Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/44546
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_IsraelMarinhoAraujo.pdf14,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2022_IsraelMarinhoAraujo_PRODUTO.pdfProduto11,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais : análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio
Autor(es): Araújo, Israel Marinho
E-mail do autor: israelmarinho-7@hotmail.com
Orientador(es): Ferreira, Marcello
Coorientador(es): Costa, Marcos Rogério Martins
Assunto: Ensino de Física
Autoeficácia
Tecnologias digitais
Ensino remoto emergencial
Data de publicação: 17-Ago-2022
Referência: ARAÚJO, Israel Marinho. Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais: análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio. 2022. 114 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O ano de 2020 marcou a história do Brasil e do mundo devido ao início de uma pandemia. A grave crise sanitária instalada no país motivou as autoridades públicas a tomarem medidas emergenciais que, de partida, afetaram nacionalmente as atividades escolares. Nesse sentido, cabe destacar a pouca estrutura pública com relação às tecnologias digitais necessárias para suportar, nacional ou regionalmente, alguma forma de ensino remoto. Diante dessa problemática, este trabalho debruça-se sobre a seguinte questão: como promover um curso ou sequência didática de Física mediado por tecnologias digitais capaz de evitar os problemas do criticado ensino tradicional, ao mesmo tempo em que pudesse atuar positivamente sobre as crenças de autoeficácia discente e, assim, possivelmente influenciar os desempenhos dos estudantes? Este trabalho a fim de trazer contribuições a esse questionamento tem, como objetivo geral, investigar as crenças de autoeficácia dos alunos do Ensino Médio em práticas de ensino de Física que utilizam tecnologias digitais. Para tanto, o presente estudo revisita a literatura sobre os seguintes temas: o ensino de física, focado no conteúdo sobre força newtoniana; o conceito de crenças de autoeficácia; e o uso de tecnologias digitais no ensino de Física. Com base em uma pesquisa descritiva e exploratória e em uma revisão de literatura sistemática de cunho quantitativo, este trabalho propõe e examina as repercussões de uma sequência didática sobre Mecânica no contexto das Ciências da Natureza, sendo que a supracitada sequência utilizou recursos digitais na perspectiva proposta por Bandura. Destaca-se que essa sequência didática foi acompanhada de um produto educacional construído para ser acessado virtualmente e utilizado pelo estudante durante a realização da referida sequência didática. Em seguida, examinou-se correlações entre três aspectos, a saber: (i) as características socioeconômicas dos estudantes participantes da pesquisa; (ii) as crenças de autoeficácia para o desempenho na disciplina de Física; e (iii) o desempenho discente em uma avaliação de conhecimentos de Mecânica Newtoniana. Depois, discute-se a autoeficácia para o aprendizado de Física nos formatos virtual e híbrido a partir do estudo de caso realizado, propondo sugestões para a promoção das crenças de autoeficácia entre os alunos do Ensino Médio, sobretudo para o processo de ensino e aprendizagem de força com uso de tecnologias digitais. Dessa forma, esta pesquisa contribui com o debate acerca da motivação escolar, especialmente para o aprendizado de Física. Suscita-se, a partir dos dados coletados e analisados, a reflexão sobre os aspectos que afetam a motivação dos estudantes para a performance no componente curricular de Física, particularmente nos formatos híbridos e virtuais, bem como de seus desempenhos diante de instrumentos avaliativos. No caso desta investigação, há indícios de que fatores socioeconômicos (como o sexo, a cor ou a raça, a renda familiar e a escolaridade do pai e o formato de ensino) apresentaram-se como variáveis relevantes para a formação das convicções dos estudantes com relação ao ensino e à aprendizagem de Física no Ensino Médio.
Abstract: The year 2020 marked the history of Brazil and the world due to the beginning of a pandemic. The serious health crisis installed in the country motivated public authorities to take emergency measures that, from the start, affected school activities nationwide. In this sense, it is worth mentioning the little public structure in relation to the digital technologies necessary to support, nationally or regionally, some form of remote teaching. Faced with this problem, this work focuses on the following question: how to promote a course or didactic sequence of Physics mediated by digital technologies capable of avoid the problems of the criticized traditional teaching method and at the same time act positively on the student ´s self-efficacy beliefs and thus, possibly influence student performance? In order to contribute to this questioning, this work has, as a general objective, to investigate the self-efficacy beliefs of high school students in relation to Physics teaching practices that use digital technologies. Therefore, the present study revisits the literature on the following topics: physics teaching, focused on Newtonian force content; the concept of self-efficacy beliefs; and the use of digital technologies in Physics teaching. Based on a descriptive and exploratory research and on a systematic literature review of a quantitative nature, this work proposes and examines the repercussions of a didactic sequence on Mechanics in the context of Natural Sciences, and the aforementioned sequence used digital resources in the proposed perspective by Bandura. It is noteworthy that this didactic sequence was accompanied by an educational product built to be accessed virtually and used by the student during the execution of that didactic sequence. Then, correlations between three aspects are examined and identified, namely: (i) the socioeconomic characteristics of the students participating in the research; (ii) self-efficacy beliefs for performance in Physics in the context of Emergency Remote Teaching; and (iii) student performance in an assessment of knowledge of Newtonian Mechanics. Then, self-efficacy for learning Physics in virtual and hybrid formats is discussed based on the case study carried out, proposing suggestions for the promotion of self-efficacy beliefs among high school students, especially for the teaching and learning process of strength with the use of digital technologies. Finally, this research contributes to the debate about school motivation, especially for learning Physics. Based on the data collected and analyzed, a reflection on the aspects that affect students' motivation to perform in the curricular component of Physics, particularly in hybrid and virtual formats, as well as their performance in relation to evaluative instruments, is raised. In the case of this investigation, there are indications that socioeconomic factors (such as gender, color or race, family income and father's education and teaching format) were relevant variables for the formation of students' convictions regarding the teaching and learning of Physics in High School.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.