Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Marcello | - |
dc.contributor.author | Araújo, Israel Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-17T17:10:35Z | - |
dc.date.available | 2022-08-17T17:10:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-20 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Israel Marinho. Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais: análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio. 2022. 114 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44546 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ano de 2020 marcou a história do Brasil e do mundo devido ao início de uma
pandemia. A grave crise sanitária instalada no país motivou as autoridades
públicas a tomarem medidas emergenciais que, de partida, afetaram
nacionalmente as atividades escolares. Nesse sentido, cabe destacar a pouca
estrutura pública com relação às tecnologias digitais necessárias para suportar,
nacional ou regionalmente, alguma forma de ensino remoto. Diante dessa
problemática, este trabalho debruça-se sobre a seguinte questão: como
promover um curso ou sequência didática de Física mediado por tecnologias
digitais capaz de evitar os problemas do criticado ensino tradicional, ao mesmo
tempo em que pudesse atuar positivamente sobre as crenças de autoeficácia
discente e, assim, possivelmente influenciar os desempenhos dos estudantes?
Este trabalho a fim de trazer contribuições a esse questionamento tem, como
objetivo geral, investigar as crenças de autoeficácia dos alunos do Ensino Médio
em práticas de ensino de Física que utilizam tecnologias digitais. Para tanto, o
presente estudo revisita a literatura sobre os seguintes temas: o ensino de física,
focado no conteúdo sobre força newtoniana; o conceito de crenças de
autoeficácia; e o uso de tecnologias digitais no ensino de Física. Com base em
uma pesquisa descritiva e exploratória e em uma revisão de literatura sistemática
de cunho quantitativo, este trabalho propõe e examina as repercussões de uma
sequência didática sobre Mecânica no contexto das Ciências da Natureza, sendo
que a supracitada sequência utilizou recursos digitais na perspectiva proposta
por Bandura. Destaca-se que essa sequência didática foi acompanhada de um
produto educacional construído para ser acessado virtualmente e utilizado pelo
estudante durante a realização da referida sequência didática. Em seguida,
examinou-se correlações entre três aspectos, a saber: (i) as características
socioeconômicas dos estudantes participantes da pesquisa; (ii) as crenças de
autoeficácia para o desempenho na disciplina de Física; e (iii) o desempenho
discente em uma avaliação de conhecimentos de Mecânica Newtoniana. Depois,
discute-se a autoeficácia para o aprendizado de Física nos formatos virtual e
híbrido a partir do estudo de caso realizado, propondo sugestões para a
promoção das crenças de autoeficácia entre os alunos do Ensino Médio,
sobretudo para o processo de ensino e aprendizagem de força com uso de
tecnologias digitais. Dessa forma, esta pesquisa contribui com o debate acerca
da motivação escolar, especialmente para o aprendizado de Física. Suscita-se,
a partir dos dados coletados e analisados, a reflexão sobre os aspectos que
afetam a motivação dos estudantes para a performance no componente
curricular de Física, particularmente nos formatos híbridos e virtuais, bem como
de seus desempenhos diante de instrumentos avaliativos. No caso desta
investigação, há indícios de que fatores socioeconômicos (como o sexo, a cor
ou a raça, a renda familiar e a escolaridade do pai e o formato de ensino)
apresentaram-se como variáveis relevantes para a formação das convicções dos
estudantes com relação ao ensino e à aprendizagem de Física no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem de força mediados por tecnologias digitais : análise de autoeficácia em Física do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoeficácia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Costa, Marcos Rogério Martins | - |
dc.description.abstract1 | The year 2020 marked the history of Brazil and the world due to the beginning of
a pandemic. The serious health crisis installed in the country motivated public
authorities to take emergency measures that, from the start, affected school
activities nationwide. In this sense, it is worth mentioning the little public structure
in relation to the digital technologies necessary to support, nationally or
regionally, some form of remote teaching. Faced with this problem, this work
focuses on the following question: how to promote a course or didactic sequence
of Physics mediated by digital technologies capable of avoid the problems of the
criticized traditional teaching method and at the same time act positively on the
student ´s self-efficacy beliefs and thus, possibly influence student performance?
In order to contribute to this questioning, this work has, as a general objective, to
investigate the self-efficacy beliefs of high school students in relation to Physics
teaching practices that use digital technologies. Therefore, the present study
revisits the literature on the following topics: physics teaching, focused on
Newtonian force content; the concept of self-efficacy beliefs; and the use of digital
technologies in Physics teaching. Based on a descriptive and exploratory
research and on a systematic literature review of a quantitative nature, this work
proposes and examines the repercussions of a didactic sequence on Mechanics
in the context of Natural Sciences, and the aforementioned sequence used digital
resources in the proposed perspective by Bandura. It is noteworthy that this
didactic sequence was accompanied by an educational product built to be
accessed virtually and used by the student during the execution of that didactic
sequence. Then, correlations between three aspects are examined and
identified, namely: (i) the socioeconomic characteristics of the students
participating in the research; (ii) self-efficacy beliefs for performance in Physics
in the context of Emergency Remote Teaching; and (iii) student performance in
an assessment of knowledge of Newtonian Mechanics. Then, self-efficacy for
learning Physics in virtual and hybrid formats is discussed based on the case
study carried out, proposing suggestions for the promotion of self-efficacy beliefs
among high school students, especially for the teaching and learning process of
strength with the use of digital technologies. Finally, this research contributes to
the debate about school motivation, especially for learning Physics. Based on the
data collected and analyzed, a reflection on the aspects that affect students'
motivation to perform in the curricular component of Physics, particularly in hybrid
and virtual formats, as well as their performance in relation to evaluative
instruments, is raised. In the case of this investigation, there are indications that
socioeconomic factors (such as gender, color or race, family income and father's
education and teaching format) were relevant variables for the formation of
students' convictions regarding the teaching and learning of Physics in High
School. | pt_BR |
dc.contributor.email | israelmarinho-7@hotmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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