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Título: Integridade científica a partir das experiências de jovens pesquisadores : perspectivas e desafios no campo da saúde
Autor(es): Silva, Natállia Rodrigues Araújo da
Orientador(es): Guilhem, Dirce Bellezi
Assunto: Integridade científica
Ética em pesquisa
Má conduta científica
Educação
Capacitação profissional
Data de publicação: 21-Jul-2022
Referência: SILVA, Sirleide Neris da. Aprendizagem baseada em casos no ensino de Genética para Medicina: uma experiência aplicada para estudo individual e em grupo. 2018. 89 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: A integridade científica é um requisito primordial para a prática em pesquisa. As investigações científicas, em todas as suas etapas e desdobramentos, devem ser cercadas de cuidados que garantam a veracidade e confiabilidade dos dados produzidos. A discussão sobre integridade deve estar inserida desde o início da formação do pesquisador, de maneira precoce e integrada à sua prática. Objetivo: Identificar de que maneira a integridade científica vem sendo desenvolvida no processo de formação acadêmica dos estudantes da área da saúde e avaliar suas percepções e comportamentos sobre o processo de fazer ciência. Metodologia: O estudo se estruturou em torno de dois delineamentos metodológicos, o primeiro deles uma revisão integrativa da literatura para avaliar a inserção da integridade científica entre alunos de graduação e pós-graduação. E o segundo desenho um estudo exploratório destinado a avaliar o perfil, percepções e comportamentos de pesquisadores de iniciação científica da área de enfermagem e ciências da vida. Resultados: Os resultados estão apresentados no formato de três artigos científicos, cada um destinado a detalhar um objetivo específico. O artigo 1 trata de uma revisão da literatura sobre integridade científica e sua aplicação ao grupo de estudantes de graduação e pós-graduação na área da saúde. A partir de 28 estudos selecionados observou-se que os temas de integridade e má conduta científica já vêm sendo inseridos na formação dos estudantes, com uso de ferramentas pedagógicas variadas. Ganha destaque também o desenvolvimento de diretrizes e políticas sobre integridade pelas instituições e universidades. Os artigos 2 e 3 apontam os resultados de pesquisas realizadas com estudantes de iniciação científica da área de enfermagem e de ciências da vida, respectivamente. Os estudos apontaram que, de maneira geral, os participantes referem familiaridade com boas práticas científicas, mas isso não garante atuação responsável em todas as etapas das pesquisas. O ensino formal, por meio de disciplinas e tópicos ao longo do currículo, ainda predomina no ensino ético do processo de pesquisa, apesar dos espaços complementares, como a prática de pesquisa e os grupos de pesquisa, serem reconhecidos como importantes fontes formativas. Conclusão: A inserção precoce da formação e treinamento ético sobre pesquisa representa um esforço importante já reconhecido e implementado por diferentes países e instituições. Embora diversas iniciativas demonstrem avanço, a discussão desse tema merece ganhar mais corpo e espaço nas universidades brasileiras, para que se garanta a qualidade e a credibilidade dos conhecimentos gerados a partir das pesquisas desenvolvidas.
Abstract: Background: Scientific integrity is a primary requirement for research practice. The scientific investigations, in all their stages, must be surrounded with care that guarantees the veracity and reliability of the data produced. The discussion about integrity must be inserted from the beginning of the researcher's training, in an early and integrated way to his practice. Aim: To identify how scientific integrity has been developed in the process of academic training of health students and to evaluate their perceptions and behaviours about the process of doing science. Methodology: The study was structured around two methodological delineations, the first of which was an integrative literature review to evaluate the insertion of scientific integrity among undergraduate and graduate students. And the second design is an exploratory study designed to evaluate the profile, perceptions and behaviours of researchers of scientific initiation in the nursing and life sciences area. Results: The results are presented in the format of three scientific articles, each destined to detail a specific objective. Article 1 deals with a literature review on scientific integrity applied to undergraduate and postgraduate health students. From 28 selected studies it was observed that the subject of integrity and scientific misconduct has already been inserted in the training of students, with the use of varied pedagogical tools. The development of guidelines and policies on integrity by institutions and universities also stands out. Article 2 and 3 point out the results of a research carried out with students of scientific initiation in the area of nursing and life sciences, respectively. The studies indicate that, in general, the participants refer to familiarity with good scientific practices, but this does not guarantee a responsible performance in all stages of research. Formal education, through disciplines and topics throughout the curriculum, still predominates in the ethical teaching of the research process, although complementary spaces, such as research practice and research groups, are recognized as important training sources. Conclusion: The early insertion of training and ethical training on research represents an important effort already recognized and implemented by different countries and institutions. Although several initiatives demonstrate progress, the discussion of this theme deserves to gain more space in Brazilian universities to guarantee the quality and credibility of the knowledge generated from the research developed.
Resumen: Introducción: La integridad científica es un requisito primordial para la práctica en investigación. Las investigaciones científicas, en todas sus etapas y desdoblamientos, deben ser cercadas de cuidados que garanticen la veracidad y confiabilidad de los datos producidos. La discusión sobre integridad debe estar inserta desde el inicio de la formación del investigador, de manera precoz e integrada a su práctica. Objetivo: Identificar de qué manera la integridad científica viene siendo desarrollada en el proceso de formación académica de los estudiantes del área de la salud y evaluar sus percepciones y comportamientos sobre el proceso de hacer ciencia. Metodología: El estudio se estructuró en torno a dos delineamientos metodológicos, el primero de ellos una revisión integrativa de literatura para evaluar la inserción de la integridad científica entre alumnos de graduación y posgrado. Y el segundo diseño un estudio exploratorio destinado a evaluar el perfil, percepciones y comportamientos de investigadores de iniciación científica del área de enfermería y ciencias de la vida. Resultados: Los resultados se presentan en el formato de tres artículos científicos, cada uno destinado a detallar un objetivo específico. El artículo 1 trata de una revisión de literatura sobre integridad científica aplicada al grupo de estudiantes de graduación y postgrado de la salud. A partir de 28 estudios seleccionados se observó que el tema de integridad y mala conducta científica ya viene siendo insertado en la formación de los estudiantes, con uso de herramientas pedagógicas variadas. Se destaca también el desarrollo de directrices y políticas sobre integridad por las instituciones y universidades. El artículo 2 y 3 apuntan los resultados de investigaciónes realizadas con estudiantes de iniciación científica del área de enfermería y ciencias de la vida, respectivamente. Los estudios apuntaron que, de manera general, los participantes refieren familiaridad con buenas prácticas científicas, pero eso no garantiza actuación responsable en todas las etapas de las investigaciónes. La enseñanza formal, por medio de disciplinas y tópicos a lo largo del currículo, todavía predomina en la enseñanza ética del proceso de investigación, a pesar de los espacios complementarios, como la práctica de investigación y los grupos de investigación, ser reconocidos como importantes fuentes formativas. Conclusión: La inserción precoz de la formación y entrenamiento ético sobre investigación representa un esfuerzo importante ya reconocido e implementado por diferentes países e instituciones. Aunque varias iniciativas demuestran avance, la discusión de este tema merece ganar más espacio en las universidades brasileñas, para que se garantice la calidad y la credibilidad de los conocimientos generados a partir de las investigaciones desarrolladas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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