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Título: Student mobility of college students from former public high schools : experiences within the Science without Borders Program
Outros títulos: Mobilidade estudantil de universitários oriundos do ensino médio público : experiências com o programa Ciência sem Fronteiras
Autor(es): Weller, Wivian
Reis, Jéssica
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
https://orcid.org/0000-0002-1567-6965
Assunto: Mobilidade acadêmica
Escolas públicas
Grupos de discussão
Método documentário
Data de publicação: 18-Jul-2022
Editora: Unicamp
Referência: WELLER, Wivian; REIS, Jéssica. Student mobility of college students from former public high schools: experiences within the Science without Borders Program. Pro-Posições, Campinas, v. 33, e20210062EN, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062EN. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/Tfpx7kt8T6vxQjN5cKxpP8G/?lang=en#. Acesso em: 17 ago. 2022. ____________________________________________________________________________________________________________________________
WELLER, Wivian; REIS, Jéssica. Mobilidade estudantil de universitários oriundos do ensino médio público: experiências com o programa Ciência sem Fronteiras. Pro-Posições, Campinas, v. 33, e20210062, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/Tfpx7kt8T6vxQjN5cKxpP8G/?lang=pt. Acesso em: 17 ago. 2022.
Resumo: A internacionalização da educação superior é uma marca das universidades no mundo contemporâneo. Nesse processo, programas voltados à mobilidade acadêmica recebem centralidade, representando a faceta mais visível da internacionalização. O presente artigo analisa a mobilidade acadêmica de estudantes oriundos do ensino médio público no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, trazendo para a discussão o acesso ao programa, a experiência internacional e os projetos de futuro. A pesquisa foi conduzida em uma universidade pública da Região Centro-Oeste e consistiu na aplicação de dois surveys e na realização de grupos de discussão que foram analisados à luz do Método Documentário. Com base nos resultados, identificamos que a origem social e o capital escolar são dimensões que podem dificultar ou privar o acesso de estudantes de classes menos favorecidas em programas de mobilidade estudantil. Quando as barreiras são rompidas, as contribuições da experiência internacional ultrapassam os ganhos acadêmicos, possibilitando a abertura para novos projetos de futuro, tanto no campo pessoal quanto profissional.
Abstract: The internationalization of higher education is a marker of universities in the contemporary world. In this process, academic mobility programs are central, representing the most visible aspect of internationalization. This article analyzes the academic mobility of students from the Science without Borders program who have studied in public high schools, especially the access of the students to the program, their international experiences, and projects for the future. The empirical research, carried out in a public university in the Midwest region of Brazil, consisted of two surveys and group discussions analyzed through the Documentary Method. Based on the results, we identified that social origin and school capital are dimensions that can hinder or deprive the participation of students from less favored classes in the access to student mobility programs. However, for students who were able to overcome these barriers, the contribution of the international experience goes beyond academic conquers and offers opportunities for the development of new projects for the future, both in the personal and professional fields.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: (CC BY)
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062EN
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062
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