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Título: Proposição de um protocolo assistencial para atuação fonoaudiológica no alojamento conjunto com vistas às boas práticas do aleitamento materno
Autor(es): Frois, Camila de Alencar
E-mail do autor: kmilaaencar@hotmail.com
Orientador(es): Toni, Laura Davison Mangilli
Assunto: Protocolos assistenciais
Alojamento conjunto
Amamentação
Fonoaudiologia
Validação de protocolos
Data de publicação: 21-Jul-2022
Referência: FROIS, Camila de Alencar. Proposição de um protocolo assistencial para atuação fonoaudiológica no alojamento conjunto com vistas às boas práticas do aleitamento materno. 2018. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: Recém-nascidos e lactentes saudáveis, sem intercorrências clínicas que interfiram no processo de amamentação, podem apresentar movimentos orais atípicos durante a mamada, acarretando dificuldades na amamentação. Partindo da necessidade de estabelecer critérios para nortear a assistência de Fonoaudiologia durante o processo de internação de recém-nascidos no Alojamento Conjunto, esse estudo trata da construção de um instrumento capaz de sistematizar essa assistência de modo a verificar resultados mais efetivos, tendo em vista a uniformidade das ações. Ademais, a escassez de protocolos clínicos validados torna imprescindível a validação deste instrumento antes de sua aplicabilidade. Objetivos: Propor e analisar o conteúdo e aparência de um Protocolo Assistencial para Atuação Fonoaudiológica no Alojamento Conjunto. Métodos: Estudo descritivo, do tipo metodológico, de análise do conteúdo e aparência de um protocolo assistencial para atuação fonoaudiológica no alojamento conjunto, realizado no período de março de 2017 a julho de 2018. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ceilândia (CEP/FCE parecer de n° 2.642.964) e dividido em duas etapas: elaboração e análise pelos juízes especialistas. Resultados: Participaram do estudo dez juízes-especialistas - pediatras (30%), fonoaudiólogos (40%) e enfermeiros (30%) - sendo apenas um do sexo masculino, todos com especialização concluída ou em andamento, idade média de 36 anos, tempo de formação média de nove anos, e com atuação em maternidades e bancos de leite. O instrumento apresentou escore médio de concordância de 0,889. Tais resultados demonstraram uma concordância aceitável entre os avaliadores − superior a 80%. Conclusão: Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que o Protocolo Fonoaudiológico de Assistência à Saúde Materno Infantil – PASMI apresentou indicadores psicométricos de validade de conteúdo aceitáveis, o que denota se tratar de um instrumento que pode ser utilizado entre os fonoaudiólogos. Caracteriza-se, portanto, um instrumento padronizado, de fácil aplicação, que poderá permitir uma melhor identificação dos agravos e o uso de estratégias adequadas para tomada de decisão, no que diz respeito às condições de saúde fonoaudiológica do binômio mãe-bebê. Novos estudos devem ser realizados, buscando verificar a efetividade do PASMI frente à população envolvida. Entretanto, apenas a elaboração de um instrumento não é suficiente para garantir a qualidade que se deseja alcançar do serviço de Fonoaudiologia nas maternidades, e este necessita ser adicionado ao compromisso dos profissionais por meio da motivação e da competência, desempenhando o verdadeiro papel do fonoaudiólogo.
Abstract: Introduction: Healthy newborns and infants with no clinical intercurrences that interfere with the breastfeeding process may present atypical oral movements during breastfeeding, leading to difficulties in breastfeeding. Based on the need to establish criteria to guide speech therapy during the hospitalization process of newborns in the rooming-in care, this study deals with the construction of an instrument capable of systematizing this assistance in order to verify more effective results, in view of the uniformity of actions. In addition, the scarcity of validated clinical protocols makes it essential to validate this instrument before its applicability. Objectives: Propose and analyze the content and appearance of a Protocol Assistance for speech therapy in rooming. Methods: A descriptive study, of the methodological type, to evaluate the content and appearance of a care protocol for speech-language pathology in the rooming, carried out from March 2017 to July 2018. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Faculty of Ceilândia (CEP / FCE opinion no. 2,642,964) and divided into two stages: elaboration and evaluation by the expert judges. Results: Ten specialist judges - pediatricians (30%), speech therapists (40%) and nurses (30%) have participated in the study. Only one male, all with specialization completed or in progress, mean age 36 years and an average of nine years since graduation with acting in maternity wards and milk banks. The instrument has shown an average concordance score of 0.889. These results showed an acceptable agreement among the evaluators - over 80%. Conclusion: Based on of the results obtained, it was concluded that the Speech-Language Pathology and Audiology Protocol for Maternal and Child Health Care - PASMI presented acceptable psychometric indicators of content validity, which indicates that it is an instrument that can be used among speech-language pathologists. It is characterized, therefore, a standardized instrument, easy to apply, which may allow better identification of hazards and the use of appropriate strategies for decision making with regard to speech-language therapy health of the mother-child binomial. Further studies should be performed in order to verify the effectiveness of PASMI in relation to the population involved. However, only the elaboration of an instrument is not sufficient to guarantee the desired quality of the Speech-Language Pathology and Audiology service in maternity wards, and that needs to be added to the commitment of the professionals through motivation and competence, playing the true role of the speech-language pathologist.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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