Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Alcyone | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Nadja Cézar Ianzer | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-02T20:00:31Z | - |
dc.date.available | 2022-08-02T20:00:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-11 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Nadja Cézar Ianzer. Programa Nacional do Livro e do Material Didático: implementação e participação. 2021. [133] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44374 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar as etapas do Programa Nacional do Livro e
do Material Didático (PNLD) e a participação dos agentes envolvidos na sua execução
em âmbito nacional a partir da questão: como se realiza o programa e que atores
participam da sua implementação? A pesquisa foi concebida numa abordagem quantiquali, descritiva e exploratória. Foram analisadas as etapas e as principais formas de
participação na execução do programa, com base na legislação e nos bancos de
dados do Ministério da Educação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Instituto Nacional de
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Os resultados apontam para uma
multiplicidade de etapas sucessivas e interdependentes, para a ausência de
informações estruturadas sobre a etapa de monitoramento e avaliação da política, e
para uma alta participação dos agentes envolvidos na maior parte das ações
gerenciais relacionadas à implementação observadas na pesquisa. Por outro lado, foi
identificada a falta de participação das redes de ensino na formulação da política, além
de baixas participações no remanejamento e na reserva técnica dos livros e de
ausência de informações sobre a participação nas ações locais do PNLD. A partir dos
resultados, foi concebido um produto técnico como uma ferramenta de coleta de
dados para a construção de indicadores sobre a participação na execução, e que
servirá também para estruturar novos e mais completos modelos de monitoramento
do PNLD pela coordenação nacional do programa. O planejamento é implementar
essa nova ferramenta já em 2022 no PNLD. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Programa Nacional do Livro e do Material Didático : implementação e participação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agentes executores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to analyze the stages of the National Book and Teaching Material
Program (PNLD) and the participation of the agents involved in its execution at the
national level, based on the question: how is the program carried out and which actors
participate in its implementation? The research was conceived in a quantitativequalitative, descriptive and exploratory approach. The stages and main forms of
participation in the execution of the program were analyzed, based on the legislation
and databases of the Ministry of Education, the Education Development Fund, the
Brazilian Institute of Geography and Statistics and the National Institute for Educational
Research Anísio Teixeira. The results point to a multiplicity of successive and
interdependent stages, to the absence of structured information about the policy
monitoring and evaluation stage, and to a high participation of the agents involved in
most of the management actions related to the implementation observed in the
research. On the other hand, it was identified the lack of participation of the education
networks in the formulation of the policy, in addition to low participation in the relocation
and in the technical reserve and the absence of information about the performance in
the local participation of the PNLD. Based on the results, a technical product was
conceived as a data collection tool for the construction of indicators on participation in
execution, which will also serve to structure new and more complete models for
monitoring the PNLD by the program's national coordination. The plan is to implement
this new tool in 2022 in the PNLD. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|