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Título: A mulher que fala : voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto
Autor(es): Silva, Luciana Henrique Mariano da
E-mail do autor: lucihms@gmail.com
Orientador(es): Pilati, Alexandre Simões
Assunto: Poesia brasileira - crítica, interpretação, etc
Poesia contemporânea
Mulheres na literatura
Cidades
Data de publicação: 2-Ago-2022
Referência: SILVA, Luciana Henrique Mariano da. A mulher que fala: voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto. 2022. 120 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Em Corola (2000b) e Margem de manobra (2005a), de Claudia Roquette-Pinto, somos envolvidos pelos ambientes circunscritos de uma casa ou apartamento aos limites dos jardins e de cidades devastadas. A voz poética se materializa nas fibras do corpo e nos espaços que habita, amalgamada com a natureza viva do jardim e da cidade. Com “delicada violência”, os espaços públicos e privados invadem-se e imiscuem-se. O eu lírico se objetiva nas imagens e sensações do poema e desafia o próprio fôlego na ameaça ou iminência da autodestruição. A potência de sua dicção se realiza entre a fala e a impossibilidade de ser compreendida, entre a concretude, o erotismo do corpo, e o logro abstrato da linguagem. A análise de poemas selecionados do corpus literário, fundamentada na crítica materialista dialética e em teorias da lírica, nos permite compreender a voz e o corpo como eixos simbólicos e estruturais que captam esteticamente a experiência histórica da mulher no eu lírico. Esta se universaliza na forma estética e no que tem de profundamente humano, na medida em que capta a experiência urbana contemporânea.
Abstract: In Corola (2000b) and Margem de manobra (2005a), by Claudia Roquette-Pinto, we are enveloped by the circumscribed environments of the house or the body, or by the limits of the garden and the city. The poetic voice materializes itself in the fibers of the body and in the spaces of nature, amalgamated with the life of the garden and the city. With “delicate violence”, public and private spaces invade each other and intermingle. The lyrical self is objectified in the poem's images and sensations and risks its own breath in the threat or imminence of self-destruction. The power of her diction takes place between speech and the difficulty of being understood, between the concreteness or eroticism of the body, and the abstract achievement of language. The analysis of selected poems from the literary corpus, based on dialectical materialist criticism and lyrical theories, allows us to understand the voice and the body as symbolic and structural axes that capture this history of women in the lyrical self. It becomes universal in its aesthetic form and in what is deeply human, insofar as it captures the contemporary urban experience.
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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