2019. O teor da Cláusula prevê a participação dos ENNE's, mediante manifestação, como membro consultivo nos colegiados da UnB, garantindo representatividade e participação de um grupo minoritário em órgãos colegiados deliberativos. Essa Cláusula tem como sustentáculo a gestão democrática, princípio da educação que norteia, dentre outros fatores, a relação professor-aluno/aluno- professor, abrindo assim o diálogo para a construção de modelos mais equitativos no âmbito dos processos consolidados na prática do binômio Ensino-Aprendizagem. Como resultado do estudo, na percepção geral ENEE’S, a Universidade é acessível e inclusiva, contundo ainda existe obstáculos a ser superados. As barreiras atitudinais representam um dos obstáculos de maior impacto para o desenvolvimento do estudante durante o percurso acadêmico.
Abstract: Considering the growth of students with specific educational needs (hereinafter identified in the text as ENEE's) entering Higher Education, the present work sought to highlight how, in the perception of these students, accessibility and mobility are realized, in the context of the University of Brasilia, specifically within the Darcy Ribeiro Campus. The study investigated the perspectives of the ENNE's, in relation to the actions adopted by the University of Brasilia (UnB) for the breaking of accessibility barriers present in the academic daily life. The study is characterized as qualitative research, based on phenomenological and had as theoretical foundation the presupposed of the bioecological model of Urie Bronfrenbrenner (1996). This model emphasizes human development as a joint function of two factors, individual characteristics (person) and the environment in which the developing person is inserted directly or indirectly. The data collection stage had the participation of 05 (five) ENNE's, registered in the Accessibility Directorate of UnB- DACES, enrolled in 04 undergraduate courses of Un. In order to collect data semi-structured interviews were conducted remotely on the Teams platform. The questions were elaborated from 03 (three) thematic axes, which are based on the five accessibility aspects defined by UnB's Accessibility Policy (see Article 2, item I to V, of Resolution of the Conselho de Administração n.0050/2019). The five aspects mentioned above are: i) architectural; (ii) transport; iii) communication and information; iv) attitudinal and v) pedagogical and the academic experience of the student. The result of the study led to the elaboration of a proposal to insert a "Guarantee clause" in the Resolution of the Conselho de Administração n.0050/2019. The content of the Clause provides for the participation of the ENNE's, through expression of interest in participating as an advisory member in UnB's collegiates, ensuring representativeness and participation of a minority group in deliberative collegiate bodies. This Clause has as support the democratic management, principle of education that guides, among other factors, the teacher-student/student-teacher relationship, thus opening the dialogue for the construction of more equitable models within the framework of processes consolidated in the practice of the Teaching-Learning binomial. As a result of the study, in the general perception of ENEE'S, the University is accessible and inclusive, however there are still obstacles to be overcome. Attitudinal barriers represent one of the obstacles with the greatest impact on student development during the academic path.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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