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Título: Os papéis sociais exercidos pelo jornalismo em uma política pública brasileira de acesso à educação superior
Autor(es): Santana, Lucas Lopes de
Orientador(es): Paulino, Fernando Oliveira
Assunto: Democracia liberal
Papéis jornalísticos
Prática discursiva jornalística
Data de publicação: 17-Ago-2022
Referência: SANTANA, Lucas Lopes de. Os papéis sociais exercidos pelo jornalismo em uma política pública brasileira de acesso à educação superior. 2022. 215 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta tese argumenta que o papel social efetivamente exercido pelo jornalismo pode contradizer a ideia concebida pelo próprio jornalista sobre sua atuação profissional. Ao identificar uma aparente falta de correspondência entre papel concebido pelo profissional da notícia e o papel exercido no nível de performance — publicado no conteúdo do noticiário —, a investigação resumida aqui identificou uma prática jornalística: o jornalismo informante da elite política. A tese analisou esta prática discursiva jornalística por meio do estudo da cobertura sobre a edição 2009 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova brasileira que é a segunda maior avaliação de acesso à educação superior em todo o mundo. O objetivo da pesquisa foi detectar a ocorrência dos seis papéis jornalísticos descritos na teoria da Performance de Papel Jornalístico de Claudia Mellado (2021): cívico, infotenimento, intervencionista, lealfacilitador, serviço e watchdog. Alinhado a esses estudos, este estudo se orientou por três pressupostos: 1) a detecção de papéis jornalísticos deve ocorrer também no nível da performance, ou seja, no conteúdo do noticiário; pois o papel concebido pelo jornalista pode ser um descritor insuficiente para a identificação do papel exercido por um noticiário; 2) os variados papéis podem co-ocorrer em um mesmo item noticioso; isso porque 3) a notícia é um produto discursivo complexo, resultado da influência de múltiplos fatores intervenientes. Para tanto, foi realizada uma análise de conteúdo manifesto de 331 notícias sobre o Enem publicadas pelos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo no período de outubro a dezembro de 2009. Neste período, ocorreu uma crise sem precedentes nos 11 anos anteriores desta política pública nacional de avaliação, deflagrada pela revelação midiática do vazamento do caderno de provas. A detecção dos papéis foi feita por meio de indicadores — variáveis binárias que quantificam a presença de atributos associados a cada papel; por exemplo, opinião, informação sobre movimentos cidadãos, morbidez ou questionamento. A medida de comparação foi o escore médio de cada papel, obtido pela média da proporção da ocorrência dos indicadores de cada papel em cada jornal e no total dos jornais. Os resultados sugerem que ocorreu a seguinte ordem de presença dos papéis na cobertura: intervencionista, watchdog, cívico, serviço e leal-facilitador. Não houve ocorrência do papel infotenimento. A partir dos resultados, houve a formulação do conceito de informante da elite política. Esta prática jornalística descreve uma relação de cumplicidade do jornalista com o poder instituído, na qual o profissional da notícia repassa informação ao governo antes da publicação da reportagem, com o intuito de colaborar com o poder instituído. Considerando o resultado de que 11% da cobertura apresentou um jornalismo leal-facilitador; e que os códigos de conduta dos jornalistas brasileiros não disciplinam explicitamente a relação de informação entre jornalismo e poder; a tese propõe que os veículos e as entidades representativas dos profissionais incluam nas pautas de discussão uma reflexão sobre os limites da relação entre jornalista e poder político.
Abstract: This dissertation claims that the social role effectively exercised by journalism may contradict the idea conceived by the journalist himself about his professional practice. By identifying an apparent mismatch between the role conceived by the news professional and the role exercised at the performance level - published in the news content - the investigation summarized here identified a journalistic practice: the journalism informant of the political elite. The thesis analyzed this journalistic textual practice by studying the coverage of the 2009 edition of the Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Brazilian exam that is the second broadest assessment of access to higher education in the world. The objective of the research was to detect the occurrence of the six journalistic roles described in Claudia Mellado's (2021) Journalistic Role Performance theory: civic, infotainment, interventionist, loyal-facilitator, service, and watchdog. Aligned with those studies, the present research was guided by three assumptions: 1) the detection of journalistic roles should also occur at the performance level, that is, in the content of the news item; because the role conceived by the journalist may be an insufficient descriptor for the identification of the role exercised by a news item; 2) the various roles may co-occur in the same news item; because 3) news is a complex textual product, resulting from the influence of multiple intervening factors. To this end, we performed a content analysis of 331 news items on Enem published by the newspapers O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, and O Globo between October and December 2009. In this period, a crisis unprecedented in the previous 11 years of this national public policy of evaluation occurred, triggered by the media revelation of a leaking test booklet. The roles were detected using indicators - binary variables that quantify the presence of attributes associated with each role; for example, opinion, information about citizen movements, morbidity, or questioning. The measure of comparison was the average score for each role, obtained by averaging the proportion of the occurrence of each role's indicators in each newspaper and in the total number of newspapers. The results suggest that the following order of presence of the roles occurred in the coverage: interventionist, watchdog, civic, service, and loyal-facilitator. There was no occurrence of the infotainment role. Arising from the results, a new concept was formulated: the informant of the political elite. This journalistic practice describes a relationship of complicity between journalists and the established power, whereby the news professional provides information to the government before the news is published, in order to collaborate with the established power. Considering the result that 11% of the coverage presented a loyalfacilitator journalism; and that the codes of conduct of Brazilian journalists do not explicitly discipline the information relationship between journalism and power; the dissertation proposes that the news media and the journalist representative entities include in their discussion agendas a reflection about the limits of the relationship between journalist and political power.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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